Colunas
Observatório - 29/08/2013
quinta-feira, 29 de agosto de 2013
Hoje é dia
Nacional do Combate ao Fumo
do Vaqueiro
O dia
Há exatos 110 anos, o primeiro automóvel do Brasil foi licenciado, no Rio de Janeiro, como propriedade de Francisco Leite de Bittencourt Sampaio. Mas o primeiro automóvel do Brasil mesmo remete a 1871, em Salvador (BA).
Lei Seca: o contestável no incontestável
É incontestável a importância da Lei Seca como medida educativa e de saúde pública. Mais do que a fábrica de multas que pode se criar e que está criada, existe a criação através da penalização do hábito de que não se pode beber e dirigir, dirigir e beber. Infelizmente, a única forma de se criar hábito, não só no Brasil, mas em quase todas as culturas mundo afora, é penalizando. Exemplo disso no Brasil foi o processo de obrigatoriedade do uso do cinto de segurança. Na década de 80 ninguém usava cinto. Quando sua eficiência foi comprovada, aliada à aplicação de multas, as pessoas criaram hábito. Nos dias de hoje ainda há a multa, mas poucos são pegos, porque com o tempo virou hábito usar o cinto.
A contestação não é a Operação Lei Seca, nem mesmo a sua volumosa arrecadação. Para onde tanto dinheiro vai? A contestação é a estrutura, ou seja, a alternativa dada aos motoristas e até mesmo ao comércio de bares e restaurantes. O que é ofertado como estrutura aos motoristas para que deixem seus carros em casa?
Não temos transporte público de qualidade. Não há ônibus 24 horas. Até mesmo a estrutura de táxis é falha. Quero ver pegar um táxi, após um jantar em um restaurante em Mury. O mesmo pode ser averiguado no Cônego. Sem contar que o serviço de táxi em Nova Friburgo é extremamente caro. Um dos mais caros do país. Ou anda a pé, de carona com alguém que será o motorista da rodada, ou não sai de casa. E quando isso acontece, a economia padece. E a bola de neve cresce...
Não vejo com bons olhos números recordes de apreensão. É sinal de que algo está muito errado. Desrespeito, descrença, descaso. E a culpa não é só dos motoristas flagrados e mesmo os não flagrados que ingeriram álcool.
É fácil criar leis que fiscalizam, caçam os errados. Difícil é dar estrutura, alternativas para ser extremamente justo e pegar pesado com os que estão errados. Os errados devem pagar pelos erros e perigos que se tornam para si e para os outros ao dirigirem alcoolizados. Mas o Estado tem sua parcela de culpa ao não minimizar, dando alternativas, para que menos errados possam existir e que o erro sequer tenha um argumento.
UFF Nova Friburgo (1)
Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Este serão dois novos cursos da UFF Nova Friburgo, segundo informou o reitor Roberto Salles. A implantação, no entanto, ainda não se dará no 1º semestre do ano que vem, ou seja, não estará no próximo vestibular. Os dois novos cursos se juntarão, ainda sem data oficializada, aos cursos de Odontologia, Biomedicina e Fonoaudiologia.
UFF Nova Friburgo (2)
A UFF Nova Friburgo instalou nesse ano um curso de mestrado na área de odonto. Está construindo um prédio fora do campus da antiga Fonf, especificamente para o curso de Fonoaudiologia. Ainda está iniciando o projeto de implantação do laboratório de análises clínicas do curso de Biomedicina.
Cefet Nova Friburgo
O Cefet de Nova Friburgo está com inscrições abertas até 4 de setembro para o curso técnico em informática. O processo seletivo é aberto a qualquer pessoa que apresente como escolaridade mínima o ensino fundamental completo, e visa o preenchimento de 40 vagas. Inscrições das 9h30 às 19h30, exclusivamente na sede do Cefet Nova Friburgo, no Prado.
Marquinho eterno
Como prometido, o Friburguense fará na primeira partida oficial desde o acidente que vitimou Marquinho Galhardo a grande homenagem ao jogador. Na próxima terça, 3, contra o Madureira, antes do jogo, a família do jogador receberá a homenagem. Os jogadores devem entrar todos com o nome de Marquinho na camisa. Outros detalhes da homenagem estão sendo trabalhados.
Alto do Catete
Uma das comunidades mais atuantes do município na luta por seu bairro está com nova presidência. A Associação de Moradores do Alto do Catete acaba de eleger Isaías Pereira como novo presidente, com mais de 100 votos. Ele responderá pela Associação pelos próximos dois anos.
Multivacinação infantil
A Campanha de multivacinação para atualizar a caderneta vacinal de crianças menores de cinco anos de idade termina nesta sexta, 30. Estão disponíveis nos postos de saúde todas as vacinas do calendário básico da criança.
Palavreando
Somos críticos em potencial deste mundo que aí está, mas nos esquecemos que somos os responsáveis por ele.

As temperaturas simplesmente despencaram em menos de duas horas na tarde da última de terça-feira, 27, em Nova Friburgo. O mesmo termômetro na Praça Dermeval, que por volta das 15h marcava 24 graus, marcou 11° às 17h. Chuva aliado a vento: frio

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário