Observatório — 29/06/2016

terça-feira, 28 de junho de 2016

Hoje é dia

  • do pescador
  • da telefonista
  • da guarda de praia
  • do idoso
  • do porteiro

O dia

Em 29 de junho de 1986, a Argentina ganhou a segunda Copa do Mundo realizada no México. O time de Maradona venceu a Alemanha por 3 a 2. Foi a última vez que a Argentina conquistava a Copa. Chegou em duas finais depois do feito, em 1990 e em 2014, perdendo a decisão para a mesma Alemanha.

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Crimes de ódio têm aumento após Reino Unido deixar União Européia
  • Google e Facebook se preparam para bloqueio automático de vídeos extremistas
  • Volks deve pagar US$ 15 bi em processo de emissões de gases
  • Mulher será indenizada pela Microsoft em US$ 10 mil por ser forçada a atualizar sistema
  • Versão estendida de Batman vs Superman traz 30 minutos de cenas inéditas

Palavreando

Não estamos aqui, desbravando tais questões por nós, mas pelos outros.

Existe artigo para tudo

Existem artigos de luxo e artigos simples. Artigos necessários e uma montoeira de supérfluos. Artigos que são na verdade desejos de consumo e não consumos imprescindíveis. Artigos que nos enchem os olhos pela beleza ou nos fascinam pela praticidade que possibilitam.

Na literatura, também existe artigo sobre todos os assuntos. Super interessantes para uns, nem tão interessantes para outros. Haverá artigo que dirá que beber cerveja faz bem à saúde e artigo que dirá que cerveja engorda. Talvez, os dois tenham razão ou apenas escolheria o primeiro, porque adoro uma cervejinha.

E você ainda vai encontrar de tudo sobre o ovo, sobre carnes vermelhas e brancas, sobre o frio e o calor, sobre exercícios físicos e mentais. Todos, absolutamente todos, falando o contrário dos mesmos temas, se contradizendo ou simplesmente existindo pela existência do outro. Contrapontos.

Existe artigo para tudo. Artigo objeto. Artigo leitura. Até artigos péssimos como esse, para falar de artigos, na completa falta de talento do jornalista que todos os dias têm que escrever um artigo sobre qualquer coisa.

Salário dos servidores estaduais (1)

Quanto ao salário dos servidores, o estado continua sem saber quando pagará o saldo restante dos salários parcelados de maio. A segunda parcela não está definida ainda, mas há expectativa para que seja efetuada a partir de hoje. Quanto aos salários de junho, a serem pagos pelo calendário oficial no próximo dia 14 de julho, não há qualquer garantia.

Salário dos servidores estaduais (2)

Com exceção dos professores, que recebem em dia pelo Fundeb (Fundo da Educação Básica) todos estão com atraso no governo. Em julho, agosto e setembro, ao que tudo indica, as forças de segurança também devem receber em dia, por conta das Olimpíadas. Ou seja, prioridade para a educação e a segurança. Os demais podem ter dificuldades para receber.

Greve dos professores estaduais

Os professores da rede estadual que permanecem em greve há mais de 120 dias voltam a se reunir hoje, 29, na capital, para definir os rumos do movimento. A nova assembleia espera reunir mais de 1.500 pessoas. Os docentes querem que o governo cumpra os pontos pedagógicos negociados, e reivindicam a revisão dos salários da categoria, como o reajuste de 30% para repor as perdas salariais. O estado já se manifestou e afirma que não há qualquer possibilidade de aumento. A greve deve prosseguir. A conferir.

Incentivo à cultura

O prazo de inscrição para o edital de apoio a projetos culturais via Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro foi prorrogado até esta sexta-feira, 1º de julho. O edital é destinado a projetos em áreas como audiovisual, artes cênicas, música, literatura e gastronomia. As inscrições podem ser feitas no site: www.cultura.rj.gov.br/leidoincentivo.

Foto da galeria
Por volta das 18h a caminhonete estaciona na Rua Moisés Amélio e com sua simpatia o Zé de Amparo traz os seus deliciosos espetinhos. Logo as filas se formam e muitos garantem ser um dos melhores churrasquinhos da cidade, quiçá do estado. Destaque para a kafta feita com carnes nobres pelo próprio X Marrom.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.