Colunas
Observatório - 29/05/2014
quinta-feira, 29 de maio de 2014
Hoje é dia
- do Geógrafo
- do Policial
- do Estatístico
O dia
Há 30 anos, 29 de maio de 1984, Cubatão (SP) entrou em estado de alerta por causa da poluição. Este foi apenas um dos 15 alertas recebidos pela cidade naquele ano.
Ser imprensa no interior
Ser imprensa no interior é, muitas vezes, ser a prensa para quem não gosta de ouvir o contraditório ou ser cobrado por direito. A tarefa da imprensa é prestar serviço à sociedade, o que muitas vezes é perguntar o que o cidadão comum não pode. É estar próximo às autoridades e ser a voz daqueles que não têm voz. Isso incomoda!
Se ser imprensa nas grandes cidades é difícil, imagine no interior, onde o coronelismo ainda tenta imperar, ainda que venha perdendo força ano após ano. Sonhamos com a chegada do tempo em que não teremos que contar mais anos para dizer com força: existe liberdade de imprensa!
Até lá, resistirão os resistentes que dobram as ditaduras disfarçadas e não se dobram ao silêncio obrigado pelo poder financeiro. Dinheiro que é deles! É do povo!
No último dia 27, foi celebrado o dia da imprensa no interior. Mesma data em que é comemorado o dia mundial dos meios de comunicação. Muito houve de avanço, mas ainda há muito que avançar. Ainda que toda história tenha dois lados, é preciso respeitar as opiniões. Quem decide é sempre o leitor, o ouvinte, o telespectador. Não se pode mais reduzir a capacidade dos espectadores em julgar, pois eles sabem...
É como sempre digo: honestidade é obrigação; atitudes têm que ser comparadas e competências, julgadas. A imprensa tem que ter esse propósito para adquirir credibilidade. Essa palavrinha de treze letras e seis sílabas que se demora a conquistar e se perde de um instante para o outro. Credibilidade é o maior patrimônio que não só um veículo de comunicação tem que ter; qualquer pessoa deve ter.
Ser imprensa no interior é matar um leão por dia! É enfrentar guerras que não se declaram, mas que ferem e, às vezes, matam. Ser imprensa no interior é mais para os sonhadores do que para os homens de pouca fé! É lutar em uma batalha que talvez não se veja o final, mas que se sabe que um dia há de chegar. Esse dia será da liberdade plena em se dizer o que pensa e contar histórias que têm que ser contadas sem temor de represálias. Nesse dia, os poderosos respeitarão os profissionais de imprensa, não por medo, mas por saber que a verdade é um fato que precisa ser contado, dividido e espalhado a todos!
Parabéns a todos os profissionais de imprensa do interior, de Paraty a Varre-Sai, de São João da Barra a Itatiaia. De Nova Friburgo e todos os municípios do estado do Rio de Janeiro e do Brasil. Quem faz imprensa no interior, faz em qualquer capital. Para o jornalista, o interior ainda é a mais dura escola, mas também a mais ideologicamente prazerosa.
Serviços de telefonia (1)
O Ministério Público Federal ajuizou ação contra Claro, Oi, Tim e Vivo para que as empresas suspendam a cobrança de serviços não contratados pelos clientes de linhas pré-pagas. De acordo com o MPF, consumidores denunciaram que, após fazerem recarga de créditos, recebem SMS sobre cobrança de R$ 4,99 por suposta contratação.
Serviços de telefonia (2)
Geralmente, trata-se de Serviços de Valor Adicionado (SVA), que são jogos, vídeos, músicas, mensagens de texto e multimídia e navegação na internet. Para o Ministério, essa prática é abusiva.
O fim das placas dos carros (1)
As tradicionais placas nos carros ainda têm sobrevida, mas há prazo para o seu fim. Com mais de 175 milhões de combinações, o sistema brasileiro de identificação de veículos determina que cada unidade tenha uma só combinação durante sua vida útil, válida em todo o território nacional. Mas o atual sistema já vê uma nova data de expiração surgindo no horizonte: 2030.
O fim das placas dos carros (2)
Se o cenário se mantiver como o de um mercado em contínua expansão, em média de 5% nos próximos anos, o esgotamento viria ainda mais cedo, daqui a 12 anos — em 2026. A ideia é que se utilize tecnologia que permita agregar, num único sistema, placa de identificação, numeração de chassis, documento do veículo e identificação do motorista.
O fim das placas dos carros (3)
Por meio de uma etiqueta eletrônica instalada no para-brisa ou vidro traseiro, e de antenas espalhadas em pontos estratégicos das cidades, o carro passaria a emitir dados em tempo real a uma central, possibilitando, entre outras ações, a identificação rápida de veículos roubados e/ou de circulação irregular.
Expo Carmo (1)
A organização da exposição da cidade vizinha de Carmo já confirmou uma das atrações da edição deste ano: Padre Fábio de Melo. Será no dia 16 de julho, quando se comemora o dia de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do município. O show encerrará a programação.
Expo Carmo (2)
Os outros shows ainda não foram confirmados, mas a expectativa é de que, em breve, sejam anunciadas novas atrações para compor a grade de artistas do tradicional evento realizado anualmente. Em 2013, Bruno e Marrone e CPM22 foram os destaques. O nível deve ser mantido. Em tempo, Padre Fábio estará também em Nova Friburgo, confirmado para o dia 24 de junho, dia de São João Batista.
Palavreando
Às vezes quando se ganha se perde; às vezes quando se perde se ganha.

Campanha da Superintendência Estadual de Juventude defende a cota para negros e pardos em concursos públicos. A medida
já existente no ingresso de universidades públicas do estado e do país deve se estender em breve também aos concursos.
Já foi aprovada no Senado a reserva de 20% das vagas em concursos públicos para negros e pardos

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário