Observatório - 29/05/2012

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Nem tão imprevisível assim...

Mais um Brasileirão começou! Só um louco, com apenas duas rodadas de competição do mais equilibrado campeonato do mundo, cravaria favoritos ao título, vagas na Libertadores e quem brigará para não ser rebaixado. Porém, os clubes brasileiros aprenderam a jogar a competição. Sabem que todo jogo é uma final e que cada ponto representa muito. A gordura do início ajuda e o correr atrás depois pode ser fatal.

Em pontos corridos é assim. O que se fez no início motiva para depois, mesmo que o time não seja tão bom assim. O que se perdeu no início desmotiva para depois, mesmo o time sendo muito bom. E, aqui vão dois exemplos claros: o Atlético-MG, que não é tão bom assim, pode surpreender, enquanto o Santos que é um timaço pode ser mais uma vez mero participante de luxo.

Imprevisível? Pelo que se vê em campo, pelo potencial de cada equipe, pode se especular sim quem brigará pelo título, quem lutará por vaga na Libertadores, quem sofrerá na luta contra o rebaixamento. Salvo, é claro algumas surpresas e decepções. Todo ano haverá surpresas e decepções! Assim como é fato que a janela de transferências para o exterior muda a competição com times que são desmanchados e times que são completamente remontados. Nisso há uma série de riscos. A equipe pode não se entrosar a tempo. O ambiente pode tumultuar com a chegada de um medalhão que rompe o espírito de grupo.

Nesse início de competição, já se pode destacar os times do Rio de Janeiro, que prometem, mais uma vez, fazer um grande campeonato. Vasco, Fluminense e Botafogo brigarão na parte de cima da tabela, talvez não exatamente nessa ordem, mas com grande probabilidade de ser nessa ordem. O Vasco tem espírito de grupo, enquanto o Fluminense tem elenco. O Botafogo é a eterna incógnita e ainda precisa se provar! Além dos três cariocas, os gaúchos também prometem um bom Brasileiro. O Internacional é sempre forte e parece neste ano estar imbuído em conquistar o título. Tem elenco, tem técnico, tem estrutura e história. O Grêmio vem se reforçando bem. E apesar de Luxemburgo ser um técnico ultrapassado, ainda assim é um dos melhores do país. De São Paulo, o Santos é o Santos apenas se não estiver mais preocupado com Mundial do que com todo o Brasileirão. O atual campeão Corinthians é um time marcador, mas que não inspira. Em pontos corridos, dessa vez, mesmo com a ajuda da arbitragem, não promete. O São Paulo é o que talvez mostre mais poder de briga na parte de cima, mas sinceramente não lembra nem de perto aquele São Paulo tricampeão de Muricy. Se o Figueirense foi a surpresa no ano passado, não sei se pode se dizer que será surpresa de novo. No caso, já não seria surpresa, mas promete fazer um bom campeonato. Apesar, da liderança do Atlético-MG, não vejo no Galo potencial para brigar!

Rebaixamento? As equipes que subirão da segundona, parecem que neste ano, mais uma vez, terão que se desdobrar para evitar um descenso. Ponte, Náutico, Portuguesa e Sport, dos quatro, o Sport é o que parece ter mais chances de permanecer. Junto a eles, Bahia e Cruzeiro precisam abrir o olho.

Quanto ao Flamengo, você deve estar se perguntando... E o Flamengo? Precisa de intervenções precisas. O time é um amontoado em campo que gira em torno de uma estrela apagada como o Ronaldinho Gaúcho, com uma diretoria que bate cabeça o tempo todo e um técnico que não vem dando conta do recado. A tendência é que o Flamengo, do jeito que está, fique no meio da tabela, mas se deixar a bola de neve aumentar pode brigar na parte de baixo da competição.

Edson Barboza Jr.

O lutador friburguense Edson Barboza Jr usou as redes sociais para agradecer o apoio e carinho de seus milhões de fãs após a sua primeira derrota no UFC, ocorrida no último sábado, para Jamie Varner.

Palavras de campeão

Juninho disse: “Primeiro de tudo eu quero agradecer a Deus! Eu sei que vou estar aprendendo muito com isso! Eu sei que é tudo parte do plano Dele em minha vida! Quero agradecer aos meus fãs incríveis. Não tenho palavras para descrever o quão incríveis você todos são para mim. (...) Obrigado pelas mensagens, elas significam muito para mim”. E completou: “Eu estarei de volta por todos vocês. Eu estarei de volta mais forte do que nunca”.

Friburguense

Com gols de Romulo, aos 39 minutos do primeiro tempo, e Diego Santos, aos 43 da etapa final, o Friburguense venceu amistoso contra o Macáe por 2x0, no Eduardo Guinle. O Frizão segue em compasso de espera pelo início do Brasileiro da Série D, que era para ter sido neste fim de semana, mas que acabou adiado por brigas judiciais.

Otimismo

A diretoria do Tricolor da Serra mantém o otimismo de que a competição comece no máximo em duas semanas. O Friburguense lamenta que a vantagem que tinha em ter iniciado sua preparação antes dos adversários tenha se perdido, porém confia na força e união de seu entrosado elenco para brigar por uma vaga na Série C.

Friburgo Rugby

O Friburgo Rugby encerrou a sua participação na primeira fase do Estadual com derrota para o Guanabara por 39 a 10, em partida realizada no Rio de Janeiro. Com o resultado, a equipe local está em 4° lugar.

Espera

Agora, espera o fechamento da rodada que ocorrerá no próximo domingo, 3, para saber se lutará para não ser rebaixado ou se brigará pelo 3° lugar. Domingo, Campos e Itaguaí se enfrentam no Rio. O jogo que seria neste fim de semana e foi adiado. Se o Itaguaí vencer, Friburgo joga pelo 3° lugar; se perder, Friburgo terá que fazer uma partida contra o Itaguaí para decidir quem cai para a 2ª divisão.

Oca Maloca

O restaurante Oca Maloca assumiu o espaço do Willisau Center. A inauguração já ocorreu ontem, 28. Há 12 anos no Cônego, a marca ganha um 2° restaurante, o Oca Maloca Downtown, no novo espaço. O cardápio foi especialmente preparado para o novo empreendimento. O restaurante do Cônego prossegue normalmente.

Happy hour com chope em dobro

O horário de funcionamento do Oca Maloca Downtown será de segunda a sábado, das 11h às 22h. E de segunda a sexta, das 18h às 20h, happy hour com chope em dobro. Jane e Bruno (empreendedores do novo espaço) terão a missão de mostrar que, com qualidade e trabalho, o espaço do Willisau que já foi Manhattam, Bendito e outros, pode dar certo.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.