Observatório - 29/04/2015

terça-feira, 28 de abril de 2015

50 anos da Globo

Foi difícil não se emocionar com as atrações especiais dos 50 anos da Rede Globo. Clima de nostalgia e saudade em novelas, programas e notícias que acompanharam as nossas vidas. Se a televisão está para o nosso dia a dia é inegável que a Globo está para o nosso cotidiano.

Eu, particularmente, me emocionei muito com o Jornal Nacional em que Sérgio Chapelin e Cid Moreira dividiram a bancada. Lembrei a razão de ter escolhido ser jornalista. Ver aquela retrospectiva de fatos trouxe uma emoção que só a história pode motivar.

A qualidade dos programas da Globo é inquestionável. A reinvenção de sua programação é a reinvenção da televisão brasileira. Quantos artistas inesquecíveis. Quantos jornalistas fabulosos. Quantos e tantos talentos. A Globo merece mesmo uma grande salva de palmas e reconhecimento por colocar a TV brasileira num patamar acima da grande maioria dos países.

Não entro, aqui, no mérito político ou nas posturas adotadas pela emissora ao longo da história a fim de influenciar os rumos do país. Há óbvios equívocos, inclusive admitidos pela emissora. À parte isso, a Globo é realmente o maior veículo de comunicação do país e ainda será por muitos anos.

É aquela coisa: a gente se vê por ali. A gente traduz a nossa brasilidade naquela tela e reconhece a nossa própria história. Seja nos personagens ou nas doces lembranças de quantas vezes dividimos um sofá e uma sala com quem amamos para assistir à Globo.

Palavreando

Passamos pelo começo, voamos pelo fim e corremos do fim como se o fim não fosse veloz demais para nos alcançar.

Financiamento da casa própria (1)

Para quem pretende comprar um imóvel usado, toda atenção. A Caixa Econômica Federal vai reduzir o limite de financiamento a partir de 4 de maio. O objetivo é focar a oferta de crédito habitacional em moradias novas. Ficam de fora da mudança, no entanto, o crédito para a habitação popular, como o programa Minha Casa Minha Vida, e os financiamentos com recursos do FGTS.

Financiamento da casa própria (2)

Pelas novas regras, os financiamentos com recursos da poupança terão uma redução do limite do valor total financiado de 80% para 50% do valor do imóvel no Sistema Financeiro de Habitação (SFH), e de 70% para 40% para imóveis no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), pelo Sistema de Amortização Constante (SAC). Com as mudanças, quem comprar um imóvel usado pelo SFH terá que dar uma entrada de no mínimo 50% e financiar a outra metade. Antes, a entrada mínima era de 20%. 

Marco Civil da Internet

A Agência Nacional de Telecomunicações decidiu prorrogar para o próximo dia 19 de maio a consulta pública que visa colher subsídios junto ao mercado para a definição da neutralidade de rede, prevista pelo Marco Civil da Internet. O prazo anterior para entrega das contribuições ao Marco Civil da Internet pela Anatel terminaria no próximo dia 4 de maio.

Semana da Física

O Cefet de Nova Friburgo realiza hoje, 29, e amanhã, 30, a II edição da Semana da Física. Serão oferecidas atividades a partir das 15h para alunos de escolas de ensino fundamental e médio. A partir das 18h, palestras. Destaque para o renomado físico brasileiro Helayël-Neto, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, e o professor do Cefet-RJ, Daniel Ribeiro, especialista em inteligência artificial. 

Hoje é dia

- Colônia Japonesa

- Mundial das Associações Cristãs Femininas

- da Juventude Operária Católica

- Mundial da Dança

O dia

Em 29 de abril de 1938 foi dado o primeiro passo oficial para a criação da Petrobras. O então presidente Getúlio Vargas criou o Conselho Nacional do Petróleo, precursor da Petrobras, para que o governo pudesse controlar o produto.

Observando... 

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

- Wikipedia divulga lista dos termos mais procurados

- Preso caminhoneiro que fugiu mais de mil vezes de pedágio no PR

- Estudo mostra que carrinhos de supermercado têm bactérias perigosas

- Estudante nega ser reencarnação de mentor de Chico Xavier

- Zorra Total é repaginado e terá tratamento de novela na Globo

Foto da galeria
As cervejas de Nova Friburgo crescem no mercado local e ganham as prateleiras dos comércios especializados. Além das quatro marcas, sendo apenas uma delas envasada em outro município (Braun Braun), ainda tem a Buzzy, que apesar de fabricada em Santa Maria Madalena é considerada por muitos também rótulo friburguense
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.