Observatório — 28/10/2015

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Hoje é dia
da engenharia aeronáutica, da fé nas causas impossíveis e do funcionário público.

O dia

Em 28 de outubro de 1962 terminava a crise dos mísseis de Cuba. A União Soviética concordou em retirar os mísseis com a promessa de que os Estados Unidos respeitariam a soberania cubana. Esta foi a ocasião em que o mundo esteve mais próximo de uma guerra nuclear.

O Brasil precisa se admitir

O Brasil está nu e não se reconhece ainda no espelho. Na sua multiplicidade, o Brasil precisa começar a acertar as suas contas com o passado ou estará condenado a viver eternamente na Idade Média. Sem esse devido acerto, não há como nadar nas águas do futuro. O grande problema é que para acertar essa conta é necessário expurgar privilégios culturais e coletivamente se admitir.

A grande polêmica causada pelo tema da redação do Enem é simplesmente assustadora. Como um tema sobre a persistência da violência contra a mulher e o consequente e inevitável debate sobre a violência de gênero no Brasil pode causar tanta polêmica? Ou debatemos nossas realidades para enfrentá-las ou não queremos mudar a realidade.

A mudança de quadro só é possível quando reconhecida. Não se trata só de uma questão ideológica. Trata-se acima de tudo de assegurar direitos, cumprir deveres, enfrentar e se embrenhar numa causa humana. Há tanta estupidez que sai da boca de alguns influenciados por fascistas disfarçados de democratas e guardiões dos bons costumes. Há tanta idiotice que não sei o que é pior: os que falam ou os que dão eco. Abaixo à intolerância! A ignorância dói!

Encaremos a realidade: o Brasil é um país de abismos sociais, de avassaladoras desigualdades em todos os sentidos, entre os quais se destaca a persistente violência de gênero. Por que debater esse tema suscita exatamente o contrário? Machismo exagerado, que por si só já é um exagero equivocado.
Se a realidade é dura, mais duro ainda é ver que o Brasil como coletivo está longe de se olhar no espelho para se arrumar. Temos um longo caminho pela frente. Iniciamos colocando o dedo na ferida!     

Observando...
Cinco notícias que talvez você não tenha visto

- Cientistas encontram álcool etílico e açúcar em cometa
- Banhistas acham raro dente de tubarão pré-histórico nos Estados Unidos
- Brasília perde prazos e pode ficar fora da Olimpíada-2016
- Globo fala com clubes e tenta antecipar renovação de direitos do Campeonato Brasileiro
- Escocês bebe demais e acaba no Rio de Janeiro

Desemprego (1)
Nova Friburgo perdeu mais 148 empregos em setembro. Soma no ano já chega a 638 postos de trabalho a menos. Um dos piores resultados da série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O número de setembro é pior do que o de agosto, quando a cidade havia fechado 97 vagas.

Desemprego (2)
O setor de agricultura e extração vegetal é o único que registra saldo positivo no ano, embora o resultado seja irrisório. Entre contratações e demissões, foram criadas três vagas. No balanço geral, foram seis meses de saldo negativo, e três com registro de aumento do número de contratações em Nova Friburgo: março, abril e junho.

SOS Habitação (1)
O SOS Habitação será lançado hoje, 28, à noite, em Petrópolis. O programa visa prevenção e socorro. A primeira etapa, de prevenção, segue até o final de novembro em sete municípios da Região Serrana. Arquitetos, engenheiros e especialistas da Defesa Civil vão percorrer as cidades capacitando lideres comunitários em habitações seguras. Nova Friburgo é a última a receber a palestra, no dia 23 de novembro, 19h, na Câmara de Vereadores.

SOS Habitação (2)
A segunda fase começa em seguida com treinamento mais específico para formação do corpo técnico da Secretaria Estadual de Habitação, que vai atuar em campo no socorro de comunidades em casos de desastres climáticos. Além de Nova Friburgo, a primeira fase do programa vai percorrer Teresópolis, Petrópolis, Bom Jardim, Areal, Três Rios e São José do Vale do Rio Preto.

Funcionários extras nos Correios
Os Correios informaram que estão contratando funcionários extras para dar conta das entregas de produtos que serão comprados no comércio eletrônico durante a Black Friday que, este ano, será realizada no dia 27 de novembro. A Black Friday é uma campanha de liquidações coletivas de diversas lojas e sites de compras. A estatal está contratando em todo o país 1.948 funcionários extras para o período. A empresa também informou que pretende usar o serviço de transportadoras parceiras, se for necessário.

Palavreando
Somos ansiosos demais para ver o fim da história, acabamos por não vê-lo, para perceber depois que é no meio que está o que há de mais interessante.

Foto da galeria
Polêmica em Cordeiro acerca da intenção de instalar no município um Batalhão da Polícia Militar que, em tese, serviria para desafogar o Batalhão de Nova Friburgo. A população local aprova a medida, mas não a instalação no tradicional Parque de Exposições
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.