Colunas
Observatório - 28/05/2013
terça-feira, 28 de maio de 2013
Um bom começo
Os times do Rio começaram bem o campeonato brasileiro. Ninguém perdeu. Quem jogou em casa venceu (Vasco e Fluminense) e quem jogou fora trouxe o empate (Flamengo e Botafogo).
Teoricamente, os que jogaram em casa tiveram adversários mais fáceis. Os que jogaram fora tiveram adversários complicados.
Diante de sua torcida e com todas as apostas no seu treinador, principal destaque do time, o Vasco fez um bom 1° tempo e um 2° tempo ruim. Inusitadamente no tempo que jogou pior conseguiu o gol da vitória. Fato é que a Portuguesa não é um grande time que sequer ameaçou em toda a partida o goleiro Michel Alves. Porém, há que se ressaltar que pelo que se viu no Estadual, o Vasco evoluiu e encontrou um adversário mais complicado do que os chamados pequenos do Rio.
O Fluminense jogou com os reservas e provou ter um excelente elenco. Focado na Libertadores, o atual campeão brasileiro contou com a experiência para vencer sem convencer. E o fato é que ninguém queria ser convencido. Com reservas o mais importante era conquistar os três pontos e eles vieram. Apesar de sustos, como duas bolas na trave, o Fluminense reserva é mais time que o furacão e a vitória se não foi justíssima também não é merecedora de contestação.
Jogando fora de casa, o Botafogo manteve o ritmo do Estadual. Jogando bem o time de Osvaldo de Oliveira até poderia ter saído com a vitória sobre o Corinthians. No confronto dos campeões paulista e carioca não deu nem um nem outro, mas se tivesse que ter um vencedor seria o Botafogo, que saiu na frente e permitiu o empate aos 28 do 2° tempo. O Botafogo cansou de perder grandes chances e isso pesou no resultado final. De qualquer maneira, o empate não foi um mau resultado, tendo em vista o confronto contra um dos favoritos ao título e fora de casa.
Também atuando no mando de campo santista, o campo neutro de Brasília valeu como se fosse do Flamengo, que obteve maioria esmagadora da torcida. No belíssimo novo Mane Garrincha, o Flamengo estragou a festa de despedida de Neymar. Dominou boa parte da partida, mas faltou pontaria. Teve pelo menos cinco chances claras de gol. Trabalho para a comissão técnica!
A primeira rodada do Brasileirão não disse muito. Ainda é cedo, muito cedo. No entanto, serviu para mostrar que os times do Rio podem até não lutar pelo título, mas que darão trabalho darão! O destaque da rodada, sem dúvida, acabou sendo o Cruzeiro, único a golear: 5 a 0 sobre o Goiás. Destaque ainda para o São Paulo, único visitante a sair vitorioso, no 2 a 0 sobre a Ponte Preta.
Homenagem a Tonho e Cacau
Os friburguenses José Antônio Rimes (Tonho) e Antônio Carlos Rosa de Oliveira (Cacau) receberam homenagem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais por ocasião dos 40 anos do lendário disco do Clube da Esquina. Eles, ainda meninos, estampam a capa do lendário LP que tem como cenário uma fazenda em Rio Grande de Cima. A sessão solene foi envolta em emoção com Lô Borges e Milton Nascimento.
Clube da Esquina
Os meninos friburguenses — hoje homens — ficaram no anonimato até o ano passado, quando uma reportagem do Jornal O Estado de Minas Gerais, feita por Ana Clara Brant e o fotógrafo Túlio Santo, descobriu os dois 40 anos depois. A reportagem, que repercutiu em todo o país, teve grande ajuda investigativa de A Voz da Serra e da Rádio Friburgo AM, já que a tarefa de localização no foi das mais fáceis.
Dia do Desafio
Amanhã, 29, véspera de feriado, é também o Dia do Desafio. Realizado anualmente sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.
Nova Friburgo x Itu
Neste ano, Nova Friburgo enfrenta a cidade de Itu-SP. A disputa saudável motiva a população a participar do evento. As atividades no município são realizadas em parceria entre Sesc e a Secretaria municipal de Esportes.
Friburguense
À espera da Copa Rio, que só deve começar em setembro, o Friburguense vai treinando. O mais complicado será manter uma sequência de jogos no mínimo semanal, intenção do clube.
Ricardinho — o retorno
No primeiro teste do novo time que perdeu quase dez jogadores, vitória por 2 a 0 sobre um combinado de Santa Rita do Sapucaí. Destaque para Ricardinho, que fez sua reestreia com a camisa do Frizão após passagem pelo Macaé.
Programa Saúde na Escola
Os municípios já podem aderir ao Programa Saúde na Escola deste ano. O programa foi criado pelo governo federal para promover a saúde na comunidade escolar. A adesão vai até 30 de junho. Cabe aos municípios identificar as escolas com maior prioridade.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário