Colunas
Observatório - 27/08/2013
terça-feira, 27 de agosto de 2013
Hoje é dia
do Psicólogo
do Corretor de Imóveis
do Peão de Boiadeiro
O dia
Completa hoje 101 anos a história de Tarzan. O livro Tarzan dos Macacos, de Edgar Rice Burroughs, lançou o herói que ainda menino foi adotado por um primata. Do livro, a história ganhou os cinemas em várias versões e até os dias atuais fascina inúmeros fãs.
Uma rodada em branco para os cariocas
Lamentáveis as cenas de briga entre torcedores de Vasco e Corinthians, em Brasília. Que a primeira registrada em estádios da Copa seja também a última. A imagem de um pai protegendo a filha é marcante, para não dizer chocante. É inconcebível que esses tipos de torcedores continuem frequentando estádios. Usam da paixão clubística para criar verdadeiras gangues.
No campo, o que se vê é um Vasco em evolução. Vem crescendo. Ainda assim, esbarra em velhos problemas, especialmente nas falhas defensivas e na ausência de um atacante nato. O fato é que se o jogo com o Corinthians tivesse que ter um vencedor, seria o Vasco.
Resultado injusto a derrota do Flamengo para o Grêmio. Partida equilibrada em que o mais correto seria um empate. Quando a maré não está boa, tudo parece dar errado mesmo. E quando está boa, tudo dá certo também. Para o Grêmio, tudo vem dando certo. Para o Flamengo... a luz amarela parece que ficará acesa até as rodadas finais do Brasileirão.
Mesma luz amarela para o Fluminense! Só o Fluminense mesmo para perder para o São Paulo, que após 12 rodadas volta a vencer. Uma das mais longas secas registradas de um grande no futebol brasileiro. O São Paulo até tem um bom elenco. Como o Fluminense tem. Mas falta algo no coletivo... Não sei se é compromisso ou inspiração ou ambos. O Fluminense, assim como o São Paulo, tem time para sequer flertar com rebaixamento. Porém, a história que escrevem nesse campeonato é de que esse namoro com a segundona pode acabar em indesejado casamento.
E para completar a rodada em branco do futebol carioca o até então líder botafogo sucumbiu diante do surpreendente Atlético-PR. Uma derrota justa para quem não vinha jogando bem nas últimas rodada do nacional. Verdade seja dita: o Botafogo fez grande partida diante do Atlético-MG pela Copa do Brasil. Talvez o foco estivesse lá. Mas quem quer ser campeão não pode perder foco algum. Que a próxima rodada possa ser melhor!
Tarifa zero para estudantes (1)
Estudantes de escolas públicas e particulares podem ter o direito à tarifa zero no transporte público. A ideia faz parte do Programa Nacional do Passe Livre Estudantil. Pela proposta, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação repassaria o dinheiro necessário para os municípios cobrirem as despesas do benefício.
Tarifa zero para estudantes (2)
O transporte público é competência exclusiva dos municípios. O que se pretende com o programa é oferecer assistência financeira em caráter suplementar ao município que adotar, no seu respectivo sistema de transporte público e coletivo, o passe livre estudantil. O projeto ainda passa por comissões internas da Câmara, antes de ir para análise do Senado.
Futebol 2014 (1)
Por conta do aperto gerado pela Copa-2014, o plano é de começar a temporada do futebol brasileiro no início de janeiro com os Estaduais. Isso significará que até os clubes pequenos, como Friburguense, terão pré-temporada reduzida, o que é um diferencial para os grandes.
Futebol 2014 (2)
Se em 2013 as primeiras partidas de Estaduais aconteceram no dia 20 de janeiro, o calendário em elaboração prevê os primeiros jogos de Estaduais em uma data entre 5 (domingo) e 8 (quarta-feira) de janeiro. O período da Copa, incluindo preparação, começa no final de maio e ocupará entre 45 e 50 dias da temporada nacional.
Souza Cardoso (1)
Quanto à Rua Souza Cardoso, tema da foto da coluna de hoje, até agora, nenhuma resposta prática da Autran. Enquanto isso, moradores têm dificuldades em receber visitas e a maioria que não tem garagem é obrigada a deixar o veículo longe de casa. A rua é alternativa na hora do rush e só na hora do rush tem o movimento aumentado.
Souza Cardoso (2)
Moradores relatam que com o fim do estacionamento, há aproximadamente quatro meses, os carros descem a via em alta velocidade, colocando em risco a segurança dos pedestres. No mais, a Autran tem sido, até certo ponto, amena quanto ao estacionamento de veículos na calçada. Porém, os moradores cobram a solução definitiva que seja boa para eles e para desafogo do trânsito.
Palavreando
Dia a dia, tento descobrir com o auxílio da estranha poesia das horas o meu papel no mundo e a missão que tenho que cumprir.

Moradores da Rua Souza Cardoso, Vila Amélia, ainda aguardam respostas efetivas aos seus pleitos quanto à proibição em estacionar na via. Os moradores apresentaram duas alternativas à proibição: mão única ou restrição de horário.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário