Colunas
Observatório – 27/05/2015
Hoje é dia
- do Profissional Liberal
- do Serviço de Saúde do Exército
- da Imprensa no Interior
- Mundial dos Meios de Comunicação
- Semana Municipal da Mulher Grávida
O dia
Em 27 de maio de 1997 termina a Guerra Fria, com a assinatura, em Paris, de um acordo de cooperação entre a Rússia e 16 países da Otan. A negociação durou quatro meses.
Nova Friburgo +200
A três anos de completar 200, Nova Friburgo se mobiliza para celebrar seus 200 anos de existência. Mais do que celebrar — e a festa é fundamental —, a sociedade civil organizada se propõe a indicar ao poder público constituído de forma legítima, por decisão popular, os caminhos a serem percorridos após a festa dos 200 anos. O que queremos dos próximos 200? Ou melhor: o que sonhamos?
Obviamente, para ter a legitimidade concreta, o grande desafio dos seletos idealizadores da ideia é envolver a população como um todo. Sem esse envolvimento, os 200 se restringirão e cairão no vazio de uma sala fechada. A proposta é unir, agregar a todos. Sem o envolvimento da cidade como cidade, se afunilará para algo como é o próprio poder público em geral: decisões de gabinete. Claramente, não é isso que os líderes do movimento querem.
A ideia é fabulosa e faz o movimento inverso de partir da sociedade, mas não se pode se iludir. Sem o poder público nada acontece. Diga-se de passagem, o poder público constituído é apenas o reflexo dessa própria sociedade. É a representação macro do que pensam e de como agem as pessoas.
Os +200 renovam a esperança de que Nova Friburgo precisa voltar a sonhar e sonhar para as pessoas. Uma cidade que não é voltada para as pessoas perde o sentido de ser cidade. Mais do que isso, os 200 anos do município servem para relembrar que temos uma bela história, mas nem só de bela história vive um povo. A história deve ser a inspiração, mas é preciso ação para construir uma nova história.
Nova Friburgo não precisa de redefinição, mas de coragem para assumir seu papel e identidade. Antes, no entanto, todos nós precisamos responder: qual é o nosso papel e nossa identidade? Para tanto, é essencial saber o que sonhamos e o que faremos desses sonhos.
Que o +200 se espalhe, contagie e recupere o amor próprio de Nova Friburgo para consigo mesma!
Observando...
Cinco notícias que talvez você não tenha visto
- Brasil assina acordo para facilitar negócios com o México
- Papa diz que não vê televisão e não usa internet
- 11 dos 20 mais vendidos no Brasil são livros de colorir para adultos
- Netflix deve exibir Jaspion, Changeman e Jiraiya
- Popó volta aos ringues em revanche contra Michael de Oliveira
Friburguense
Foi liberada a tabela do brasileiro da Série D e as participações das equipes do Rio de Janeiro confirmadas. Portanto, acabaram as esperanças de que o Friburguense herdasse uma das vagas dos times que garantiram classificação: Volta Redonda, Resende e Duque de Caxias. O planejamento segue com foco na Copa Rio, que começa em agosto.
Estadual 2016 (1)
Mudanças na proposta de regulamento do Estadual do ano que vem. Inicialmente o campeonato, que teria 12 clubes, pode voltar a ter 16. Um grupo foi formado na Federação para discutir a melhor fórmula. Atualmente, prospera a proposta de 16 clubes divididos em quatro grupos de quatro. Mesmo formato de São Paulo.
Estadual 2016 (2)
Cada grupo teria um dos grandes como cabeça de chave. Passariam à próxima fase os dois primeiros colocados. Daí em diante, mata-mata: quartas de final, semifinal e final. A outra proposta ainda não descartada e prevista no regulamento deste ano define uma seletiva que classificará uma equipe para se unir aos 10 melhores deste ano mais o campeão da segundona.
Estadual 2016 (3)
Na fase principal, dois grupos de seis, turno e returno. O campeão da Taça Guanabara enfrenta o campeão da Taça Rio para decidir o título Estadual. Fórmula de sucesso dos anos 2000. A decisão deve ser tomada até o mês de outubro, quando a tabela da competição deve ser pré-definida.
Procura-se atores
O Comitê Rio 2016 está à procura de atores interessados em atuar vestidos de Tom e Vinicius, os mascotes olímpicos. Os atores serão preparados por coreógrafo e preparador físico. Serão mais de quatrocentas aparições até o fim dos Jogos. Inscrições no Comitê Rio 2016.
Palavreando
Quanto mais se reconhece a imperfeição, mais perfeito se é.


Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário