Observatório - 26/06/2012

sexta-feira, 29 de junho de 2012

A caminho da Série C

Capítulo II—Um começo promissor

Há quem diga que um bom texto tem um excelente começo e um excelente final. O Friburguense começou escrevendo bem a sua história no Brasileiro da Série D 2012. Que o final seja tão bom quanto o começo!

Tudo começa por um sonho. Qualquer realização advém do sonho. E a máxima é realista: quando Deus coloca um sonho no nosso coração, Ele também dá a capacidade para realizá-lo.

O primeiro passo nessa jornada demorou. Quase um mês de paralisação. Mas nem essa demora que prejudicou o planejamento do Friburguense mais do que de qualquer outro time foi capaz de diminuir o sonho ou o ímpeto pelo sonho.

Foram 600 km de viagem... 600 km que valeram a pena. Se o Guarani Mineiro era um desconhecido para o Tricolor, o Tricolor da Serra ficou bem conhecido para o time de Divinópolis, que se assustou com a vontade do Frizão, que não esperava um time com tanta qualidade técnica e acima de tudo não esperava tamanha ousadia dos filhos de Andreotti. Mesmo fora de casa, aliás, bem fora de casa, o Friburguense partiu para cima.

No 1° tempo, o Friburguense atacou sempre com muito mais eficiência. Quando era atacado tinha uma defesa consistente, com um goleiro inviolável. Nada passa pelo paredão Marcos. O Friburguense sempre esteve mais perto do gol do que o time da casa. E, aos 32, ele veio. Zé Victor levantou e Douglas fez. 1 a 0. Daí em diante, o domínio do Friburguense ficou ainda mais evidente até o fim da etapa inicial.

No 2°, os filhos de Andreotti continuaram animados, mostrando que a melhor defesa é o ataque. Pressionaram o adversário em seu campo de defesa, impedindo as progressões adversárias. O Friburguense esteve mais perto do 2° gol do que os mineiros do gol de empate. Na reta final, a pressão do Guarani aumentou, mas lá estava Marcos!

Uma vitória de grande simbolismo! O primeiro passo serve para assustar os adversários e impor respeito. O Friburguense é favorito porque esses jogadores que hoje representam o nosso escudo querem muito fazer história, como fizeram na segundona estadual do ano passado, como fizeram na Copa Rio, como fizeram no Estadual deste ano. Capacidade tem! Vontade ainda mais! Qualidade também!

Se um texto tem que começar com excelência para ser bom, o Friburguense começou a escrever a sua história na Série D com maestria. Se o time folgaria na próxima rodada por conta da desistência do Resende, não mais. Surpreendentemente, o Volta Redonda que já estava descartado pela CBF conseguiu o direito de participar da competição. Com apenas uma semana de treinamento será o próximo adversário, dia 1º, 16h, no Eduardo Guinle!

O segundo passo será o primeiro em casa! A vitória e só a vitória interessa! E virá, se o time manter a mesma pegada do jogo de estreia! Tem qualidade! A vontade tem que ser constante sempre! É a vontade que move o mundo! É a vontade que garantirá a realização do sonho de chegar à Série C! O futuro já começou!

Homenagens a Swian

A pista de motocross de Conquista agora tem nome—e nome de campeão! Nome que simboliza família, sonhos, obstinação, perseverança: Swian Zanoni. Os idealizadores acertaram em cheio, tanto que a aprovação foi total por parte dos aficionados pelo motocross e pelas milhares de pessoas que passaram pelo local neste fim de semana. A emoção não se conteve entre os presentes, especialmente entre seus pais, Pedro e Vera, que estiveram presentes.

Agradecimento aos organizadores

Muito me lisonjeou ter sido escolhido pelos organizadores, especialmente ao Cabritinha, para fazer a homenagem, singela perante a grandeza de Swian, mas sincera e verdadeira pela inspiração que Zanoni continua sendo para aqueles que lutam de forma obstinada por seus sonhos como ele sempre lutou! Ao secretário municipal de esportes, Renato Satyro, o reconhecimento pelo apoio ao evento e pelo esforço para que a homenagem fosse significante como foi.

Grande estrutura

Os pilotos friburguenses fizeram bonito no Motódromo Swian Zanoni e conquistaram as principais posições da etapa estadual de supercross, que contou com participação de pilotos de todo o país. Estima-se que pelo menos 30 mil pessoas tenham passado pelo local entre sábado e domingo. As provas transcorreram sem problemas, assim como toda a organização do evento que contou com grande estrutura da Federação de Motociclismo, da Prefeitura e de outros órgãos como a Polícia Militar e Rodoviária.

Unidos da Saudade revela enredo

Em uma grande festa realizada em sua quadra, a Unidos da Saudade revelou finalmente o seu enredo para o Carnaval 2013, em que buscará o tricampeonato. O Rio São Francisco será o tema em “Nas águas de Opará surge São Francisco, um rio de magia e integração nacional”.

Vilage já definiu enredo

A Vilage também já revelou seu enredo para o carnaval do ano que vem. Tentando recuperar a hegemonia do carnaval friburguense a verde e branco homenageará a centenária banda musical Euterpe Friburguense com o enredo “Vem ver a Vila passar cantando coisas de amor”. A festa de lançamento do enredo está marcada para o dia 8 próximo.

Alunão estuda três enredos

A Vilage também antecipa que a Águia, símbolo da Escola, que esteve ausente dos últimos desfiles da verde e branco volta à passarela em 2013. A Imperatriz de Olaria que está redefinindo a sua diretoria ainda não apresentou o seu enredo. O Alunos do Samba estuda pelo menos três propostas de enredo e deve se decidir em breve. A Acadêmicos do Prado também deve ter anúncios nas próximas semanas.

Seguro mais barato

Carro com mais de seis anos pode ter seguro mais barato. A Superintendência de Seguros Privados (Susep) estuda uma mudança na legislação que, se aprovada, vai reduzir o preço do seguro dos carros com mais de seis anos de fabricação, a partir de 2013. O órgão que fiscaliza o setor permitiria que as seguradoras consertassem os veículos dos clientes com peças usadas, o que hoje em dia é proibido.

Redução de quase 30%

A obrigação de usar peças novas representa altos custos para as seguradoras. Caso a mudança nas regras realmente aconteça, a redução no preço do seguro desses modelos mais antigos poderá chegar a 28%, segundo o Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado do Rio de Janeiro (Sincor-RJ).

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.