Colunas
Observatório - 26/04/2013
sexta-feira, 26 de abril de 2013
Eu te amei
Eu te amei com tudo que pude, com toda a força do meu coração como jamais poderia supor. O amor que tive por você fez até eu desconsiderar minhas verdades absolutas como a de que não há nada como a primeira paixão! Há sim! O amor que tive por você provou isso!
(...)
Eu te amei e isso está em todas as canções e crônicas que toquei no violão. Você nunca ouviu? Viu meu amor nas cartas e conversas de passeio até a esquina. Aquilo não foi nada perto do todo! E, todo fui seu porque quis. Quis, deliberadamente, me dar sem receber. Insano, perturbador, livremente entregue... Só não entreguei o pingente que comprei pensando em você, nem as flores embrulhadas no jornal com minhas declarações.
Os loucos sabem a força do tipo de amor que cultivei por você mesmo sem nunca ter te visto ou presenciado. Provavelmente apenas eles, os loucos, me compreendem. Intensidade que me escapole e não encolhe nem um tantinho assim o que me leva para você!
(...)
Dirá que a impossibilidade torna esse amor infinito e real. Eu mesmo digo isso! Mas a impossibilidade que o torna possível é a mesma que maltrata todo o meu ser e me impede de ver o brilho da lua, ainda que seja linda a ideia de imaginar como é esse brilho quando o amor foge da poesia para ser real. Foi real o quanto eu te amei, mas jamais pude experimentar de sua boca o amor que nunca veio para a minha vida!
Vou cantando em frente! Jogo sonho ao ar! Fico à orla do labirinto. Labirinto que mesmo sabendo o caminho de saída optei por lá ficar. Talvez não possa entrar mais. Talvez eu não deva, para o meu próprio bem, não deva voltar lá. Não gosto de...
Sinto saudade das noites de estrelas no teto do quarto. Sinto falta do amanhecer por prazer. Traria de volta até as lágrimas tristes, traria de volta as alegres também. Sentaria no banco de madeira de novo só para ver os ponteiros do relógio passearem pelo ciclo das horas. Eu te amei, tanto quanto amei a ideia de te amar. (...)
Eu te amei e não é que eu tenha deixado de amar, porque amo! Talvez, por amar é que eu tenha abandonado qualquer resquício de egoísmo ou benevolência comigo mesmo e deixo isso aquietar. Desaprendo o ouvir para quem sabe isso...
Confira na íntegra, amanhã, 27, no Caderno Light de A Voz da Serra
Marquinhos
Foram incontáveis as manifestações de carinho e homenagens a Marquinhos Galhardo. A família recebeu o apoio de centenas de pessoas que demonstraram o quanto admiram o jogador de futebol do Friburguense emprestado ao Tombense-MG. Com apenas 22 anos de idade, Marquinhos, com sua simplicidade e carisma, teve uma legião de fãs e amigos.
Adeus
Muitos jogadores do Friburguense de férias voltaram de suas terras natais para se despedir do parceiro de clube. Outros, no entanto, por morarem mais longe, não conseguiram chegar a tempo. Unânime, Marquinho colecionou amigos e histórias felizes com esses amigos deixando um legado de exemplar.
Homenagens
Certamente as homenagens se prolongarão por muito tempo. Amigos e jogadores autografaram uma camisa do Friburguense, que foi entregue à família. Jogadores do Tombense também enviaram uma camisa autografada. Eles, inclusive estiveram no hospital em Itaperuna onde Marquinho foi socorrido. No Santos, time do irmão de Marquinho, também houve grande comoção.
Consulta pública
A lei do Sistema de Atendimento ao Consumidor, SAC, já existe desde 2010, mas as regras não são unificadas para as empresas de telefonia, TV por assinatura e internet. De acordo com a Anatel, a norma não tem prazo para entrar em vigor. Após a consulta pública que está em andamento, o texto vai ser analisado pelo Conselho Diretor da Anatel e publicado pelo Diário Oficial da União.
Recadastramento
Servidores públicos federais aposentados ou pensionistas do Rio de Janeiro que nasceram no mês de abril precisam fazer o seu recadastramento junto à Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil levando um documento de identificação com foto garantindo o seu benefício. Dia 30 de abril, terça-feira, é o prazo final para o recadastramento.
Pílula do dia seguinte
O Ministério da Saúde está facilitando o acesso à pílula do dia seguinte. 175 mil cartilhas foram distribuídas na rede pública de saúde com o objetivo de facilitar o acesso das mulheres à chamada pílula do dia seguinte. É a primeira vez que o Ministério da Saúde dá orientações claras a médicos e enfermeiros de postos de saúde e hospitais sobre a distribuição do contraceptivo emergencial.
Orientação e acesso
No livreto, o governo reforça que os comprimidos podem ser entregues por enfermeiros sem exigência de receita médica. A prescrição continua sendo obrigatória para venda nas farmácias, apesar de, na prática, não ser exigida. A pílula do dia seguinte tem efeito contraceptivo até o quinto dia após uma relação sexual desprotegida, evitando assim uma gravidez indesejada.
Apoio dos médicos
A medida é apoiada pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia. A previsão é que neste ano sejam entregues cerca de 1 milhão de cartelas da pílula comprada e distribuída pelo ministério. A orientação destaca que as usuárias que receberem o medicamento devem receber também orientação sobre planejamento reprodutivo.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário