Observatório - 26/03/2014

quarta-feira, 26 de março de 2014

Hoje é dia

  • do Mercosul
  • do Cacau

 

O dia

No domingo de 26 de março de 1989, entrava no ar na Rede Globo pela primeira vez o programa Domingão do Faustão, com apresentação de Fausto Silva. Lá se vão 25 anos de programa apresentado todos os domingos de forma ininterrupta.


Edson Borges – a história por trás do homem 

Geralmente, quando vemos a história de sucesso de uma pessoa, só vemos a parte do sucesso, mas não percebemos claramente a história do esforço para atingir tal posto. A caminhada de um homem é tão ou mais importante que a posição que conquista no pódio, ao cruzar a linha de chegada.

Edson, reconhecidamente, foi um homem de sucesso. É como alguém disse no último adeus ao irmão, pai e empresário: "toda vez que alguém usar um perfume do Boticário, Edson será lembrado”.

Certas histórias precisam ser contadas, ainda que sem a devida riqueza de detalhes, para que as pessoas aprendam que nenhuma conquista acontece ao acaso. Quando as pessoas olham para alguém bem-sucedido, devem olhar também para os detalhes do que aquele alguém construiu, pedra por pedra. 

Edson sequer conheceu o pai, que faleceu num trágico acidente enquanto trabalhava. Edson ainda estava na barriga da mãe Tereza, guerreira reconhecida, que cuidou dos três filhos e lhes deu educação exemplar, sem a presença de outro homem. Edson, na verdade, já nasceu como o homem da família, ainda composta por Telma e Tânia. Tereza não se casou mais e dedicou suas horas à Fábrica Sinimbu e aos três filhos. Admirada pelo seu esforço, Tereza sempre terá imenso orgulho de seu filho que batalhou muito para chegar aonde chegou.

Como visionário e homem empreendedor, Edson abriu a franquia do Boticário em Nova Friburgo, quando ninguém apostava no sucesso da marca. E abriu uma loja, outra loja... Acreditou no formato shopping, quando ninguém sabia se isso daria certo em Nova Friburgo. Hoje, é fácil imaginar abrir uma franquia da marca ou uma loja no shopping. Mas alguém se arriscou... Edson se arriscou como nas suas mais acertadas jogadas no pôker que tanto gostava. 

Tricolor fanático, pai de quatro filhos, envolvido com a vida em sociedade, especialmente no Rotary, do qual chegou a ser presidente. Venceu todas as batalhas que travou na vida, menos a do transplante de coração. Na verdade, ele, assim como minha mãe, não perdeu sua batalha. Foi o céu quem venceu!

Fica de lição que esse país precisa avançar no que tange ao transplante de órgãos. Doadores existem, falta estrutura. Se o Brasil precisa avançar, que o diga o Estado do Rio de Janeiro que é um fracasso total nesse aspecto.

À parte disso, o legado de Edson permanece com sua linda família que terá que aprender a ser forte como ele! Os filhos terão que ser fortes como ele, os amigos perpetuarem sua história, a esposa Rosana continuar a mulher empolgada e pra frente por quem ele se apaixonou e ao mesmo tempo, ter um pouco de Teresa. E Teresa terá que ser como a Maria de dois mil anos atrás! Ser Maria é um dom! Ser mãe é um feito com Maria ou sem Maria no nome, porque pra ser Maria é preciso atitude e são as atitudes que definem quem tem um jeito Teresa de ser!           

 

 Fiperj em Nova Friburgo

O governo do estado anuncia para Nova Friburgo o escritório regional da Fiperj (Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro). Nova Friburgo foi o município escolhido para abrigar a sede do escritório da Região Serrana, que será entregue a princípio na próxima segunda, 31. Com a inauguração do Escritório de Nova Friburgo, o Estado somará 17 unidades da Fiperj. O objetivo do escritório é garantir assistência a pescadores e produtores rurais. 


Ônibus intermunicipais proibidos (1)

O trânsito de ônibus intermunicipais no centro da cidade deverá ser proibido. A medida, que contraria boa parte da população, busca reduzir a quantidade de coletivos que transitam no município. Os coletivos serão impedidos de pegarem ou deixarem passageiros na zona central do município. A medida deve passar a valer a partir do início de abril.


Ônibus intermunicipais proibidos (2)

Os passageiros que chegarem a Nova Friburgo vindos de outras cidades da região deverão realizar o desembarque nas rodoviárias Norte ou Sul e embarcarem em ônibus que realizam o transporte municipal. A medida já foi tentada outras vezes e desagrada a população, principalmente em horários em que já não têm ônibus urbanos circulando, além da baixa oferta de táxis em horários noturnos. A conferir. 


Copa Edmo Zarife

O Colégio N. S. das Dores entra no clima da Copa do Mundo e abre nos próximos dias as inscrições para a Copa Intercolegial de Futebol Edmo Zarife. O ilustre locutor friburguense, autor do famoso grito de Brasil nas transmissões esportivas, é homenageado dando o nome ao troféu e à Copa. Escolas públicas e particulares poderão participar. Outras informações em breve.

 

Friburguense (1)

O tempo de folga para os jogadores do Friburguense será de menos de um mês, mesmo com a Copa Rio, próximo compromisso do clube iniciando apenas em agosto. Os jogadores receberam férias e devem retornar já na segunda quinzena de abril. A ideia inicial da diretoria é manter quase todo o elenco e fazer um time forte para a competição que dá vaga no Brasileiro da Série D de 2015.


Friburguense (2)

O zagueiro Bruno é, por enquanto, o único com compromisso firmado para outro clube. Ele já embarcou para o Linhares do Espírito Santo, mas ficará lá somente até o fim do Capixaba que acaba em abril. Outras negociações já são especuladas, principalmente com jogadores recém-chegados ou ainda nas divisões de base. 


Uerj na Serra (1)

No mesmo dia em que assinou a compra de parte da Fábrica Filó para a Uerj em Nova Friburgo, o Estado anunciou a unidade da Uerj em Petrópolis. A novidade por lá é o primeiro curso de arquitetura da Região. A Uerj Petrópolis funcionará na Casa do Barão e representa também o primeiro curso de Arquitetura da Uerj. 


Uerj na Serra (2)

O casarão histórico de Petrópolis foi adquirido por R$ 2,2 milhões e será reformado e adaptado para as primeiras turmas. A expectativa é de que o curso tenha início em 2015. Já em Nova Friburgo, foram gastos R$ 12 milhões para a aquisição de 15,5 mil metros quadrados de área construída junto às instalações da Fábrica Filó. O governador prometeu ampliar os cursos em Nova Friburgo, graças ao maior espaço físico.

 

Palavreando

A maturidade nos tira um pouco do sonho, mas ensina que nossas mãos não podem deter aquilo que pertence ao infinito que não nos cabe...


Reclamações comuns, mas singulares para cada bairro do município: moradores do Debossan aguardam uma

grande operação tapa-buracos nas vias do bairro. É mais buraco do que estrada. Também reclamam

da falta de capina, iluminação pública, entre outros problemas

 




TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.