Colunas
Observatório - 26/03/2013
terça-feira, 26 de março de 2013
Nada está perdido!
Tudo ainda está em jogo!
A derrota do Friburguense para o Volta Redonda por 1 a 0 não tem nada de anormal. Jogando fora de casa, o time até merecia um empate, mas acabou derrotado e viu sua posição na classificação geral descer! Faltou sorte e, como sempre, maior perícia nas finalizações—um problema histórico e que afeta até os times de grandes investimentos. O Brasil tem carência de finalizadores e Romários nascem uma vez a cada década. Paciência!
Claro que a vitória diante do Voltaço ou mesmo um empate seriam animadores. Mas nada está perdido! Ainda que seja sabido que o próximo adversário é o Botafogo, que obviamente é indiscutivelmente o favorito jogando na sua casa! Como também é sabido que o Friburguense nas quatro rodadas finais terá três partidas em casa. Apegado a isso, independente do resultado do jogo contra o Botafogo e dessa derrota para o Volta Redonda, as chances de classificação para as semifinais, para a Série D do Brasileiro e para a Copa do Brasil ainda estão vivas e são reais. Não podemos esquecer do rebaixamento, é claro! Ainda que acredite na qualidade do time, a possibilidade ainda perdura, ainda que a cada rodada seja menor! Ficarei ainda mais feliz quando o menor for aniquilado a nada. Isso acontece com apenas mais quatro pontos.
Os times chamados pequenos cresceram nesse 2° turno, aliado a instabilidade de Vasco e Flamengo e ao foco do Fluminense na Libertadores! A possibilidade de que dois ou até mais pequenos se classifiquem e grande, tirando assim do caminho um, dois ou até três grandes! Isso é magnífico para o futebol do Rio, não tão bom assim para as grandes torcidas dos grandes, muito menos para a TV que ávida quer clássicos decidindo o Estadual!
O Tricolor da Serra depende diretamente de seus próprios esforços para ir às semifinais. 13 pontos deve ser a conta mágica. Com essa pontuação somada aos 9 do 1° turno dá para se livrar tranquilamente do descenso e dá para fulgurar entre os melhores do Estadual, brigando por vaga na Copa do Brasil 2014, sempre lembro—são duas. E por vaga no Brasileiro da Série D 2013—apenas uma. O Frizão, hoje, está a apenas 4 pontos da Série D, vaga que está ficando com o Bangu e a 3 da Copa do Brasil, com vagas que estão ficando com Bangu e Boavista. O número de times na briga cresceu, e, se até a última rodada havia apenas quatro separando o Friburguense dessa zona, o número aumentou para cinco.
Dentro da filosofia do técnico Gerson Andreotti, no entanto, um jogo de cada vez! Que venha o Botafogo e que o Friburguense possa aprontar para cima do campeão da Guanabara como em outrora. Um ponto seria ótimo. Os três então seriam magníficos! Sonhemos com o magnífico!
Dengue
35 municípios do Estado do RJ já registram epidemia de dengue. Segundo os dados da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde, Nova Friburgo está fora do quadro de epidemia, mas está em situação de atenção. O município já ultrapassa a marca de 400 casos.
Epidemia na Região
Os municípios de Macuco, Cantagalo, São Sebastião do Alto e Cachoeiras de Macacu estão com epidemia de dengue. Com o feriadão de Páscoa, os friburguenses que se dirigem à Região Litorânea devem ficar atentos, pois Cabo Frio, Búzios e Rio das Ostras também estão entre os municípios com epidemia.
Ranking estadual
Dentro de um ranking de maior incidência de dengue, Nova Friburgo está em 51°, em estado de atenção. Na escala criada pelo Estado o município apresenta taxa de 153. Na região apenas os municípios de Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes, Duas Barras e Teresópolis não apresentam riscos de dengue.
Nenhum óbito
Já foram notificados 41.409 casos suspeitos de dengue em todo o estado do Rio de Janeiro, sem nenhum registro de óbito. O alerta para a dengue vale para todo o estado. A rápida transmissão da doença, sobretudo por conta da suscetibilidade de quase 100% do povo do Rio ao tipo 4 do vírus, coloca as autoridades em alerta máximo.
Centros de Hidratação
Diante do aumento de casos de dengue, a Secretaria de Estado de Saúde já implantou, em parceria com as prefeituras, 46 Centros de Hidratação em 30 municípios do estado. Entre os municípios da região, foram instalados centros de hidratação em Cachoeiras de Macau e Casimiro de Abreu.
Sucesso nas redes sociais
Em menos de 15 dias no ar, a página Friburgo da Depressão já tem quase 6.000 curtidas no Facebook. O número é surpreendente se comparado com outras páginas ligadas a Nova Friburgo e que já estão a mais tempo no ar. Para efeito de comparação, páginas institucionais com mais de um ano no ar estão na casa dos 7 mil.
Friburgo da depressão
Engana-se quem acha que a página é uma crítica velada ao município e sua gente. Traz saudosismo, protesto, críticas sociais, apelos, entre outras discussões sempre com sarcasmo, bom humor e doses de opiniões democráticas e bem politizadas. Vale conferir e acompanhar.
Rio sem Homofobia
Para ajudar no combate ao preconceito em relação à população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), o Programa Rio sem Homofobia está lançando iniciativas para capacitar a Polícia Militar. A ideia é contar com os PMs no combate à discriminação e a violência contra LGBT e promover a cidadania em todo o território fluminense, respeitando as especificidades dos grupos.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário