Observatório - 25/10/2012

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Diários de uma Campanha
Capítulo VII
Uma casa por um rádio e um pato!

Em uma campanha política você tem a oportunidade de colher histórias fantásticas que vão do bizarro ao inusitado. Você tem a possibilidade de conhecer não só os sonhos e expectativas das pessoas, mas as suas vivências, motivações, suas biografias.
A gente percebe que as pessoas são felizes com muito pouco, e que é tarefa de todos permitirmos que elas tenham no mínimo o básico. Quando me propus ser candidato norteei todo nosso trabalho em três perguntas fundamentais:

O que importa?
As pessoas!
O que é importante para as pessoas?
A felicidade!
Como as pessoas alcançam a felicidade?
Com qualidade de vida!

Com essas respostas essenciais, passamos a compreender melhor as pessoas! As pessoas têm que importar! As pessoas são o que há de mais importante na sociedade! Não existe cidade rica com povo pobre! E riqueza aqui não é só ter recursos, dinheiro, tem a ver com possibilidades. Possibilidades de sonhar, escrever histórias, escrever seu próprio presente e futuro.
Nos caminhos da vida, nesses encontros de olho no olho, colhemos todo tipo de história. Tristes e engraçadas. Entendemos, então, que todos nós estamos interligados, e, que acima de tudo, todos nós somos muito parecidos, todos nós somos feitos de sonhos e expectativas. Não importa a posição social, o grau de instrução, o bairro onde moramos ou os bens que temos. Todos nós somos muito parecidos.
Entre as tantas histórias, uma foi a que mais me chamou atenção! A de um senhor de sessenta e poucos anos, morador do distrito de Conselheiro Paulino. A história: certo dia em visita a casa de um conhecido o senhor se encantou com um aparelho de rádio. À época, um dos mais modernos! 
Disse ao colega: “Rapaz, que rádio lindo! Queria muito ter ele!”. 
O dono do rádio respondeu: “Ué? Pode ser seu! O que você tem para me dar em troca?”. 
O senhor pensou, pensou, e com toda a coragem respondeu: “Ah! Eu tenho uma casinha lá no pé do morro!”.
O colega não titubeou e fez a oferta (vai que cola, né?—deve ter pensado): “Me dá a casa que o rádio é seu!” 
Não acreditando na oferta deslavada, o senhor logo disse: “Aí é manta! Vamos fazer o seguinte, gostei também do pato que está ali no seu quintal! Me dá o rádio e o pato que a casa é sua!”
“O pato? Logo o meu pato de estimação! Fazer o que? Tá bom! Acordo feito!”
Seguindo todo feliz com o rádio debaixo do braço e do pato na coleira, o senhor foi comemorar no bar! O pato acabou atropelado no mesmo dia, durante a comemoração da troca bem-sucedida. O rádio está até hoje lá na estante da casa do senhor. A casa continua no pé do morro já com outro dono posterior ao ex-dono do falecido pato. E o senhor não ficou triste com a perda da casa, apesar da natural reprovação de toda a família! Tristeza maior ele tem com o saudoso pato.
As ruas têm histórias fantásticas, com lições que valem mais que qualquer reunião de gabinete. Essa é apenas uma em tantas outras que têm personagens diferentes, roteiros diferentes, mas o mesmo enredo: as pessoas querem apenas alcançar a felicidade! As pessoas só querem ser felizes!    

Doação
O Rotary Clube Nova Friburgo está fazendo a doação de uma nova unidade neonatal para a Prefeitura de Nova Friburgo, através da Fundação Municipal de Saúde. O destino da unidade é a maternidade. O documento de doação foi assinado entre as partes, e o equipamento deve estar disponível dentro de um mês.

Rotary Friburgo
Pela assinatura do convênio, além da doação, o Rotary Friburgo terá a possibilidade de acompanhar a devida utilização e manutenção, por parte do poder público, do equipamento doado. A compra da unidade neonatal se deu graças à doação de membros do Rotary Friburgo e de Rotary Clubs de outros países. 

Tour da experiência
Foi dada a largada para o Tour da Experiência na Região Serrana. O projeto lançado ontem, 24, busca a valorização da cultura, da gastronomia e dos produtos regionais trabalhando as características locais como diferencial. 

Turismo
O programa envolveu empresários dos municípios de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo. Segundo a organização do evento, o Tour da Experiência é uma proposta de lançar um novo olhar de turismo para a Região Serrana, que sofreu a maior tragédia climática da história do Brasil em janeiro do ano passado. 

Três Picos
Hoje, 25, e, amanhã, 26, Cachoeiras de Macacu recebe o II Encontro Científico do Parque Estadual dos Três Picos. Durante o evento serão apresentados diversos trabalhos científicos sobre a área do parque e seu entorno, que discutirão diferentes aspectos da região como a fauna, a flora e os recursos hídricos. 

Inova SUS
O Ministério da Saúde está promovendo o Prêmio Inova SUS-Carreira que vai premiar sete experiências bem-sucedidas de implantação de cargos, carreiras e salários no Sistema Único de Saúde. A premiação é para secretarias estaduais e municipais de saúde, consórcios de saúde e fundações públicas na área do SUS. 

Inscrições
Os ganhadores serão premiados com 200 mil reais para serem aplicados no setor de recursos humanos das instituições vencedores. O objetivo do concurso é conhecer e ter como referência medidas voltadas à melhora das condições de trabalho na saúde pública. As inscrições podem ser feitas até 25 de novembro pelo site do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.