Colunas
Observatório — 25/09/2015
Hoje é dia
- Nacional do Trânsito
- da tia solteirona
- do auditor da justiça desportiva
- do cadáver desconhecido
- da radiodifusão e do rádio
O dia
Há 41 anos, morria, no Rio de Janeiro, o compositor Donga, autor de “Pelo Telefone”, o primeiro samba gravado no Brasil. Donga tinha 85 anos de idade.
Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não viu
- Agência Fitch retira grau de investimento do Rio de Janeiro
- Arqueólogo pode ter achado tumba dos guerreiros judeus macabeus
- Sem dinheiro, Corinthians pede mais prazo para pagar Itaquerão
- Rafael Ilha critica justiça por barrá-lo em “A Fazenda”, da Record
- Trama de Benedito Ruy Barbosa deve ser escalada para reerguer o ibope das nove da Globo
Palavreando
O mal do século não é o acúmulo de ódio, tampouco de amor. O mal do século é a indiferença.
Salve São Cosme e São Damião
O dia 27 de setembro era uma data que eu marcava no calendário. Era um dos dias do ano mais aguardados por mim. Contava nos dedos quantos dias faltavam para o dia de ir às ruas, pegar doces.
Tinha um acordo com os meus pais: dia de São Cosme e São Damião não tem escola e nada mais. É dia de pegar doce. “Pode ter prova, pode chover, vou sair às ruas catando doce”! Apesar da natural preocupação adulta, meus pais permitiam desde que o resto do ano fosse de plena dedicação aos estudos. Verdade é que quase ninguém ia ao colégio e os professores sabiam disso!
Na noite anterior mal conseguia dormir de tanta ansiedade. Levantava mais cedo que o habitual. Nem tomava café da manhã. Recebia as bençãos e os conselhos de meus pais para olhar bem às ruas ao atravessar. Saia correndo de casa e rodava toda a vizinhança.
Morava no lugar perfeito. Não há lugar melhor para pegar doces que Olaria. Com o tempo fui marcando as casas que distribuíam os saquinhos de São Cosme e São Damião. Sabia mais ou menos os horários e fazia a ronda para não perder nenhuma sacolinha. Sempre tinha aqueles que gritavam: “Vai dar doce naquela casa!”. Era uma festa, própria de uma infância divertida! “Moça: posso levar o saquinho pro meu irmão?” Essa raramente colava! Coisa de moleque mesmo!
A surpresa, a expectativa por ver o que vinha na sacola era maior, muito maior do que propriamente comer o doce. Os doces rolavam por semanas em casa. O legal era colher as sacolas e imediatamente ver o que vinha dentro. Doce de leite, arrozinho, doce de amendoim, doce de abóbora, guarda-chuva de chocolate, pipoca, bala, pirulito, chiclete com figurinha, mariola, maria-mole...
Voltava já ao anoitecer, exausto, mas feliz da vida! A alegria de ter sido criança para mim tem muito do privilégio de desfrutar o 27 de setembro! A tradição caiu nos últimos anos! Por inúmeros fatores que teria que escrever outro artigo para enumerar. Mas fico a imaginar: que infância pode ser feliz sem a saudável brincadeira de pegar doces, sem o mágico dia de São Cosme e São Damião?
Taxímetro
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem-RJ) encerra hoje, 25, a verificação metrológica dos táxis convencionais em Nova Friburgo. Durante a vistoria dos veículos, o taxista permissionário apresenta todos os documentos solicitados. O taxista autuado por trafegar sem a verificação metrológica no prazo estabelecido pode sofrer multas a partir de R$ 500.
Olimpíada nas salas de aula
Uma iniciativa pedagógica pretende levar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos a escolas públicas em todo o estado. A proposta cria oportunidades para que os jovens vivenciem os valores olímpicos e paralímpicos. O programa já conta com uma plataforma de ensino à distância para facilitar o trabalho de capacitação de coordenadores pedagógicos e professores de Educação Física.
Horário de Verão
Contagem regressiva para o início do horário de verão. Os relógios serão adiantados em uma hora no próximo dia 18. O horário vale até a meia-noite do domingo 21 de fevereiro de 2016, quando é retomado o horário tradicional. As regras são estipuladas por decreto, que fixa a duração da media do horário de verão em quatro meses. A data estipulada para o início do horário de verão é sempre o terceiro domingo de outubro.
Doação de órgãos
Domingo, 27 é Dia Nacional de Doação de Órgãos. Para incentivar ainda mais as doações e celebrar a data, o Rio lança o aplicativo Doe + Vida, permitindo que os usuários se cadastrem como doadores e compartilhem a decisão com amigos e familiares. Lembrando que 90% das cirurgias para transplantes são feitas pelo SUS. Informações sobre doações de órgãos no Rio podem ser obtidas pelo 155.


Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário