Observatório — 25/02/2016

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Hoje é dia

  • da Libertação dos Escravos no Ceará

O dia

Hoje, 25, é aniversário da Poupança. No dia, em 1819, a primeira instituição bancária com poupança foi aberta nos Estados Unidos, marcando o início do investimento que no brasil, atrai cada vez menos pessoas pelos baixos rendimentos.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto

  • Anistia faz duras críticas ao Congresso Nacional por política conservadora
  • Dona de Casas Bahia e Pontofrio tem prejuízo de R$ 177 milhões
  • Meteoro explode no oceano perto da costa brasileira
  • Novo celular permite ver duas horas de vídeo com só 10 minutos de carga
  • Vasco sonha com volta de Alan Kardec

Palavreando

Eu quis beijá-la a face e beijei. Eu quis dizer que a amo e sem receios, sem prudência, disse: “você é a mulher mais importante da minha vida!” E não haverá outra!

O longo caminho da transformação. A urgência do nascimento de uma terceira via

O Brasil e o brasileiro têm notadamente grande talento para a superação. Supera até os maus brasileiros que vendem a ideia de que aqui a corrupção é endêmica desde o descobrimento e que por esse motivo se justificam a insistência em certas aberrações. O Brasil mudou e nós estamos constantemente mudando como povo.

Evoluímos na diminuição das desigualdades e essa diminuição também leva a novos desafios. Não basta diminuir as desigualdades econômicas, é preciso diminuir também as desigualdades culturais. É na diminuição dessas desigualdades que de fato surge um País desgarrado das facetas de sua formação inicial.

O caminho da educação não se faz da noite para o dia e nem correndo na esteira das ocasiões. É um caminho longo que se constrói em gerações. Certo ou errado ele se constrói o tempo todo e é urgente começar por um caminho menos mercantilista, mais humano, menos estatística fria e mais respeitoso. Onde se torna hábito não apenas saber, mas acima de tudo praticar direitos e deveres.

Em suma, não há transformação social apenas pela economia. A mais importante transformação de uma sociedade se dá pela educação. A transformação só pelo viés econômico se torna vazia e não se sustenta com o tempo, como se prova o fim da era "o Brasil do futuro que chegou". Repetir erros é um equívoco. O Brasil necessita urgentemente de uma terceira via que saiba de economia e inclusão social, mas acima de tudo que tenha um compromisso com revolução cultural e educacional.  

Tocha Olímpica (1)

Está confirmado para o dia 30 de julho a passagem da Tocha Olímpica por Nova Friburgo. Também está confirmado, ainda sem ter sido divulgado os nomes, que 60 pessoas carregarão o símbolo que dormirá na cidade, antes de seguir rumo ao Rio de Janeiro para a abertura das Olimpíadas, 5 dias depois.

Tocha Olímpica (2)

Nova Friburgo será uma das últimas cidades pelas quais a Tocha passará. Os 60 que conduzirão Tocha Olímpica estão em processo final de definição pelo Comitê Olímpico Internacional e pelos patrocinadores.

Tocha Olímpica (3)

O símbolo olímpico será recepcionado dia 30 de julho em frente à Rodoviária Sul, na Ponte da Saudade, e será conduzida até Duas Pedras, indo ao Teleférico, e seguindo até a Via Expressa, em Olaria, onde está prevista a realização de um grande evento, com shows e outras atrações.

Senac e Polícia Civil

O Senac RJ firmou convênio com a Polícia Civil para concessão de mais de 1,3 mil bolsas integrais de estudo para cônjuges e filhos de policiais civis com idades entre 16 e 24 anos. As bolsas poderão ser utilizadas para as capacitações à Distância, Formação Inicial e Continuada, Habilitação Técnica e todos os cursos livres do Senac. Há um limite de 10% de vagas por turma.

Habilitações suspensas

Ao todo 1.198 motoristas que atingiram o limite de 20 pontos em multas de trânsito ou cometeram infrações que proíbem o direito de dirigir tiveram as carteiras suspensas. Os notificados devem entregar as habilitações até o fim deste mês. Para reaver as Carteiras, os condutores suspensos precisam se submeter a um curso de reciclagem de 30 horas e cumprir o tempo de suspensão estipulado

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.