OBSERVATÓRIO - 25/02/2015

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Hoje é dia

da libertação dos escravos no Ceará

 

O dia

Hoje, 25, é aniversário da caderneta de poupança. No dia 25 de fevereiro de 1819, a primeira instituição bancária com poupança foi aberta nos Estados Unidos, marcando o início do investimento que no Brasil atrai cada vez menos pessoas pelos baixos rendimentos.

 

Não há educação sem professor

O ano letivo (re)começou na segunda-feira, 23, em todas as escolas, sejam públicas ou privadas. O tempo passa e novas e ainda mais novas tecnologias chegam. Cada vez mais rápido. Porém, por mais que novas ferramentas cheguem, nada, absolutamente nada substitui o professor. O mestre é o meio maior para que a educação aconteça. As novas tecnologias são auxiliares, jamais substitutas.

Assim, mais importante que ar-condicionado em sala de aula, está o professor. Mais importante que o quadro negro, está o professor. Mais importante que distribuição de lap tops, tablets e outras bugigangas tecnológicas interessantes da contemporaneidade — está o professor.

O professor deve ser um sacerdote. E, como tal, merece igual respeito em todos os sentidos. Do salarial ao humano. Tenho lembranças mágicas de grandes professores que semearam meu caminho. Moldaram meu caráter, gerenciaram meu conhecimento e através do caráter adquirido em conjunto com o conhecimento, eu caminho meu destino. 

Ser professor não é tarefa fácil. Lida não só com conhecimento, mas com expectativas e sonhos. O professor reúne muitos profissionais em si para formar cidadãos de diversas profissões. A sociedade deve muito aos professores que, como educadores, ainda teimam em mudar o mundo. Boas aulas e que a compreensão da importância do professor ocorra de fato — e não apenas nas linhas da poesia.    

Gratuidade no transporte escolar

Os estudantes da rede estadual de ensino que estão solicitando pela primeira vez a gratuidade no transporte escolar devem requerer o benefício primeiramente junto à direção da unidade escolar onde estão matriculados e, em seguida, acessar o site da Riocard (www.riocard.com) para autenticação de seus dados. A partir desses dois procedimentos, o estudante receberá o cartão em sua unidade escolar após 12 dias úteis.

 

Ensino fundamental

Martelo batido: criança menor de seis anos não pode ser matriculada no ensino fundamental. A decisão é do Superior Tribunal de Justiça. Assim, o ingresso no ensino básico só é possível a estudantes com seis anos completos até o dia 31 de março do ano a ser cursado. A sustentação é que a adoção da idade cronológica como critério é totalmente legítima e que as resoluções foram expedidas após a realização de estudos e audiências públicas.


Cerveja friburguense

A cerveja friburguense Rock Valley está sumindo do mercado. Os estoques existentes praticamente esgotaram. A cerveja deve voltar a ser vista nas prateleiras já na primeira semana de abril. Como já dito pelo Observatório, a fábrica da cerveja está passando por uma ampliação e reestruturação para atender a demanda crescente.  


Cinema novo

O cinema do Friburgo Shopping tem previsão de ser reaberto amanhã, 26. As três salas ficaram fechadas para reformas praticamente por todo o mês. As obras prometem mais conforto para os visitantes e mais modernidade. O grupo que administra o cinema — e que também comanda as salas do Cadima Shopping — transferiu a programação do popular shopping da praça para as telonas do Cadima.   


Observando... 

Cinco notícias que talvez você não tenha visto:

- Estudo confirma que dormir pouco faz mal, mesmo por algumas noites

- Manuscrito bíblico do século IV omite Jesus ressuscitado

- Empresa aluga madrinhas de casamento para noivas nos Estados Unidos

- Membro da Fifa prevê Copa do Mundo no Quatar entre novembro e janeiro

- Vasco cria ‘vaquinha’ para reforma de ginásio e usa ex-ídolo do basquete 


Palavreando

Eu quis beijá-la a face e beijei. Eu quis dizer que a amo e sem receios, sem prudência, disse: "Você é a mulher mais importante da minha vida!” E não haverá outra!

 

O rei de Nova Friburgo continua com a sua majestade. Após perder a segunda luta de sua carreira no UFC, em Porto Alegre (RS), o friburguense Edson Barboza postou no Instagram uma foto com seu rosto ferido, mas no texto, uma demonstração de sua alma intacta. O lutador deve passar alguns dias em Nova Friburgo com o seu bebê recém-nascido 

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.