Colunas
Observatório — 24/09/2015
Hoje é dia
- do aposentado
- da Previdência Social
- da Constituição
O dia
Hoje, 24, marca o início do calendário muçulmano, porque em 622, Maomé chegava a Medina, fugindo da perseguição em Meca. É exatamente a "hégira" que marca o início do calendário muçulmano.
Legenda da foto
O período, que vai até 22 de dezembro, marcado pelo florescimento de diversas espécies de plantas, dá fôlego à floricultura fluminense. Pelo menos 10% do total do faturamento do setor no país é do Estado do Rio de Janeiro que tem 1.074 produtores cultivando área superior a 950 hectares. A produção de flores está fortemente concentrada nas Regiões Serrana e Metropolitana. A Serrana concentra 60%.
Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não viu
- Cada acidente rodoviário custa em média R$ 73 mil ao Brasil
- Estudo da região interna da via láctea tem mais chance de ter vida inteligente
- Juiz dos Estados Unidos decide que a Warner não é dona de direitos de “Parabéns a você”
- Árbitros vão à Justiça contra a Globo por direito de imagem
- Italiano quer a "Champions League das Américas" em substituição a Libertadores
Palavreando
O risco de perder nos faz ver realmente o quanto há de lindo nas nossas escolhas.
Primavera
A estação do ano mais colorida começou. A primavera tem música só para si. A primavera é a estação das flores. A primavera incita os sonhos de amores mais ingênuos e belos. Prima do verão anuncia o novo sol que vem. Difícil pensar numa estação mais poética.
Nesses tempos de raiva e culto ao ódio que a primavera possa trazer a tão necessária e fundamental poesia aos nossos pensamentos. Para que sejam mais serenas nossas atitudes e mais coletivas as nossas decisões. Como a primavera, com seus campos extensos de flores que precisam não apenas colorir os canteiros, mas também serem entregues como símbolo de afeto próprio de quem se preocupa e cuida.
Que a primavera de fato invada nossos dias, as horas dos nossos dias e os minutos dos nossos dias. Que ela se instale no intervalo da batida do coração. Que faça morada nos nossos olhos e que os olhos sejam mais compreensivos com aquilo que vê. Mas que a poesia da primavera seja poema que não estatiza, mas faz ter a coragem para seguir em frente ou mudar o que não dá mais. Que não nos chegue apenas a estação por si só, mas que acima de tudo floresça em nós seu mais nobre sentido.
Plano de conservação da flora (1)
O Plano de Ação Nacional (PAN) para a conservação da flora endêmica ameaçada do Estado do Rio de Janeiro está em curso. O estado possui, de acordo com resultados preliminares, 919 espécies endêmicas da flora. Do total, pelo menos 380 estão vulneráveis ou ameaçadas.
Plano de conservação da flora (2)
A iniciativa conjunta da Secretaria e do Centro Nacional de Conservação da Flora do Jardim Botânico abrange, além da elaboração de um plano, a identificação e edição da primeira lista estadual da flora endêmica ameaçada do Rio de Janeiro. Também deve ser feita a análise da efetividade das unidades de conservação existentes no estado na proteção dessas espécies.
Crise na saúde
O número de ações da Defensoria Pública relativas à saúde aumentou mais de 2.000% nos últimos dez anos na Região Serrana. É o maior aumento percentual entre todas as regiões do estado. Dos dados do amplo estudo da própria Defensoria, pode se dizer que o atendimento de saúde na serra piorou e muito e que a Defensoria tem sido fundamental na garantia desse direito, mesmo sem a devida estrutura.
Liga Sul-Minas (1)
A dupla Fla-Flu continua articulando a criação de uma liga que envolva clubes de Minas Gerais, Rio, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os times de menor investimento, entre os quais o Friburguense, com o apoio de Vasco e Botafogo se uniram a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro contra a possibilidade da realização da Liga, no lugar do Estadual.
Liga Sul-Minas (2)
Todos os pequenos 12 clubes da primeira divisão estadual tem na competição a grande fonte de recurso da temporada e temem um possível esvaziamento com outra competição sendo disputada paralelamente. Os clubes assinaram uma nota declarando total descontentamento com o nascimento da Liga Sul-Minas-Rio e cobrando uma posição mais severa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).


Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário