Colunas
OBSERVATÓRIO - 23/10/2014
quarta-feira, 22 de outubro de 2014
Hoje é dia
- da Colônia Húngara
- da Aerofilatelia
- da Aviação
- Nacional do Aviador
- do Direito das Mães
- da Força Aérea Brasileira
- Mundial da Informação
O dia
Em 1906, Santos-Dumont realizava o vôo com o 14-Bis, o primeiro num aparelho mais pesado que o ar. A exceção dos EUA, o mundo reconhece o feito do brasileiro considerado o inventor do avião.
Coisas boas de fazer
Votar
Quando completei meus 16 anos de idade, uma das primeiras coisas que fiz foi tirar o meu Título de Eleitor. Cidadão pleno.
Votar é participar da vida do seu País, Estado e Município. É se tornar responsável por eles. É colocar, igualmente, seu dedo no destino. Igualmente, porque o voto é a única coisa que todos têm direito a só um. Seja rico ou pobre. Seja branco ou negro. Seja homem ou mulher. Cada um só tem direito a um voto. Sua opinião e decisão têm o mesmo peso.
Confesso que também o desânimo com a política ocorra. Mas essa falta de entusiasmo não pode nos impedir o prazer de votar. Ainda que no menos pior. Ainda que fora do ideal de nossos anseios. Há que se lembrar: nem sempre foi assim! Já decidiram por nós e os reflexos estão aí até hoje. Já nos privaram desse sublime direito. Não ter decisão como no Regime Militar e ter poder de decisão ainda que corramos o risco de errar, fico com o risco de errar.
Que a festa da democracia nos seduza e nos conduza. Somos todos responsáveis pelos rumos do nosso lugar. E isso é, indubitavelmente, uma das melhores coisas de fazer: votar!
Venda de carnes e peixes
Está prestes a virar realidade um projeto de lei estadual que determina que proprietários de barracas em feiras livres que vendam carnes, peixes e outros alimentos perecíveis de origem animal passem a usar veículos dotados de sistema de refrigeração e expositores refrigerados e que protejam os alimentos de poeira, insetos e do sol. Se prosperar, a partir da sanção do governador, a lei dará 180 dias para adaptação às normas.
Açúcar recolhido
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da distribuição e venda de um lote do açúcar cristal da marca Nevada. A determinação afeta o lote MO5-LOT 0307, com validade em 7 de março de 2016. Os testes confirmaram a presença, acima do limite de tolerância estabelecido, de excremento e de pêlo de roedor.
Aplicativo do crime (1)
Já está em funcionamento, um aplicativo para smartphones do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp) que permite que as pessoas tenham acessos aos serviços da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.
Aplicativo do crime (2)
O "Sinesp Cidadão” fornece informações sobre a situação de roubo ou furto de qualquer veículo no Brasil e o andamento dos mandados de prisão que aguardam para ser cumpridos e os que estão vigentes. As informações sobre os veículos são consultadas diretamente no banco de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não viu
- Brasil possui três MBAs entre os melhores do mundo
- Bebê nasce em ônibus após recusa de clínica em São Paulo
- Ator "gângster” processa Os Simpsons em US$ 250 milhões
- Olimpíada pode fechar Maracanã por seis meses e deixar Rio sem futebol
- Barrichello não vai mais comentar a F-1 na Globo
Palavreando
Talvez a perfeição exista na imperfeição e a imperfeição perdure na perfeição, porque não há nada mais imperfeito do que a própria perfeição.

Espetáculo da natureza. Todos os fins de tarde é assim, nessas duas árvores no São Jorge, em Conselheiro Paulino. Dezenas de
passarinhos se reúnem e descem um a um para se abrigarem. O incrível, além da cantoria, é como conseguem se organizar
entre os galhos das pequenas árvores. Uma cena que vale parar alguns minutos para observar

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário