Observatório - 23/05/2012

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Torcida do contra

“O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.” E é impressionante como a célebre frase de Martin Luther King se perpetua no tempo, avança como atual por gerações e se estabelece nas mais diversas culturas dos mais diferentes povos de diferentes países, estados e cidades!

Deve ser próprio do ser humano. Mas é fato que enquanto os bons se calarem, o grito dos maus é que terá seu efeito e ecoará ao ponto de contaminar outros!

Os bons serão tão bons ao se silenciarem? A omissão também é um pecado?

A torcida do contra é pequena, tenho que acreditar que seja minoria, mas faz um estardalhaço. Como seria bom ver todos na mesma torcida, afinal, aqui todos estão no mesmo barco, vestidos com a camisa do mesmo time: Nova Friburgo! Se Nova Friburgo faz sucesso, fazemos sucesso também! Se Nova Friburgo perde, perdemos juntos!

Os problemas todos nós conhecemos. Vivemos na pele, estamos carecas de saber e não é de agora! Muitos dos nossos problemas vêm bem antes da tragédia. O que precisamos são de soluções! Apontar erros e problemas é fácil! Quer ver é apontar para as soluções e resolver! É preciso competência bem maior do que a que se expressa em apenas apresentar os problemas! Precisamos de ações coletivas para o bem coletivo!

Torcer contra é atitude pequena demais! Nova Friburgo não precisa do pequeno, do pouco, do suficiente! Contentar-se com isso é muito provinciano. Enquanto pensarmos como província, província seremos! Enquanto pensarmos pequeno, pequenos seremos! Enquanto a torcida do contra gritar mais do que todo o resto ficaremos onde estamos, sem nada fazer, sem nada prover, sem nada sonhar! Precisamos de ousadia, de grandes sonhos com grandes atos para prósperas realizações!

Os bons serão tão bons ao se silenciarem? A omissão também é um pecado?

As praças precisam de flores! As ruas carecem de amores! A cidade precisa de paz festeira! Nova Friburgo precisa de homens e mulheres felizes! Ah, felicidade! Será tão difícil de atingir?

Nem tudo pode ser alvo de reclamação! É preciso entender os diversos pontos de vista! Não estamos mais na sociedade dos coronéis e isso aqui tampouco é a sesmaria do Morro Queimado, onde dois ou três sinhozinhos mandam! Quem manda nessa cidade somos nós—sua majestade o povo!

A torcida do contra não para! A torcida do contra faz barulho! O que será que quer a torcida do contra?

Seria magnífico se ela fosse para o campo e jogasse, em vez de ficar só à orla de tudo vendo quem vai cair, torcendo para aquele tropeçar, vibrando porque esse lance ou aquele não deu certo, vaiando quem está lá tentando, ainda que tenha faltado sorte no chute, ainda que tenha faltando competência na substituição! Mas já dizia o sábio: só sente a emoção de marcar um gol quem está no campo para jogar!

Os bons serão tão bons ao se silenciarem? A omissão também é um pecado?

Caro Martin Luther King, o silêncio dos bons continua a nos preocupar! O grito dos maus continua a vigorar! E no jogo de nossas verdades, só quem tem a perder é a nossa cidade! Que a grande torcida do pró lote as ruas e faça valer sua gigantesca maioria! Porque a torcida do contra só vê os problemas, mas pouco ou quase nada apresenta soluções!

Combate à pirataria

A polícia continua a saga de apreensões de CDs e DVDs piratas. É recorrente, por exemplo, a apreensão do material ilícito na feira de Olaria. As denúncias anônimas através do telefone 2523-4590 continuam colaborando com as autoridades nessa luta. Lembrando que comercializar os referidos produtos é crime e pode até levar a prisão por dois a quatro anos, além de multa.

Contagem regressiva

Termina nesta sexta-feira, 25, a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Devem ser vacinadas as crianças de seis meses a dois anos de idade, mulheres grávidas de qualquer idade e em qualquer fase da gestação, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores de saúde, indígenas e população carcerária.

Em busca da meta

Segundo última consulta ao boletim da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura, Nova Friburgo vacinou até a semana passada 46,2% da população-foco da campanha. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de no mínimo 80%. Acredita-se que a meta será alcançada, até porque tradicionalmente as pessoas deixam para a última hora que é agora!

Montagem de cadeiras

A diretoria do Friburguense corre contra o tempo para instalar as cinco mil cadeiras vindas do Maracanã até o dia 3 de junho, data da primeira partida do time no Brasileiro da Série D. Elas já estão posicionadas, mas ainda não fixadas.

Força-tarefa

Para fixá-las, há um procedimento que demanda tempo. Tem que furar o concreto e colocar um parafuso especial que evita que a cadeira possa ser retirada pelos torcedores, de modo a garantir total segurança. Será feita uma força-tarefa para que nesses 11 dias tudo esteja pronto.

Vestibular Cederj

O prazo final das inscrições do Vestibular Cederj foi prorrogado em mais 10 dias e agora vai até o dia 30 de maio. Os cursos à distância são gratuitos e com chancela de uma universidade pública. A inscrição deve ser feita exclusivamente pela página do Cederj: www.vestibular.cederj.edu.br.

Vagas na região

A taxa de inscrição custa R$ 45. Os cursos são oferecidos em todas as regiões do estado, inclusive em Cantagalo, Nova Friburgo e Santa Maria Madalena. No polo friburguense são oferecidas 50 vagas para o Curso de Licenciatura em Letras, 45 vagas para Ciências Biológicas e 40 vagas para Pedagogia todos os cursos pela UFF.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.