Observatório - 23/04/2015

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Dois anos sem Markinho Galhardo

O tempo passa depressa. Mas nem mesmo sua voracidade é capaz de fazer passar a saudade ou permitir qualquer ensaio de esquecimento. Quando o brilho de um olhar se apaga, uma estrela no céu se acende.

Já há dois anos brilha uma estrela nos céus de muitos chamada Markinho. Com K, como ele gostava de autografar. 

Hoje, 23 de abril, completam-se dois anos da perda de um exemplo de atleta, desses que insistem, persistem e trazem alegria ao futebol. Como batia bem as faltas, como tinha visão de jogo! Habilidoso como ele só, desde os tempos de escolinha do Fajardo. Alguns até arriscavam que era mais técnico que o irmão, atualmente no Grêmio. Um exemplo de amigo, desses que operam auxílios no anonimato. Amigo desses que estão ali para qualquer hora, qualquer momento. Markinho era de uma ingenuidade belíssima, difícil de encontrar. Pelos amigos, pagava o preço de fazer porque simplesmente era amigo. Exemplo de filho. Difícil falar pelos pais, mas o orgulho deles é tão evidente, sempre foi muito público. Exemplo de irmão, do tipo torcedor número 1. Tinha um orgulho do irmão que não cabia nele. Era o seu melhor marqueteiro. 

Assim, não é só a saudade que perpetua seu nome, mas acima de tudo, o seu exemplo. Tenho saudades imensas do meu amigo. Quantas vezes eu me vi pensando no seu jeito. Quantas vezes eu pude ouvir, com clareza, aquela sua voz rouca trazendo coisas boas. Não esqueço sua presença forte, porque ela permanece aqui, instalada no peito. Espero que lá, junto do Pai, ele esteja cuidando de nós e abençoando as vidas dos que o amavam como em vida terrestre fez.
Abraços, amigo.

Comércio no feriado (1)

Como tem sido praxe, apesar de ter autorização para abrir, a maioria do comércio tem optado por não abrir no feriado. No feriado de Tiradentes, 21, poucas lojas — pra não dizer nenhuma — abriram. Na Avenida Alberto Braune, por exemplo, cerca de 90% do comércio manteve as portas fechadas.

Comércio no feriado (2)

As lojas foram autorizadas a abrir nos três feriados deste mês de abril, porém poucos comerciantes seguem o acordo que autoriza mas não obriga a abertura. A permissão também vale para hoje, 23, feriado estadual de São Jorge. A expectativa é de que um número maior de lojas funcione, embora boa parte deva optar por retornar apenas na sexta-feira, 24.

Habilitação suspensa (1)

3.877 carteiras de habilitação no estado foram suspensas só no mês de março. O balanço é do Detran. Os motoristas tiveram o direito de dirigir suspenso no último mês e devem entregar a carteira de habilitação (CNH) ao órgão. O grupo é formado por pessoas que completaram 20 pontos na carteira ou que cometeram infrações que provocam suspensão, como dirigir alcoolizado.

Habilitação suspensa (2)

Os motoristas que não foram localizados nos endereços de cadastro da CNH tiveram os CPFs publicados no Diário Oficial. Caso desrespeitem a determinação e sejam flagrados dirigindo, eles respondem a processos de cassação da habilitação. O processo, segundo o Código Nacional de Trânsito, pode levar o infrator a ficar dois anos sem dirigir. Outros 4.771 possuem 30 dias a partir da publicação no Diário para apresentar recurso contra infrações de trânsito e evitar a suspensão da habilitação.

Finanças estaduais

O governo do estado começou a quitar débitos com fornecedores nesta semana. O calendário de pagamentos prioriza as áreas da saúde, educação e segurança. A medida tornou-se possível mediante a liberação de R$ 2,4 bilhões, referentes à primeira parcela do saque feito ao fundo judiciário. O montante a ser sacado totaliza R$ 6,2 bilhões e será usado para recompor as finanças do RioPrevidência.

Palavreando

Seguir adiante é belo, pois por mais medo que se tenha, cheio de medo você seguirá e descobrirá uma coragem que jamais soube existir.

Hoje é dia

- São Jorge

- do Clero Indígena

- Mundial do Direito do Autor

- Mundial do Escoteiro

- Mundial do Livro

- Nacional do Choro

- Municipal de Combate e Prevenção da Verminose

O dia

Em 23 de abril de 1616, os escritores William Shakespeare, autor de Romeu e Julieta, e o espanhol Miguel de Cervantes, que escreveu Dom Quixote, morreram coincidentemente no mesmo dia.

 

Foto da galeria
O craque Markinho Galhardo (Reprodução)
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.