Observatório - 23/04/2014

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Hoje é dia

  • São Jorge
  • do Clero Indígena
  • Mundial do Direito do Autor
  • Mundial do Escoteiro
  • Mundial do Livro
  • Nacional do Choro
  • Municipal de Combate e Prevenção da Verminose


O dia

Coincidentemente no mesmo dia, em 23 de abril de 1616, morreram dois dos maiores escritores da história: William Shakespeare e Miguel de Cervantes.


O Brasileirão começou?

Chocho. Talvez o termo popular seja o que melhor cabe para o início do Campeonato Brasileiro, a principal competição nacional de futebol. Insosso. Desinteressante. Tecnicamente fraco. Pouco atrativo. A Copa do Mundo atrapalha? Claro que sim! Porém, nada atrapalha mais que a soberba da CBF, a politicagem na justiça desportiva, a descrença em todo o sistema com todos os clubes abaixando a cabeça mais por medo do que por respeito. Clubes completamente falidos, com rendas penhoradas e verbas de TV antecipadas sempre. Clubes sufocados, que se tornaram reféns de sujeitos que não são os donos do futebol. O futebol deveria ser um bem popular e os clubes, patrimônios imateriais.  

Receio pelo Brasileirão, porque receio pelos destinos de nossos clubes. Receio pelos ingressos caros, cujos valores nem sempre vão para os cofres dos clubes, mas servem a empresas que, com recursos públicos, angariam altas quantias. Temo pelo afastamento do verdadeiro torcedor, aquele que canta, ergue a bandeira, xinga e perde a voz, mais do que consome whisky e fuma charuto caro. Nada contra quem bebe cerveja quente e cara ou vá ao estádio com Rolex, mas o futebol precisa também do folclórico, tanto quanto das rivalidades regionais. O torcedor deveria fazer greve e fazer uma rodada sem presença nos estádios, em todos os estádios.

Temo demais a espanhanolização do futebol brasileiro. Somos mais que dois clubes. Somos um país continental com mais de mil clubes, que empregam milhares de jogadores. São formadores dos futuros jogadores da Seleção Brasileira. Nossa cultura e tradição são diferentes e, portanto, pedem formas diferentes. 

Sou absolutamente contrário à fórmula dos pontos corridos. Sou absolutamente contra a forma que o futebol brasileiro vem sendo conduzido. Pelo presente, o futuro é realmente sombrio.    


Ayrton Senna

Ayrton Senna do Brasil é o nome da exposição que está, desde o último dia 17, no Cadima Shopping. O colecionador Rogério Albertini expõe fotos, miniaturas e a réplica oficial do capacete usado pelo piloto tricampeão do mundo, falecido em um grave acidente em 1º de maio de 1994. A exposição, aberta ao público, está no 1º piso e pode ser visitada durante o horário de funcionamento do shopping. 

 

Novos examinadores do Detran (1)

Como já antecipado e agora oficializado pelo Detran, 300 novos examinadores serão contratados até o fim deste ano para atuar nas provas práticas para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O reforço permitirá que o órgão dobre sua capacidade de oferta e conceda 780 mil vagas em 2014 — número 26% maior do que o oferecido em 2013. 


Novos examinadores do Detran (2)

A expectativa do departamento é que o tempo médio para agendamento caia de 35 para 24 dias. Lembrando que, de 2008 a 2013, a frota de veículos aumentou 37,5% e a de motorista habilitados, 14,6%. Isso mostra que há um mercado crescente. Atualmente são 283 examinadores. Com mais 300 servidores o número mais que dobrará.


Novos examinadores do Detran (3)

Os novos servidores estão entre os 1.145 concursados de Nível Médio convocados em março. Aqueles que tinham Nível Superior, eram habilitados em categoria B há mais de dois anos e não tinham infração gravíssima nos últimos 12 meses foram convidados a participar do processo seletivo. Os primeiros examinadores treinados já começam a atuar nas áreas de exame na segunda semana de maio. 


Vacinação Contra a Gripe

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe começou nesta terça-feira, 22, com ampliação da faixa etária: agora a vacina estará disponível para crianças de seis meses a cinco anos. A meta é vacinar 80% da população. A campanha vai até o dia 9 de maio e neste sábado tem o seu dia D, quando a vacina será disponibilizada em postos de saúde, escolas e outros locais de fácil acesso da população.


Curso de inglês gratuito (1)

O início das aulas do curso de inglês aplicado aos serviços turísticos que acontecerá em Nova Friburgo foi adiado. A capacitação oferecida por meio do Pronatec começará no dia 2 de junho. A data marcada anteriormente era 28 de abril. Segundo a Secretaria Municipal de Turismo e Marketing, a mudança foi necessária porque o Ministério do Turismo não liberou o sistema para lançamento das inscrições das matrículas. 


Curso de inglês gratuito (2)

O curso gratuito terá oito horas de duração. Elas serão divididas em dois dias da semana, segunda e terça-feira, das 14h às 18h. O objetivo é capacitar mão de obra especialmente para o período de Copa do Mundo e Olimpíadas. Com o adiamento, as inscrições permanecem abertas, na sede da Secretaria Municipal de Turismo, no Centro Administrativo Prefeito César Guinle.


Economia Criativa

Está confirmada para 30 e 31 de maio a terceira edição do "Economia Criativa”, que terá como temas centrais Design, Arquitetura, Urbanismo, Mídias Digitais e Audiovisual. As inscrições, voltadas para empresários, estudantes, empreendedores culturais, gestores públicos, agentes econômicos e sociais, produtores audiovisuais, designers, arquitetos e urbanistas, já estão abertas no site do evento.

 

Palavreando

Seguir adiante é belo, pois por mais medo que se tenha, cheio de medo você seguirá e descobrirá uma coragem que jamais soube existir.

 

Um ano passa rápido mesmo. Mas mesmo que o tempo seja veloz, certas cicatrizes não se fecham assim tão rapidamente e perduram por muito tempo, talvez por toda a existência. Hoje, 23 de abril, completa-se um ano da perda de Marquinho Galhardo. Um exemplo de atleta, de amigo, de filho e de irmão. Não é só a saudade que perpetua seu nome, mas, acima de tudo, o seu exemplo   




TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.