Observatório - 23/04/2013

terça-feira, 23 de abril de 2013

Despedida de incertezas

Sem qualquer esperança de disputar o Brasileiro da Série D, o Friburguense não sabe quando voltará a jogar. Possivelmente apenas em setembro, pela Copa Rio, competição tão ou mais importante que o Estadual. A Copa Rio é o caminho mais curto para A Copa do Brasil e a Série D. Até lá, o time não terá compromissos e a diretoria do clube terá a árdua missão de manter seus jogadores em atividade, tentando emprestá-los a outros clubes, como os da segundona estadual.
Na despedida do Estadual difícil foi encontrar motivação na fria tarde de outono de Nova Friburgo. Para um fiel público de pouco mais de 300 torcedores, o time entrou em campo sem chances de classificação para a Copa do Brasil por conta da vitória do Madureira para o Vasco no dia anterior, diante do rebaixado Quissamã. E a desmotivação ficou clara na frieza do jogo, tão frio quanto a temperatura serrana. Um 1° tempo para se esquecer. Jogo sem graça, sem brilho... No 1° tempo, porque no 2°...
O 2° tempo valeu o ingresso! Com a entrada do velho e bom Ziquinha, o Friburguense voltou outro! Imprimindo ritmo, Ziquinha se tornou o homem do jogo. Foi dos pés dele que se originou o pênalti em cima de Lorran, que Diego Guerra converteu. Foi dos pés de Ziquinha que surgiu o 2° gol feito pelo defensor artilheiro Lucas. O camisa 8 repetiu a brilhante temporada de 2011 e foi o grande destaque do Friburguense neste Estadual. Depois da desconcentração da defesa no gol do Quissamã, o terceiro veio de uma troca de passes entre Ziquinha e Marcelo – gol de Marcelo. Nova desatenção da defesa tricolor e o Quissamã diminuiu, mas do outro lado tinha Ziquinha! Ziquinha merecia fazer o dele: 4 a 2. Uma despedida com placar elástico para um time criticado por perder muitos gols.
A pergunta que todos se fazem: o que aconteceu para este time não conseguir mais do que apenas evitar o rebaixamento? Falta de sorte. Displicência. Problemas crônicos de conclusão. O sentimento que fica é mesmo esse! Pelo conjunto e qualidade técnica o Friburguense podia muito mais!
Enquanto o futuro é incerto, é certo que o primeiro passo para um 2014 melhor é tentar corrigir esses erros. Duro é fazê-lo sem dinheiro. E quando o assunto é financeiro, o que se pode afirmar é que o campeão do Estadual no custo-benefício é mesmo o Friburguense!


Segurança elétrica
A Operação Segurança Elétrica do Ipem-RJ encontrou mais de mil produtos irregulares em todo o Estado. Os fiscais verificaram se produtos como tomadas, plugues, adaptadores, dispositivos de baixa tensão, extensões, filtros de linha, interruptores e lâmpadas estavam dentro das conformidades exigidas por lei. 

Old&Gold
Foi um sucesso a nova temporada de Old&Gold, de Bernardo Dugin. No sábado, 20, os ingressos esgotaram. Nos demais dias o teatro esteve próximo da lotação. Estima-se que quase duas mil pessoas conferiram o espetáculo, que teve elogiadas apresentações de Miguel Toscano e da francesa Elodie Emma. 

Bernardo Dugin no cinema
O espetáculo premiado com o troféu Alerquim em 2011, 60, O Musical também teve duas apresentações concorridas no sábado e no domingo. Ao fim da apresentação de domingo, 21, o produtor e idealizador dos espetáculos, Bernardo Dugin, partiu para São Paulo, onde iniciou as filmagens de um longa que estreia nos cinemas em 2014. O artista friburguense será o protagonista.      
   Friburguense
O Friburguense não alimenta nenhuma esperança de participar do Brasileiro da Série D. 9º colocado do Estadual na classificação geral final, o time ficou fora da Copa do Brasil e para ir à Série D tem que contar com as desistências, pela ordem, de Resende, Boavista e Audax. O Resende está indeciso, mas já acena participar da competição. 

Pré-vestibular gratuito
Estão abertas as inscrições para 3.290 vagas do Pré-Vestibular Social Intensivo da Cecierj. O Pré-Vestibular Social é um curso gratuito, incluindo o material didático. As chances estão distribuídas por 60 polos de estudo localizados em mais de 30 municípios, incluindo Nova Friburgo.

Inscrições
Em Nova Friburgo, as aulas acontecem aos sábados, das 9h às 18h, no Colégio Estadual Canadá. Voltado àqueles que não têm condições de pagar por um curso preparatório e que estão no último ano do ensino médio ou que já o tenham concluído, as inscrições podem ser feitas até esta terça-feira, 23, através do site www.pvs.cederj.edu.br. As aulas começam em 1° de junho.

Regra única
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está propondo um regulamento único para os setores de TV a cabo, telefonia e internet, com regras de atendimento, cobrança e oferta de serviços. Estão previstas soluções aos problemas dos usuários no prazo máximo de cinco dias, central de atendimento gratuita, 24 horas, e tempo máximo de um minuto para atendimento ou de espera nas transferências entre atendentes.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.