Observatório - 23/01/2014

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Hoje é dia

  • Não há nenhuma comemoração hoje 

 

O dia

No dia 23 de janeiro de 1997, entrou em vigor a cobrança da CPMF nas movimentações bancárias no Brasil. O tributo chegou a ser cobrado antes, mas com nome diferente e prazo determinado. Só em 1997 passou a ser de fato, e destinado à saúde. Em 2008, a CPMF foi extinta definitivamente. Arrecadou algumas centenas de bilhões de reais. 

 

Uma cidade de potencial único

Minha cidade existe entre vales e montanhas e acorda com o canto dos pássaros e o som dos muitos bichos que habitam a Mata Atlântica, que tudo circunda no meu lugar.

Minha cidade é forte e resistente porque tem gente forte e resistente. Uma cidade só existe porque existem pessoas dentro dela, por isso o mais importante da minha cidade são as pessoas que moram nela e fazem dela única. Porque as pessoas são únicas! As pessoas são o que há de mais importante.

As coisas físicas da minha cidade, as bênções divinas de sua natureza são lindas e importantes mas, acima de tudo, o que há de mais lindo na minha cidade são as pessoas. Meu povo, eu povo, nós povo é o que há de mais importante na minha cidade! As pessoas têm que importar! A história delas tem que importar, porque elas são a história, os anseios e o agora da minha cidade!

Há muito ouço — e concordo — que Nova Friburgo é uma cidade de potencial único. Tem história, tem gente de bem, tem natureza sem igual. Uma das cidades mais dinâmicas do país. Mas pergunto: quando, de fato, exploraremos esses potenciais?

Quando vou às outras cidades, acomete-me o triste sentimento de inveja mesmo! Como minha cidade, de potencial único, está paralisada no tempo, abandonada, cheia de projetos futuros, repleta de histórias passadas, mas sem agora, nenhum. Vejo cidades crescerem, bem cuidadas, enquanto Nova Friburgo vê todos os seus indicadores econômicos e sociais em queda livre. O país cresce mais do que Nova Friburgo. O Estado cresce mais do que Nova Friburgo. A região cresce mais do que Nova Friburgo. O que falta para que essa cidade de potencial único possa ser A CIDADE? 

O sol surge no Caledônia, irrompendo os Três Picos. Precisamos surgir com ele! Porém, é preciso surgir com novos pensamentos e modos, porque com os velhos pensamentos e formas, continuaremos na mesma. Só novos pensamentos fazem uma nova cidade. Nova Friburgo nunca precisou tanto ser NOVA! 

Coração friburguense de homens e mulheres das montanhas com sonhos. Precisamos existir mais do que nos redescobrir, porque insistir no velho não dá mais!  

 

Desconto IPVA (1)

O Governador Sérgio Cabral resolveu conceder 50% de desconto no IPVA para empresas de ônibus de transporte público coletivo. O governo diz que o desconto segue a tendência nos governos federal, estadual e municipal e que o objetivo é a desoneração dos custos dos transportes públicos. 


Desconto IPVA (2)

O governo sustenta que a medida faz com que o Estado do Rio contribua para que o custo das passagens de ônibus municipais e intermunicipais seja o menor possível para o cidadão. Resta saber se o desconto chegará aos passageiros, com tarifas menores. 


Friburguense (1)

Tudo indica que o Friburguense terá apenas uma partida exibida em TV aberta no Estadual. Os confrontos com Flamengo, Vasco e Botafogo estão descartados. A única possibilidade de transmissão é na partida contra o Fluminense, pela 12ª rodada, no dia 5 de março, uma quarta-feira. Inicialmente, é o jogo da TV aberta. É a única partida do Frizão programada para o novo Maracanã. Dependendo dos resultados até lá, o jogo pode ser transferido de local e não ser exibido pela TV. Aguardemos.     


Friburguense (2)

O Flamengo virá a Nova Friburgo com força máxima. O técnico rubro-negro, Jayme, já confirmou essa intenção. O Flamengo, até agora, atual, só com reservas e reservas dos reservas para observação, a fim de definir os inscritos para a Libertadores. Já a partir da rodada deste fim de semana, o Flamengo joga com os titulares e assim será para a partida em Nova Friburgo, cujos ingressos devem começar a ser vendidos amanhã, 24. 

 

Escola Galdino (1)

A Escola Estadual Doutor Galdino do Vale Filho voltou, finalmente, a funcionar em sua sede, no Paissandu. A escola estava fechada desde a tragédia climática de 2011 e, desde então, as aulas, bem como outras atividades que a instituição oferece, foram transferidas para o Ciep da Via Expressa, em Olaria. A mudança de local levou, obviamente, à perda de alunos. 

 

Escola Galdino (2)

Agora, com o fim das obras no prédio-sede, este ano letivo retorna ao seu local de origem. Assim, a instituição, que atende alunos do 6º ano ao Ensino Médio e do EJA (Educação de Jovens e Adultos), tem a expectativa de voltar a ter um grande número de alunos. As inscrições estão abertas para as vagas na Escola. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2521-2160. 


Concurso professores

Candidatos do concurso ao magistério estadual já podem confirmar inscrições. A Fundação Ceperj disponibiliza no site www.ceperj.rj.gov.br o cartão de confirmação de inscrição, que deve ser impresso e apresentado no local da prova objetiva. Estas serão aplicadas neste domingo, 26, em 18 municípios de opção do candidato, entre os quais Nova Friburgo e Cantagalo. 

 

Palavreando

Não há nada mais fantástico do que ser surpreendido, como não há nada mais drástico do que ser decepcionado.

 

 

Um musical que promete. O ator, diretor e produtor friburguense Bernardo Dugin traz para Nova Friburgo o clássico "O Despertar da Primavera”, em forma de musical. Para compor o elenco, quer contar com artistas locais, não só os já conhecidos e consagrados, mas revelar novos talentos. Para tanto, está selecionando pessoas que saibam cantar e tenham entre 18 e 26 anos. Metade do elenco será escolhida nessas audições. Não se exige experiência teatral. Apenas que cante bem


TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.