Colunas
Observatório - 22/08/2013
quinta-feira, 22 de agosto de 2013
Hoje é dia
Nacional do Folclore
do Excepcional
do Supervisor Educacional
O dia
Hoje é aniversário de fundação da Cruz Vermelha Internacional. Foi criada pela Convenção de Genebra de 1864, para atuar no tratamento de feridos e doentes em guerra.
A cidade das farmácias
Eu não sei se o povo de Nova Friburgo está muito doente ou se é hipocondríaco. O fato é que nunca vi abrir tantas drogarias e farmácias como nessa cidade. O que mais me causa preocupação é que essas empresas nesse segmento têm pesquisa de mercado, ou seja, sabem que há demanda, logo há quem compra - lucro garantido.
Se nos últimos anos percebemos que fecharam inúmeras bombonieres, abriram dezenas de farmácias e drogarias. O povo que comprava balas e chocolates, agora compra remédios. Se nos últimos anos fecharam várias sapatarias, abriram um sem fim de farmácias e drogarias. O povo que calçava sonhos, agora compra remédios para dormir.
Talvez, seja porque roupas e sapatos podem ser comprados pela internet. Ninguém compra remédio na internet. Pode ser isso. Tomara que seja só isso!
Pode ser também uma fase, moda, ainda que uma moda estranha. Quando eu era menino, meus pais comentavam sobre como Nova Friburgo tinha sapatarias. Só se abriam sapatarias. Realmente, meus pais tinham razão, mas gostava mais daquele tempo. Porque se as pessoas compram remédios é porque estão doentes ou em uma visão mais otimista querem saúde, com a aquisição de vitaminas e similares. Mas prefiro a saúde que se adquire das relações e das atividades, mais do que a propriamente adquirida nas farmácias.
Outra questão é a mudança de cultura. Hoje, a maioria das farmácias e drogarias são de grandes grupos nacionais. Poucas são, realmente, genuinamente locais. Não poderei contar para meus filhos como meus bisavôs falavam para as minhas avós de Alberto Braune ou meu pai falava para mim do Luís da Farmácia Brasil.
Melhor cidade das farmácias do que cidade fantasma ou dos cemitérios. Se bem que...
Ponte de Conselheiro (1)
A nova ponte que será instalada no principal acesso ao centro do distrito de Conselheiro Paulino já está no canteiro de obras. Para ser instalada, no entanto, é preciso que a antiga esteja totalmente removida. O concreto já foi quase todo retirado e uma espécie de britadeira trabalha para quebrar o restante da estrutura. Apenas a armação de ferro ainda está no lugar.
Ponte de Conselheiro (2)
Como se sabe, a nova estrutura não terá pilares no leito do rio, o que deverá melhorar o fluxo da água em períodos de cheia. A expectativa é que o trabalho de substituição da ponte termine até o fim de setembro.
Novo código do consumidor
O governo decidiu incluir celular, computador, TV, geladeira, máquina de lavar e fogão na lista dos chamados produtos essenciais, que terão regras mais rígidas para a solução de defeitos de fabricação. O limite para a solução do problema será reduzida para 15 dias úteis. A regra será aplicada aos produtos da lista que apresentem defeitos até 90 dias depois de adquiridos.
Prazo vistoria estendido (1)
O Detran estendeu de 31 de agosto para 30 de setembro, o final do prazo de vistoria dos veículos com placas com final 5 e 6. No entanto, estão mantidos os prazos de vistoria para os veículos de placa de final 1 e 2 (dia 30 de setembro) e 3 e 4 (31 de outubro), os últimos do calendário.
Prazo vistoria estendido (2)
A decisão de extensão de prazo dos veículos com placas final 5 e 6 foi tomada por dois motivos: o não funcionamento dos postos sediados no município do Rio, durante os feriados da Jornada Mundial da Juventude, e, a paralisação que acontecerá no sábado, 24, quando as unidades de todo o estado deixarão de funcionar devido à revisão do sistema de informática do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).
Campanha de vacinação
A campanha nacional de atualização da caderneta de vacinas começa neste sábado, 24. Todas as vacinas do calendário básico infantil estarão disponíveis para as crianças menores de cinco anos. O calendário nacional de vacinação infantil possui 11 vacinas. O dia 24 de agosto é o dia D, mas todos os postos estão orientados a oferecer as vacinas até o dia 30 de agosto.
Palavreando
Todo escritor quer dividir aquilo que guarda e transfere de sua alma para o papel os filhos de sua biografia.

Na cabeça da estátua tinha um pombo. Tinha um pombo na cabeça da estátua. O que será que deixou
o pombo na cabeça da estátua? Aja perspicácia para limpar as estátuas todos os dias
com tantos pombos. Flagrantes do cotidiano de toda cidade.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário