Observatório - 22/05/2014

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Hoje é dia

  • do Abraço
  • do Apicultor
  • da Aviação de Patrulha
  • do Hóquei sobre Patins
  • Internacional da Diversidade Biológica

 

O dia

Em 22 de maio de 1958, repórteres descobriram que o astro do rock Jerry Lee Lewis era casado com uma garota de 13 anos, sua prima de segundo grau. A partir disso, a carreira do ídolo afundou.

 

Viva o Taca — 40 anos!

Conheci o Taca (Teatro Amador do Colégio Anchieta) em 2001, quando comecei a trabalhar no Colégio Anchieta. Época que carrego com grande emoção e o desejo de um dia voltar aos melhores dos meus dias. Um grupo de teatro dentro de uma instituição centenária, cujos lemas são a fé e a ciência. Através do Taca, a arte invade aqueles corredores repletos de história. Através de encenações do Taca, conheci muitas histórias de Nova Friburgo jamais contadas.

Estou cada vez mais convicto de que um homem se faz de suas bandeiras. Se ao fim de tudo um homem tiver que ser resumido, serão as bandeiras que carregou em vida que contarão a sua história. Jane Ayrão tem no Taca, em Nova Friburgo e na arte suas bandeiras. Jamais poderá ser esquecida. É dela que vem essa força do grupo que se mantém ao longo do tempo. Como diz ela, arte é tudo aquilo que não cabe, extrapola, invade. O Taca é isso... Invade, extrapola, não cabe em uma homenagem ou texto. 

Através da idealista Jane Ayrão, o Taca foi expandido a todos os colégios de Nova Friburgo, não só aos alunos do Colégio Anchieta, cumprindo assim com o papel inclusivo da arte. Jane prova assim ter mais que espírito de artista, mas alma de educadora.

Ao completar esses 40 anos, há que se lembrar de muitos que hoje aí estão em cena nos palcos ou em outros setores da sociedade, graças à bela formação que receberam naquele majestoso teatro — um dos mais bonitos do país. Mas não é a beleza arquitetônica do teatro do Anchieta que transforma alunos em artistas, mas o carinho do olhar, do orientar, dividir e, junto a outros, se somar. Dos pequeninos, passando pelos adolescentes e jovens aos funcionários e professores, o Taca é um grande abraço a todos esses que fazem da vida uma grande arte.

Um grande viva ao Taca! Uma salva contínua de aplausos por essa marca de 40 anos que abrem caminho para outros 40! 


Lei Seca na Copa (1)

A Operação Lei Seca intensificará a sua atuação na Copa do Mundo em todo o estado. Todo o efetivo estará à disposição, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, realizando ações de conscientização e fiscalização, de dia e à noite. 


Lei Seca na Copa (2)

Cerca de 250 agentes vão percorrer áreas estratégicas da Região Metropolitana e de cidades de médio porte do interior, como Nova Friburgo, levando a mensagem da campanha. As campanhas educativas serão realizadas antes das partidas do Brasil. As blitzes terão início imediatamente após o término dos jogos. 


Lei Seca na Copa (3)

Ou seja, serão realizadas fora do horário convencional, ainda com o dia claro. Nos demais dias, a Lei Seca mantém seu cronograma inalterado. Símbolo do projeto, o tradicional balão da Operação ganhará tons de verde e amarelo e aparência de uma bola de futebol, em referência ao Mundial. 


Operação Camisa 10

O Procon deu início à Operação Camisa 10, que vistoria hotéis de todo o estado. A ação começou pela capital, por ser a sede da Copa do Mundo. Dos 11 estabelecimentos fiscalizados nessa semana, 80% foram autuados e multados por diversas irregularidades, especialmente por conta de alimentos impróprios para consumo. A operação segue nos próximos dias e vai vistoriar hotéis também no interior do estado.


SMS desastres naturais (1)

O Ministério Público Federal, a Defesa Civil estadual e as operadoras de telefonia móvel fecharam acordo para ampliar o envio de mensagens para celulares dos moradores do Estado do Rio quando houver risco de desastres naturais. Os alertas da Defesa Civil dos municípios serão enviados gratuitamente para telefones celulares de pessoas previamente cadastradas. O sistema de Nova Friburgo é pioneiro nesse campo e agora ganha força estadual.

 

SMS desastres naturais (2)

As mensagens informarão o tipo de desastre que pode ocorrer, dia previsto, detalhes sobre a localização e recomendações para os moradores. Para que os interessados recebam as informações é preciso se cadastrar. Nas operadoras Vivo, Tim e Oi, é preciso mandar para o número 4000 a palavra DCRJ. Os usuários da operadora Claro usarão o número 889. Para a Nextel ainda será disponibilizado um número.

 

Assaltos a ônibus (1)

O estado do Rio de Janeiro registrou um aumento de 38% no número de assaltos a ônibus, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP).  Segundo o ISP, em março de 2013, foram registrados mais de 460 roubos no estado. No mesmo período deste ano, o número subiu para 639.

 

Assaltos a ônibus (2)

Com o sistema de monitoramento por câmeras instaladas pela empresa de ônibus local, Nova Friburgo não segue a tendência estadual e vê redução nos assaltos. Na cidade, diferentemente do estado, os assaltos são feitos ao cobrador. Na Região Metropolitana, além do cobrador, os passageiros também são assaltados. 

 

Palavreando

O coração é incerto e há certos motivos na vida que nos levam a coincidências sem fim. 

A Humedica Brasil está completando 20 anos em Nova Friburgo. Financiada por alemães, a instituição localizada no 3º distrito

(Campo do Coelho) atende a dezenas de famílias. Uma grande confraternização, com a presença de diversas personalidades

estrangeiras e nacionais, marcou a data e reforçou o compromisso da Humedica com o município  

 



TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.