Colunas
Observatório - 22/05/2012
Encontro do Futebol Friburguense
Glória aos bons tempos que não morrem jamais
Engana-se quem pensa que o Esperança, o Fluminense, o Serrano, o Friburgo, o Conselheiro e o Bom Jardim não existem mais, pois persistem. Persistem nos olhos daqueles que, ainda que saibam que essas instituições tenham passado ou evoluído para novas realidades, se mantêm vivos em memórias, reencontros, fotografias. São histórias com cheiro. Cheiro de lama, da grama molhada, da terra batida, do suor escorrendo pelo rosto, da água sagrada dos massagistas... Cheiro de torcida que lotava as arquibancadas.
Tudo isso volta com grandeza a cada ano no mês de maio, quando ocorre o Encontro do Futebol Friburguense. Encontro de grandes! De gente que escreveu não só a história do futebol local, mas a história da própria cidade; afinal, o esporte está para Nova Friburgo como as montanhas estão para a serra! Encontro de muita gente que nem gosta de sair de casa, mas que quando chega lá e se vê de novo, de certa forma, naqueles saudosos tempos, não quer ir embora. E fica lá, por horas e horas, não pela cerveja ou pelo churrasco farto, mas pelos companheiros de jornada de vida!
E aí há que se reconhecer o trabalho idealista de cada um que forma a comissão que organiza a festa. De Edinho a Ronaldo Lálá! De Lindemberg a Élson. De Lenga a Já Morreu! Cada um é importante na tentativa de sucesso em manter acesa a chama da história que direciona mesmo àqueles que não viveram esses tempos gloriosos de nosso futebol, a perpetuá-la e quiçá, reescrevê-la com novos personagens em novos tempos!
Aí, ao ver cada um daqueles rostos com sorrisos abertos e olhos nostálgicos e felizes, invade a alma a Balada n° 7, hino dos ex-jogadores, e de alguma forma o coração responde: “Estou aqui, estou aqui, eu não passei, o que era doce, ainda mais doce ficou, cadê você, cadê você, estou aqui, no videotape do sonho, a história gravou”.
Sim! Quem viveu não esquece jamais! E quem não viveu, tem a obrigação de reverenciar! Que venha o 6° Encontro!
Disque-Denúncia Eleitoral
O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro), a partir de agora conta com o Disque-Denúncia Eleitoral contra propagandas irregulares dos candidatos, tendo em vista as eleições municipais para prefeito e vereadores nos 91 municípios do estado.
Propaganda pré-eleitoral
A população poderá denunciar, por exemplo, a colocação de faixas de agradecimento a algum político, comuns nesta fase que precede a campanha eleitoral, com início oficial no dia 6 de julho. O serviço de Disque-Denúncia atende todo o Estado através dos números (21) 3513-8144 e (21) 3513-8249, que inclusive aceitarão ligações a cobrar.
Denúncias também por e-mail
As denúncias também podem ser feitas pelo e-mail denunciapropaganda@tre-rj.jus.br. As denúncias da população são recebidas das 11h às 19h, de segunda a sexta-feira, sem que o cidadão precise se identificar.
Montagem da MaiFest
O prefeito Sérgio Xavier explicou em entrevista no programa de rádio da Prefeitura a montagem de parte da estrutura da MaiFest antes mesmo da licitação. Segundo Serginho, às vésperas da data da licitação, apenas uma empresa havia se apresentado como interessada.
Explicações sobre a licitação
O dono dessa empresa propôs à Prefeitura correr o risco de começar a montagem para evitar problemas na abertura do evento. Caso houvesse outra empresa e caso essa fosse vencedora, o dono da empresa teria que desmontar o que já porventura estivesse feito. No fim das contas, apenas uma empresa se apresentou e venceu a licitação.
Avaliação positiva
Os organizadores da MaiFest consideraram o evento um sucesso. A proposta de focar no chope e não nos shows, na avaliação deles, deu certo! O dia de maior movimento, no entanto, acabou sendo mesmo o da principal atração: Preta Gil.
Friburguense
Última semana de preparação do Friburguense para a estreia no Brasileiro da Série D, que começa neste fim de semana. O time trabalha nessa reta final em tempo integral. A ideia inicial é viajar na manhã de sábado, 26, rumo a Divinópolis, local da estreia contra o Guarani Mineiro. Mas pode mudar, tendo em vista a longa viagem de mais de 400 km.
Preparação para a Série D
Na preparação, o Frizão fez dois amistosos. Empate de 2 a 2 com o Duque de Caxias e goleada de 4 a 1 sobre o Ascaer, da Ilha do Governador. Sendo que no segundo, jogaram apenas os reservas. O amistoso contra o Madureira, na última sexta, 18, foi cancelado, por problemas no ônibus do clube.
Greve na UFF Nova Friburgo
A UFF Nova Friburgo também deve entrar em greve geral. Os professores da UFF decidiram entrar em greve, a partir de hoje, 22. A Greve Nacional já possui indicativo de paralisação em 34 universidades federais. A tendência é que, em breve, os técnico-administrativos também deflagrem greve.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário