Colunas
Observatório - 22/03/2012
Cavaleiros da Esperança. PCB e PCdoB: 90 anos do comunismo no Brasil
Quase um centenário depois, o comunismo continua vivo. Mais do que Marx e seu manifesto, continua vivo aquele sentimento de um mundo melhor, mais humano, mais igualitário. Mais do que relembrar Luiz Carlos Prestes, relembramos Chico Bravo, Arquimedes de Brito, Costinha, Rico, Licínio Teixeira, Humberto El-Jaick, Aristélio Andrade e tanto outros de agora e de ontem. Seguidores de um sonho, cavaleiros da esperança!
Trabalhadores em luta! Trabalhadores em busca da justiça mais difícil de todas: a justiça social! Socialistas do tipo revolucionários que não se rendem a ordens opressoras, modismos partidários ou ditaduras passageiras. Gente que acredita num sonho de nação forte com povo forte! De nada adianta um país rico, com povo pobre. Além das falácias ou dos slogans dos marqueteiros, país rico é país sem pobreza!
Assim, mais do que dois partidos que completam 90 anos de fundação, completa quase uma centena de anos o jovem ideal de contemplar as cidades, estados e países com a audácia de vencer vaidades e libertar, libertar-se das artimanhas consumistas que degradam a natureza e a alma. Ignorar as acusações de subversão e ter capacidade para estender a causa a outros e mais outros que descartam o moralismo sem argumentos e gritam para que seja respeitada a humanidade digna do direito de ter fé na espiritualidade que não sai das catedrais, mas sim do peito de quem sabe o que é sofrer. Gente que dá a cara à tapa ao ponto de, seguindo os discursos do Che, entregar a própria pele.
Não sei se até hoje existe gente assim, capaz de entregar a própria pele pelo que acredita, mas se ainda existe um ou dois, me dou e sei que um ou outro se dá o direito à felicidade de quem sabe que tem companheiros.
Perseguidos, algemados, aniquilados, o Brasil, Nova Friburgo, deve muito ao movimento comunista que lutou pelos operários; morreu pelos marginalizados da sociedade; que levantou enxadas e foices pelos homens do campo; não aceitou, ainda que fosse obrigado, às ditaduras descaradas e às ocultas também; que gritou pela democracia; reivindicou e conquistou e que reivindicou e também perdeu lutando. Lutando sempre! Lutando até hoje, ainda que seja tímida a guerra pelos velhos, mas ainda atuais ideais!
Ah! Sonhada revolução vermelha tão distante nesses tempos de redes sociais de bytes e fibras ópticas! Companheiros contra a opressão! Novos tempos de velhas batalhas jamais perdidas! Trincheiras divididas por esforço mútuo de quem não sabe o que é desistir!
Parabéns poucos, mas fervorosos militantes dos sonhos que se mantêm sobre o colo dos cavaleiros da esperança, que não se entregam jamais!
Convocação de concursados
A Polícia Militar do Rio de Janeiro vai convocar 4 mil aprovados no concurso de 2010 para ingressar no Curso de Formação de Soldados da PM. Ao todo serão convocados 3 mil e 500 homens e 500 mulheres.
Formação em Nova Friburgo
A previsão é de que, a partir de maio, a cada mês, até dezembro, 500 novos aprovados sejam convocados. Nova Friburgo receberá parte desses convocados, tendo em vista que tem a única escola de formação de PMs do interior do estado.
Isenção de taxa vestibular à distância
Estão abertas somente até depois de amanhã, 24, as inscrições para os interessados em pedir a isenção de pagamento do vestibular do Cederj do segundo semestre. O mesmo prazo vale para a pré-inscrição no Sistema de Cotas. As orientações, regras e a documentação exigida para a inscrição estão disponíveis no site www.vestibular.cederj.edu.br.
Cederj no Ciep Olaria
Em Nova Friburgo, desde a tragédia climática do ano passado, o polo funciona em novo endereço, no Ciep de Olaria, na Via Expressa. No município estão disponíveis os cursos de ciências biológicas e pedagogia. Há vagas para outros cursos na região como matemática e história, nos polos de Cantagalo e Santa Maria Madalena.
Taxa de incêndio
O estado iniciou a distribuição dos boletos de cobrança da taxa de incêndio 2012. O pagamento começará em 16 de abril para os imóveis com final de inscrição 0 e 1, e terminará no dia 20 do mesmo mês. Os valores da taxa vão de R$ 20,07 a R$ 1.203,95.
Casas isentas da taxa
Casas com área construída de até 50 metros quadrados estão isentas do pagamento do tributo. Se for apartamento, deverá ser feito o recolhimento, mesmo que tenham menos de 50 metros quadrados de área construída. Os contribuintes que não receberem o documento até o dia 5 de abril poderão imprimir a 2ª via pelo site www.funesbom.rj.gov.br.
Remédios sem aumento
Mais de oito mil medicamentos disponíveis nas prateleiras das farmácias não vão sofrer qualquer tipo de aumento. Alguns remédios como anunciado sofrerão aumento de até 5,85%. Entre os remédios que não terão aumento estão produtos como a ritalina, indicado para o tratamento de déficit de atenção, e o antirretroviral para pacientes com HIV.
Jogos em casa
Longe de casa há quase um mês, o Friburguense tem nessa reta final de Estadual um equilíbrio maior. Faz dois jogos em casa e dois fora. Olaria e Botafogo, fora e Madureira e Bonsucesso, em casa. Só para se ter uma ideia, dos últimos 7 jogos o time fez apenas um em casa.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário