Colunas
OBSERVATÓRIO - 22/01/2015
quarta-feira, 21 de janeiro de 2015
Hoje é dia
- da Vila Brasileira
- dos Heróis Nacionais em São Vicente e Granada
O dia
Hoje é aniversário da Loteria Esportiva, que foi instituída no Brasil em 1970. Ela premiava quem acertasse o resultado de 13 jogos de futebol. As regras do jogo pouco mudaram de lá para cá.
Coisa boa de fazer
Observar
É da natureza do homem observar e aprender com o que observa. Observar é ser parte do mundo, sem necessariamente estar de frente, atuando. É perceber. É oportunidade de aguçar a sensibilidade e vestir o dito popular: "Os olhos não veem, o coração não sente”.
Observar é ganhar experiência sem estar experimentando. É aquietar um pouco a hiperatividade e se permitir a análise. Deveria ser direito garantido na Constituição tempo para que cada um de nós pudesse diminuir o passo, desligar o som das nossas cabeças e observar o que o mundo produz.
As pessoas fazendo o que fazem e o que não fazem quando ninguém está olhando. O comportamento milagroso da natureza. O dia a dia do dia a dia, mas também as perdas de lógica dos dias.
No entanto, observar perde a sua poesia se houver preconceito. É preciso se livrar das amarras, porque amarras são perigosas e nos distanciam da ingenuidade. Ser ingênuo não tem nada a ver com ser ignorante. Ser ingênuo ou estar ingênuo é estar puro e por ser puro, ter fé no que as pessoas dizem e como o mundo age.
Observar é uma das coisas boas de fazer. Vá lá! Escolhe uma hora no seu dia para só observar. Observe aquilo que, aparentemente, passa despercebido e descobrirá maravilhas.
Habilitação suspensa
O Detran divulgou três listas de motoristas que ultrapassaram 20 pontos na carteira de habilitação. Os que já tiveram o processo julgado devem entregar a carteira. Ao todo, nas três listas, estão 14.070 motoristas. A lista de motoristas que tiveram habilitação suspensa pode ser conferida em www.detran.rj.gov.br.
Reforço no turismo (1)
Cinco regiões devem receber seminários nos próximos meses, dentre elas a Costa Verde, Vale do Café e Serra Imperial, que contempla Nova Friburgo. Os encontros vão reunir empresários e representantes das prefeituras dos municípios localizados nessas regiões. A previsão é de que o primeiro encontro seja realizado após o carnaval.
Reforço no turismo (2)
A ideia é discutir uma série de assuntos, entre eles o cadastramento da rede hoteleira, o marketing turístico das cidades e a capacitação de mão de obra. Em Nova Friburgo, a expectativa é intensificar o uso das redes sociais e outros meios de comunicação. Está prevista a criação de um site com o conteúdo turístico de Nova Friburgo e região.
Transplantes (1)
Houve aumento na concretização de doações de órgãos no Estado do Rio em 2014. Foram feitos 1.547 transplantes de órgãos e tecidos em 2014, um número 8,4% superior às 1.428 cirurgias de 2013. O crescimento é ainda maior quando consideramos apenas os transplantes de órgãos (fígado, rins e coração): 661 no ano passado contra 587 transplantes do ano anterior.
Transplantes (2)
O estado fechou o ano com uma média de 17 doadores por milhão de habitantes, se igualando aos indicadores da Finlândia e deixando para trás países como Canadá, Austrália, Holanda e Suíça. O índice estadual acaba puxando a média brasileira e é maior do que o indicador nacional registrado ao final de 2013, que era de 13,2 por milhão de habitantes. Porém, a fila continua grande, apesar dos números positivos.
Observando...
Cinco notícias que talvez você não tenha visto
- Direito na UFF tem maior nota de corte no Sisu
- "Ar condicionado” bate recorde de buscas no Google
- Marília Gabriela anuncia saída do SBT
- Amazon tenta quebrar hegemonia da Netflix na web
- Famosas vinhetas esportivas da Rádio Globo param na Justiça
Palavreando
Na estrada da vida as paisagens vão ficando no retrovisor e o que era lindo fica apenas na lembrança de que foi vivido.

O bloco mais friburguense do carnaval carioca já está preparado para se destacar mais uma vez neste ano. O Bigode
Serrano já desfila com a sua camisa desta edição. A ideia de um grupo de amigos vem acumulando
adeptos e já tem programado o seu desfile pelo Rio de Janeiro: 7 de fevereiro

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário