Colunas
OBSERVATÓRIO - 21/10/2014
segunda-feira, 20 de outubro de 2014
Hoje é dia
- do Contato Publicitário
- do Despachante Público
- da Iluminação
- do Lixeiro
- Nacional da Alimentação na Escola
O dia
Em 21 de outubro de 1978, os generais Geisel, do Brasil, e Stroessner, do Paraguai, oficializaram o início da construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu.
O sonho de ser grande
Estamos no mesmo barco. Ainda que existam rivalidades evidentes entre os chamados clubes pequenos, é difícil não torcer pelos acessos de Madureira e Macaé da Série C para a B. Torcidas rivais, lado a lado. Dos quatro grandes, dos tantos pequenos. Emocionante e até inesperado.
Quando um ascende, todos ascendem juntos. Novos caminhos são abertos. A lógica da rivalidade pela rivalidade afundou o futebol fluminense. É a alteração dessa lógica que pode, a longo prazo, salvar o nosso futebol, ainda asfixiado por um pensamento velho e arcaico de que quanto pior estiver o adversário, melhor.
Não é bom para o futebol do Rio que o Vasco esteja na segundona ou que o Botafogo esteja nela no ano que vem. Não é bom para o futebol carioca que os nossos representantes sequer tenham se classificado para a segunda fase da Série D do Brasileiro. Não é bom para o nosso futebol que o Duque de Caxias tenha sido rebaixado da Série C para a D.
A tarefa de Madureira e Macaé em subir para a Série B do Brasileiro não é das mais fáceis. A derrota do Madureira, em casa, para o tradicional CRB complicou em muito o sonho que nunca esteve tão próximo. O empate do Macaé sem gols, também em casa, diante do Fortaleza, não é tão catastrófico assim. Porém, vencer o Fortaleza lá é quase impossível. Para quem bateu na trave no ano passado, quem sabe, nesse ano, com a força de todos, não chegue lá!
Vale a torcida e a compreensão de todos que o acesso de ambos é o melhor para todos os demais pequenos e os quatro grandes. É o melhor para o desanimador futebol do Rio.
Observando...
Cinco notícias que talvez você não viu
- OCDE acredita na recuperação brasileira após as eleições
- Rio tem maior número de bens culturais roubados
- Arqueólogos acham esfinge de "Os dez mandamentos”
- Itália vai pagar a famílias bônus de 80 euros mensais por bebê
- Jogador celebra gol com pirueta, cai e morre na Índia
Emprego setembro (1)
Nova Friburgo foi o sétimo município em geração de empregos no Estado do Rio no mês de setembro. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, foram 1.889 admissões e 1.602 demissões, saldo positivo de 287 empregos.
Emprego setembro (2)
Em setembro, Nova Friburgo ficou atrás do Rio de Janeiro, que gerou 8.473 novos postos de trabalho. Em 2º no Estado ficou São Gonçalo (769), seguido de Volta Redonda (607), Saquarema (426), Macaé (422) e Niterói (420). Nova Friburgo foi o município com melhor desempenho no mês em toda a Região.
Nova Friburgo habilitada
Nova Friburgo está capacitada pelo Incra para cadastrar propriedades rurais. Outros 16 municípios do estado também foram habilitados para realizarem atualizações cadastrais e emitirem certificados de médias propriedades rurais. A medida visa descentralizar e desafogar as superintendências da autarquia na Capital Fluminense.
Carnaval 2015 (1)
Continua tenso o clima para o Carnaval 2015. Neste momento, apenas uma escola de samba está confirmada para o desfile, a Unidos da Saudade. A Liga e a própria Prefeitura estariam empenhadas em tentar convencer a Imperatriz e a atual campeã Vilage a desfilarem, assim como o Alunão.
Carnaval 2015 (2)
A força-tarefa até inclui conversas no sentido de que se faça desfiles mais simples, sem concurso, o que contrariaria o investimento da Saudade que já está preparada para o desfile com tudo o que tem direito. Na atual tendência, blocos e a Saudade devem desfilar no domingo de carnaval, não tendo o tradicional desfile de sábado.
Palavreando
Vivemos um novo tempo, num velho mundo, cada vez mais caduco e doente.

Dentro da janela tem um cartão-postal. Tem um cartão-postal dentro da janela. Os Três Picos, em Salinas,
podem ser vistos de vários ângulos e, de qualquer um deles, é igualmente lindo

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário