Observatório - 21/05/2014

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Hoje é dia

  • da Língua Nacional
  • do Profissional de Letras
  • Mundial para o Desenvolvimento Cultural
  • do Enxadrista
  • Estadual do Agente de Vigilância


O dia

Há 110 anos, ocorria o primeiro congresso da Fifa. O encontro foi realizado em Paris. Somente em 1930 ocorreria a primeira Copa do Mundo, 26 anos depois do primeiro congresso da entidade, que atualmente tem mais países filiados do que a ONU.

 

O despertar que desperta: O Despertar da Primavera 

Os artistas e suas manifestações são essenciais para a compreensão e evolução da sociedade. A coragem de ser artista de fato e de direito está no cumprimento desse dever: ser o elo entre o que foi e o que deve ser. O tal ponto de interseção que antecipa o futuro e o traz para o agora. 

O Despertar da Primavera, mais novo musical do talentoso Bernardo Dugin, extrapola o seu papel do antes e depois. É um divisor de águas. Nada será como antes... É ousado, polêmico e necessário. Acima de tudo necessário. E nada, absolutamente, é desnecessário na montagem. Tudo se encaixa perfeitamente e até as cenas consideradas mais polêmicas casam com o contexto. Aliás, onde muitos veem polêmica, eu sinto poesia. A poesia também deixa o queixo nas mãos. Se assim faz, logo foi sentida, mais que apenas percebida.

"Vergonha nada mais é do que produto da educação...” Talvez a grande lição do musical esteja na fala de Melchior, vivido por Bernardo Dugin. Vergonha é não ser feliz! Despertemos para a felicidade que mora no íntimo de cada um. 

Bernardo Dugin mais uma vez acerta a mão e demonstra sua maturidade como artista e produtor. Poucos têm a qualidade de realizar como Bernardo. Raros são os artistas que conseguem produzir, dirigir, cantar, sapatear e atuar como Dugin. O melhor e mais singular? Ele faz tudo isso com extrema competência, próxima ao sobrenatural. Mais que um presente ao Taca (Teatro Amador do Colégio Anchieta) pelos seus 40 anos, é um presente à cidade, com um espetáculo que é um verdadeiro soco no estômago da hipocrisia. Ele contempla Nova Friburgo dando oportunidade a uma série de jovens que tiveram a chance de subir ao palco pela primeira vez. Não decepcionam, para não dizer que surpreendem.

Destaque para a audácia de Pedro Borges e Matheus Moliari, que têm almas de artista. Só assim para mergulhar na difícil missão de seus personagens. Letícia Lobo convence no papel principal, mas acima de tudo pela bela sintonia com o protagonista Bernardo. Suas falas se estabelecem pelo olhar. Esqueçam o Miguel Toscano de Old&Gold e se surpreendam com ele roubando a cena, em uma atuação formidável. Jovial, malandra... E, quando canta, os ceús descem à Terra. Lembra os intérpretes das canções dos filmes da Disney. Por falar em céu descer à Terra, Anike Couto é um anjo cantando. Quando a luz mira nela e sua voz incendeia, a reação estupefata da plateia é natural. Anike é uma artista completa: canta, comove, interpreta, se move de tal forma que carrega as cenas de veracidade. Nada a acrescentar ao já comprovado talento do experiente Wilson Wagner, assim como os demais adultos, que deixam os jovens brilhar, sem a vaidade de serem também maestrais. 

Por tudo isso, é justificável a ansiedade do público em aplaudir mesmo quando a música não terminou ou a cena não se finalizou. Você sairá do espetáculo com as músicas se repetindo na cabeça e vai se pegar cantando-as pelas ruas da cidade, despertada por uma primavera não tão longínqua assim. O Despertar de Bernardo Dugin encurta esse caminho.  


Expo Cordeiro (1)

A maior exposição agropecuária da região ainda não teve a programação divulgada. O evento está confirmado para 12 a 20 de julho, voltando a ter nove dias de festa. Enquanto isso, foram abertas as inscrições para o Concurso Garota e Garoto Cordeiro 2014.


Expo Cordeiro (2)

Até o dia 30 de maio, estão abertas as inscrições para um dos mais tradicionais concursos de beleza do interior, o Garota Cordeiro, que este ano também escolherá o representante da beleza masculina. As inscrições podem ser feitas nas Secretarias de Turismo ou de Cultura, no Centro Cultural Ione Pecly, em Cordeiro. 


Expo Papucaia

De 12 a 15 de junho será realizada a tradicional exposição de Cachoeiras de Macacu, no parque de Papucaia. Péricles abre o evento no dia 12. Dia 13, sobem ao palco Victor e Léo. Israel Novaes comanda a festa no dia 14. Jorge e Mateus fecham a exposição no dia 15. Todos os shows terão entrada franca, com exceção de Jorge e Mateus.  


Água em Bom Jardim (1)

Bom Jardim é mais um município da região contemplado com obras que visam aumentar a oferta de água, através da Funasa. O município receberá recursos da ordem de R$ 5,4 milhões, para a implantação de adutoras, estação para tratar 20 mil litros/hora, leito de secagem de lodo e elevatória com capacidade para bombear 10 mil litros/hora. 


Água em Bom Jardim (2)

Serão ainda feitas 450 ligações domiciliares e construído reservatório com capacidade para armazenar 100 mil litros de água, beneficiando especialmente a região de Barra Alegre, que contará com aumento da oferta de água, e garantia da qualidade da mesma. Além de Bom Jardim, Cantagalo e Madalena já haviam formalizado o benefício federal.


Greve Polícia Civil (1)

Policiais civis do Rio fazem paralisação por 24 horas nesta quarta-feira, 21. O movimento é em tom de advertência, para que o governo cumpra com a pauta de reivindicações da categoria, que inclui reajustes salariais de 80% e a incorporação das gratificações, especialmente a dos policiais que trabalham em delegacias legais, que é de R$ 850.


Greve Polícia Civil (2)

Um efetivo de pelo menos 40% de policiais nas delegacias será respeitado, segundo os dirigentes da paralisação. Não se sabe, ao certo, se a 151ª DP vai aderir à paralisação ao longo deste dia.


Palavreando

Não há aventura e desventura que te mude mais, que te transforme mais, que te dê mais sobrevida do que o amor.

Hoje, 21, tem mais atividades nas discussões sobre a Luta Antimanicomial. No fim de semana, foi realizado o Ato Louco, com uma série de atividades promovidas pelo Grupo de Artes Theatro Dona Eugênia. A pauta trata das políticas públicas na área de saúde mental



TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.