Observatório -21/03/2013

quinta-feira, 21 de março de 2013

Um novo papa

Qualquer que fosse a religião de cada um, cristão ou não, o mundo parou para assistir à escolha do novo Papa. Católicos fervorosos, praticantes, pouco praticantes ou apenas por conveniência (para dizer que tem uma religião) se emocionaram com a escolha, assim como respeitosamente fizeram aqueles de outras religiões. 
No Brasil, a mídia conseguiu atrair toda a atenção para o evento, mais do que conseguiu para o substituto do falecido João Paulo II. Atenção conseguida graças a real possibilidade de se ter um papa brasileiro. Aí, a nacionalidade pesa! Por mais que digam que não influencia, muitos gostariam de ver um brasileiro escolhido. 
Ainda que houvesse a possibilidade, poucos eram os que realmente achavam que a Igreja Católica iria virar o olhar para o novo mundo e deixaria um pouco a sua estirpe europeia. Para surpresa de todos—virou! Sinais dos tempos? Por mais que se acredite na força do Espírito Santo e reconheço que é buscada através da oração de cada cardeal e cada fiel, a escolha também é política. Afinal, o papa também é um chefe de estado, eleito por eleições indiretas. 
Venceu um argentino que não era apontado como favorito. Pela primeira vez um papa latino-americano! Pela primeira vez um jesuíta! Pela primeira vez um Francisco que por ser o primeiro será apenas Francisco! O seu papado começou oficialmente terça, 19, quando houve a cerimônia de entronização. Mas a esperança de seu papado se iniciou a partir da fumaça branca que fez todos pararem em frente à televisão! Um papa pop! Um papa carismático! Um papa simples! Um papa humano! O histórico de Jorge Mario Bergoglio aponta para todas essas características. Era o que o mundo queria! Exatamente o que a Igreja Católica precisa para se simplificar e se aproximar das pessoas!  
Mas a Igreja Católica precisa de muito mais, e, não sou eu que digo, mas os próprios especialistas! Precisa recuperar a confiança de muitos com atitudes veementes contra a pedofilia, quanto à questão das mulheres na igreja, as suspeitas de fraudes no banco do Vaticano. Essas questões são muito mais fortes do que seus posicionamentos quanto aos métodos contraceptivos e o casamento de pessoas do mesmo sexo, uma vez que parece ponto comum contrário entre todas as religiões com base na Bíblia.
A esperança de um papa que sobressaia e lidere com sabedoria as reformas pertinentes mais do que propriamente a revolução na secular Igreja Católica recai sobre o homem simples que andava de ônibus e recusa o ouro e a pompa de todos os papas anteriores. Seu nome é Jorge Mario, sua escolha é por Francisco, agora sua santidade para um novo tempo com os velhos costumes de família!

Viaturas policiais com câmeras
Até o fim do ano pelo menos dois mil carros da PM terão câmeras de monitoramento. As cem primeiras viaturas da Polícia Militar que circulam com câmeras que captam imagens em alta definição estão no Batalhão de Polícia Militar de Niterói e no de São Gonçalo. Os equipamentos que registram as ações dos policiais durante 24 horas por dia ainda estão em fase de teste. 

Rota e localização
A previsão é de que, até o fim do ano, dois mil veículos de todos os batalhões do estado ganhem os kits de videomonitoramento. O investimento é de R$ 18 milhões. As duas câmeras instaladas em cada viatura gravam até imagens noturnas, além de registrar a rota e localização das equipes da corporação. 

Transparência e segurança
O comandante do batalhão ou o comando da Polícia Militar poderão assistir às movimentações em tempo real, via 3G. Todo material capturado também é transmitido via wi-fi para um sistema de armazenamento da corporação, onde ficará arquivado por 60 dias. A ideia é trazer mais transparência e segurança ao trabalho policial. As imagens também serão utilizadas em treinamentos de equipes. 

Sobrepeso e obesidade
O Brasil passou a ter nesta semana a Linha de Cuidados Prioritários do Sobrepeso e da Obesidade no Sistema Único de Saúde. A portaria prevê atividades desde cuidados essenciais com o excesso de peso, orientação e apoio à mudança de hábitos, até os critérios rigorosos para a realização da cirurgia bariátrica.

Cirurgia bariátrica
Com as regras, a avaliação clínica passa a ser determinante para a autorização da cirurgia e não mais a idade. Com isso foi permitida a redução de 18 para 16 anos a idade mínima para realizar o procedimento, em casos em que há risco ao paciente. A idade máxima para a realização da cirurgia bariátrica, que até então era de 65 anos, também foi alterada. 

Friburguense
Após as pazes com a vitória na última rodada, o Friburguense segue a sua preparação para a partida de domingo, 24, 16h, contra o Volta Redonda. O time terá uma sequência de duas partidas fora de casa. Além do Volta Redonda, o time enfrenta o Botafogo, no Engenhão. O retorno para casa será no domingo de Páscoa 31, quando recebe o Olaria.

Matemática
A sequência é difícil, mas o time está motivado em busca de seus objetivos. Pelas contas, o Frizão está a 4 pontos de se livrar definitivamente de qualquer possibilidade de rebaixamento. O time está a 3 pontos da zona de classificação para o Brasileiro da Série D e a 2 da zona de classificação para a Copa do Brasil 2014.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.