Observatório - 21/01/2014

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Hoje é dia

  • Mundial da Religião

 

O dia

Há exatos 24 anos, o cantor Frank Sinatra chegou ao Brasil para a única apresentação que fez no país. O show entrou para o Livro dos Recordes por ter sido o maior público numa apresentação solo: 175 mil pessoas.

 

Com o pé esquerdo

O Campeonato Carioca teve início confirmando as expectativas de que os grandes teriam dificuldades por conta do curto período de preparação para a competição. Apenas o Flamengo conseguiu vitória. O Fluminense foi o único derrotado, enquanto Vasco e Botafogo empataram seus confrontos. Entre os pequenos que se enfrentaram, apenas o Friburguense foi derrotado, em casa. Mau começo que pode determinar prematuramente a saga do Tricolor da Serra na competição.

O jogo contra o Duque de Caxias, pela 2ª rodada, se tornou uma final. Com a derrota na estreia, a vitória fora de casa se tornou essencial. Principalmente porque na 3ª e 4ª rodadas os adversários são nada mais nada menos que Vasco e Flamengo. Analisando pelo favoritismo, o Friburguense pode chegar à 4ª rodada sem nenhum ponto. Seria simplesmente trágico. Por isso, vencer o Duque de Caxias se tornou obrigatório. 

Na estreia, o Friburguense confirmou a qualidade no quesito criação. O meio-campo produziu excelentes oportunidades, que não se confirmaram em gols. É o velho problema do homem-gol, do matador, que o Friburguense não tem há alguns anos. Os dois gols do adversário foram por falhas da defesa. Pode parecer muito ruim, mas ao mesmo tempo dá esperança de que, evitando essas falhas, é possível confiar em melhores resultados. Há que se exaltar o Bangu, que tem qualidade e que dará trabalho. Olhando para frente. É vencer ou vencer o Duque de Caxias, para evitar a preocupação com rebaixamento. 

O campeonato começou e cada derrota significa três pontos a menos na totalidade possível. Em campeonato de pontos corridos não há segundas chances. Cada partida é final. Cada falha pode ser fatal. Pode ter jogado muito bem (o que não ocorreu), mas a derrota é sempre um péssimo resultado.

O Fluminense fez um bom 1ª tempo na volta de Conca e no retorno de Renato Gaúcho. Sucumbiu mais por conta do calor e do péssimo gramado do que propriamente por deficiências técnicas. Apesar da derrota, o ano parece que será melhor. Também, há como ser pior? 

Não dá para ser pior para o Vasco. Ainda sem todos os reforços, o Vasco dominou, mas perdeu pênalti, cometeu falhas e ficou apenas no empate com o Boavista. Não dá para mensurar ainda, mas o Vasco 2014 promete um ano menos infeliz.

O Botafogo teve de longe a pior estreia entre os quatro grandes, apesar do empate com o Resende. O atual campeão foi dominado e o resultado veio mais por sorte do que competência. 

Focado na Libertadores, o Flamengo, com um time de reservas e atletas que sequer ficam no banco, não teve grandes dificuldades para bater o Audax. O placar magro de 1 a 0 é o menos importante, afinal, foi o único grande a vencer. Saiu na frente!  

      

Mais policiais

A Polícia Militar formou 595 novos soldados. Eles serão designados para atuar em Unidades de Polícia Pacificadora. Assim, há a expectativa de que policiais atualmente nessas unidades possam ser transferidos para quartéis em todo o Estado. O número, no entanto, não deve ser animador. 


Viaturas Polícia Civil (1)

A Polícia Civil receberá mais 319 novas viaturas. Os veículos são totalmente equipados com sinalizador acústico visual e radiotransmissor, e contam ainda com sistema de manutenção periódica. Já foram entregues 99 carros, sendo divididos entre transporte de presos, perícia e viaturas ostensivas, todos caracterizados. 


Viaturas Polícia Civil (2)

Das 99 viaturas entregues do total de 418, 22 são para o Departamento de Polícia Técnico e Científica, 25 para a Divisão de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí e 25 para a Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense, além de delegacias da Capital, Baixada, Interior e Especializadas. 

 

Rio Macaé

Nova Friburgo agora é parceiro no projeto de conservação das águas do Rio Macaé, no trecho que fica dentro do município. Um diagnóstico socioambiental da região do alto curso do Rio Macaé já está programado. Também será feito um levantamento com produtores e proprietários de imóveis rurais que queiram participar voluntariamente do projeto.


Regularização fundiária

O Programa de Regularização Fundiária prevê 80 mil regularizações em todo o Estado do Rio até o fim deste ano. Os benefícios são para moradores de áreas pacificadas na capital e de áreas de risco no interior. O programa também visa a zona rural, onde a preocupação é fixar o agricultor em sua terra de origem. 

 

Palavreando

Sejamos perseguidos, mas não percamos o dom da honestidade, mantenhamos na trincheira da verdade para que não nos afastemos de nossas maiores dádivas e responsabilidades: a honra, a justiça e a liberdade.

 

 

Depois da chuva, a lama. Choveu rapidamente. Chuva típica de verão. Mas o suficiente para alagar pontos da cidade

que convivem com a situação desde a tragédia de 2011. Segundo especialistas, muitos pontos por conta de bueiros

entupidos e tantos outros por conta da vazão pequena das manilhas e/ou porque a demora em limpar a cidade

naquela época fez com que a terra petrificasse e tornasse ainda menor a vazão  



TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.