Observatório - 20/11/2012

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Ergue a taça, Fluzão!


Nada se compara, no esporte, à emoção de ver o vencedor erguer a taça ao alto! Ao mesmo tempo em que agradece aos céus, se reconhece pelo céu ter sido abençoado. É o clímax da glória! É o ápice da vitória! Vitória que não se fez de um jogo, caso seja um campeonato com final, mas de muitos jogos e de uma jornada longa!
Nesse ano, ninguém chegou nem perto de ser tão merecedor quanto o Fluminense! Quase todo campeão é legítimo. O deste ano ultrapassa a legitimidade! O Fluminense foi incontestável. Simplesmente sobrou na competição, o que para alguns fez com que o sempre muito acirrado Brasileirão se tornasse chato! Mas o Fluminense não foi um campeão chato ainda que em um campeonato chato! Chato aqui nada tem a ver com falta de qualidade! O Campeonato Brasileiro deste ano foi espanholado. Título definido com antecedência. Poucos times na disputa de fato! Lógico que pelo costume nacional, queríamos, incluam-se aí tricolores, aquele sufoco da reta final, aqueles jogos para a história... Mas quando um time é muito superior aos outros, só resta aplaudi-lo e reafirmar seu merecimento com o simples dizer: “Foi justo”!
O Fluzão venceu com toda a justiça! Sua conquista é benéfica para o futebol do Rio de Janeiro, que mais do que nunca pode ser chamado de futebol fluminense. Ninguém conquista dois títulos nacionais em apenas três anos! É sinal de que o trabalho tem sido bem feito! Mais do que isso! Se faz de homens sim, mas nunca de um homem só! Muricy Ramalho que se dane com sua soberba! Não foi ele quem conquistou o Brasileiro de 2010! Foi ele com um conjunto de pessoas. A prova está aí, agora! Obviamente que há destaques! Fred com sua capacidade incrível de fazer gols. Diego Cavalieri, um verdadeiro paredão que deu a segurança necessária para os seus defensores. Gum, Edinho, Leandro Euzébio. Thiago Neves, que é um craque. Deco, que ainda que jogue em poucas partidas é claramente um jogador referencial e diferente. E Welliton Nem—o craque do campeonato. Aquele que completa os demais. O maestro. O iluminado. Sem esquecer Abelão com sua liderança nata.
Merecido e é de dar orgulho ver o Fluminense erguer a taça perante a sua torcida! Os deuses do futebol têm motivos para com regozijo abençoarem essa conquista. O Fluminense é o legítimo campeão desse ano. O Fluminense tornou fácil conquistar o campeonato mais difícil do mundo! Por isso, a celebração justa e honrosa de quem realmente merece erguer a taça para delírio de sua apaixonada torcida! 
Parabéns, Fluminense! 
O futebol agradece!               


Ocupação hoteleira
A chuva prejudicou a ocupação hoteleira em Nova Friburgo. Segundo o Convention Bureau, 80% dos quartos estavam reservados para o feriado, mas a ocupação caiu pela metade após as notícias sobre Nova Friburgo na mídia nacional. 

Mídia negativa
A mídia negativa que se abateu sobre a cidade mais uma vez trouxe prejuízos. Poucos foram os veículos de comunicação que ressaltaram que técnicos da Defesa Civil Nacional que estiveram nas áreas mais atingidas da Região Serrana avaliaram que a situação estava controlada. 

Emergencial
Essas mesmas equipes também avaliaram, in loco, que as cidades ainda não precisam de recursos federais para ajuda emergencial, o que nada tem a ver com reconstrução de 2011. 

Facebook
Outro fator que prejudicou a cidade foram usuários das redes sociais, notadamente do Facebook. Muitos deles, ao postarem fotos de 2011 como sendo de agora ou ao protestarem legitimamente quanto a morosidade da reconstrução, confundiram aqueles que viriam, mas que em suas pesquisas se assustaram com o que viam.    

Vistoria
Os técnicos da Força Nacional de Emergência percorreram os municípios atingidos pela chuva da semana passada. Eles estiveram no loteamento Três Irmãos, passaram pelas cidades de Santa Maria Madalena e Trajano de Moraes. Outros pontos de Nova Friburgo também foram vistoriados. 

Monitoramento
A Região Serrana continua sendo monitorada 24h pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). O Inea mantém permanentemente seu serviço de alerta de cheias. Fato é que Nova Friburgo evoluiu consideravelmente com seus sistemas de alertas, tanto de gerenciamento local como de nível estadual e nacional.   

Friburguense
A delegação do Friburguense que passou cerca de dez dias em uma excursão no Japão tem chegada prevista ao Brasil hoje, 20. Na bagagem, três vitórias e um empate em quatro partidas realizadas. O elenco terá agora 15 dias de folga e se reapresenta no dia 5 de dezembro, quando inicia mais uma fase de preparação para o Estadual 2013.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.