Observatório — 20/10/2015

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Hoje é dia

  • do arquivista
  • do poeta
  • Internacional do controlador de tráfego aéreo

O dia

20 de outubro de 1951 - A I Bienal Internacional de Artes Plásticas foi inaugurada em São Paulo com a participação de 21 países com 1.800 obras.

Cateirada do Bem

Aplicativo propõe carteiradas em favor dos direitos do cidadão. Algumas leis que fazem parte do dia a dia do cidadão estão divididas em cinco categorias: lazer, compras, serviços, transportes e saúde. O aplicativo traz um resumo da lei, as penalidades previstas e oferece a possibilidade de denunciar seu descumprimento. Carteirada do Bem é gratuito e está acessível via Google Play, Apple Store, Windows Store e pelo site www.carteiradadobem.com.br.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu

  •  Brasil é um dos países que têm mais acúmulo de aposentadoria e outras rendas
  •  Meio milhão de cliente abandonam planos de saúde no país nos primeiros sete meses deste ano
  •  Contra crise, redes varejistas antecipam promoções
  •  Antes febre, grandes musicais começam a perder público no Brasil
  •  Mariah Carey cantará no Rio na virada por US$ 2 milhões

Palavreando

O amor é uma luta constante que pede cuidado e diversão.

Imoralidade e omissão: nosso futebol em crise profunda

É cada vez mais gritante a influência que a má política tem no futebol. No mar de denúncias que atingem dirigentes da Fifa, vemos uma CBF omissa por conta de seus principais dirigentes temerem respostas a qualquer movimento que façam.

As denúncias contra arbitragem feitas pelo presidente do Vasco, Eurico Miranda, apontam para verdades que todo mundo sabe, mas que ninguém tem coragem de colocar o dedo na ferida e seguir adiante. Pior: quem fiscaliza a CBF, a Justiça Desportiva, é tão ou mais mergulhada na má política.

Ou seja, o órgão maior do futebol, a Fifa, vive a maior crise moral de sua história. A CBF, órgão maior do futebol brasileiro, veste o escudo da imoralidade da Fifa para se esconder, espiar, ver se consegue salvar um ou outro dos seus. As federações fazem guerra entre si, com guerra entre os clubes nos seus porões.

Nesta história toda, aprofunda-se a crise do futebol brasileiro e o torcedor é um mero detalhe. Ah! Também é mero detalhe a ética que há muito não está nos dicionários da maioria de nossos dirigentes.  

Estiagem atinge nascentes (1)

O período de escassez hídrica prolongada desde 2014 atinge diretamente a agricultura local. O fenômeno que começou no Norte e Noroeste do estado, a partir dos meses de inverno, também atingiu os municípios serranos. A análise de parâmetros de precipitação e armazenamento de água no solo indicou que a falta de chuvas afetou especialmente as nascentes.

Estiagem atinge nascentes (2)

O programa Rio Rural Emergencial está trabalhando com ações contra os efeitos da estiagem. Em Nova Friburgo foram investidos R$ 3,5 milhões, com mais de 600 produtores atendidos. Recursos diretos, não reembolsáveis, foram repassados à produtores familiares para a recuperação de nascentes, replantios da Mata Atlântica e implantação de área de recarga.

Vasilhames de água mineral (1)

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), por unanimidade de votos, declarou inconstitucional a lei estadual que regulava a venda de águas minerais em vasilhames retornáveis. Pela norma, os recipientes de 10 a 20 litros deveriam ter a marca serigrafada da fonte envasadora.

Vasilhames de água mineral (2)

Segundo a decisão, a lei, de iniciativa parlamentar, ao estabelecer critérios de observância compulsória pelas empresas, invadiu a competência do Executivo, a quem cabe dispor, privativamente, sobre a matéria. A violação, de acordo com o relator, afronta ao princípio da separação dos poderes.

Foto da galeria
Carteirada do Bem
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.