Observatório – 20/05/2015

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Hoje é dia

  • do pedagogo
  • Mundial do Congregado Mariano

O dia

Há exatos 13 anos, terminava a ocupação do Timor-Leste pelas tropas da Indonésia, pondo assim o fim do Império Português. Hoje, 20, portanto, é dia de festa no pequeno país, que celebra a sua recente independência.

Palavreando

Você é fogo e sou palha. Você é oxigênio e eu combustão. Você é confusão e eu também.

Mais uma obra-prima de Vanjor

“O amor que não tem pressa é o amor que me interessa

O amor que não se esconde é o amor que se revela

Amor quando eu te vejo eu vejo e desejo

Tudo no amor se espera do início ao fim

Seja em nós o amor e amar seja o nosso fim”

Vanjor é o que chamamos de poeta cantor. Suas letras são verdadeiras poesias musicadas, com melodias que se não tivessem letra seriam também poemas. Sua voz invade e transforma o espaço. Conheci seu trabalho através de amigos. Comecei a acompanhá-lo pela internet e foi imensa a felicidade de ver seu show de lançamento do seu 1º EP “Bicho Grilo”, em Nova Friburgo. Um espetáculo épico, cheio de luz pela luz própria que o cantor e compositor traz consigo mesmo.

Vanjor, agora acaba de lançar a música “Amor que Invade”, que vale a pena ser ouvida. A canção inédita estará no seu próximo álbum. Como se já estivesse esgotada a temática amor, Vanjor prova que o amor nunca se esgota e o tal amor que não invade não se pode estar a fim.  

O representante da nova MPB faz com a nova canção deliciosa de se ouvir, no mínimo se igualar às suas demais canções reflexivas e com grande intensidade poética.  

“O amor que não se conta é o amor que não se pode ouvir

O amor que não invade é o amor que eu não tô afim

O amor que eu desejo é o amor que a gente tem aqui”

Uso de agrotóxicos (1)

Pesquisa publicada na Revista Acadêmica de Saúde Pública do Rio de Janeiro revela um dado que embora não seja novo é alarmante. Nova Friburgo usa 18 vezes mais agrotóxicos do que a média estadual. O pior é que a média estadual já é 5 vezes maior que a da Região Sudeste — que está entre os 5 que mais utilizam agrotóxicos.

Uso de agrotóxicos (2)

Segundo a Associação Brasileira de Agricultura Biológica (Abio), dos 32 agrotóxicos mais utilizados pelos produtores rurais em Nova Friburgo, 17 sofrem sérias restrições em outros países, sendo que 8 deles já foram, inclusive, proibidos.

Enem 2015

Inscrições para o Enem 2015 começam em 25 de maio com uma surpresa desagradável. A taxa de inscrição subiu 80%, passando de R$ 35 para R$ 63. A nova cobrança se deve ao ajuste fiscal, que afeta também o setor da educação; para adequar os custos do exame já que a minoria dos participantes paga para fazer a prova, e também para aumentar a segurança.

Alimentação escolar saudável (1)

Produtores rurais fluminenses terão mais uma oportunidade para aumentar sua renda com a comercialização de seus produtos. Durante o Green Rio 2015, que acontece hoje e amanhã, 20 e 21, no Espaço Tom Jobim, Jardim Botânico, no Rio, será lançado o prêmio Alimentação Escolar Saudável. O evento é uma iniciativa da ONG Planeta Orgânico.

Alimentação escolar saudável (2)

A premiação visa estimular as prefeituras a utilizarem produtos locais mais saudáveis na merenda escolar da rede municipal. As prefeituras interessadas poderão se inscrever em estande montado na Green Rio ou nas unidades do Sebrae-RJ, em seu município. Indicadores como o aumento do uso de frutas e legumes, diminuição da utilização de produtos industrializados e, principalmente, aumento da compra de alimentos oriundos de estabelecimentos locais serão quesitos utilizados na avaliação da premiação.

Foto da galeria
A brisa da manhã se desfazendo entre as montanhas a caminho da Serra. Paisagem típica de uma das cidades mais belas do país
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.