Observatório - 20/05/2014

terça-feira, 20 de maio de 2014

Hoje é dia

  • do Pedagogo
  • Mundial do Congregado Mariano


O dia

Há exatos 12 anos, ocorria o fim da ocupação de Timor-Leste pelas tropas da Indonésia. Hoje, 20, portanto, é dia de festa no pequeno país, que celebra a sua recente independência.


Sem vitórias

Enquanto a Copa não chega, os times cariocas patinam. Patinam nos resultados e não se encontram. Apenas o Vasco não perdeu, porque não entrou em campo pela Série B. A derrota mais doída possivelmente foi a do Flamengo, que, como mandante, acabou derrotado pelo São Paulo. Os demais resultados — se pode dizer — não são anormais: o Botafogo perder para o Goiás fora de casa, assim como o Fluminense ser derrotado pelo Grêmio, em Porto Alegre.

A vida segue difícil, especialmente para Flamengo e Botafogo, que insistem em flertar com a zona do rebaixamento. Agora, vem uma maratona de jogos em um intervalo de dez dias. Depois, pausa para a Copa, onde será possível arrumar as casas. E como as casas rubro-negra e alvinegra precisam de arrumação. No entanto, um objetivo deve estar claro: somar pontos o tanto quanto for possível para retornar após a Copa sem pressão.

Ney Franco estreou, mas ainda não pode ser cobrado. Talvez, apenas após a Copa. O Botafogo parece ter feito escolhas equivocadas, que podem emergi-lo em um campeonato inteiro de luta contra o descenso. 

As esperanças cariocas recaem sobre o Fluminense. A derrota para o Grêmio foi doída, como a derrota para o Vitória, esta com o diferencial de ter sido em casa. O Fluminense tem elenco e técnico. A derrota para o Grêmio foi mais uma vitória do goleiro Marcelo Grohe, em dia inspirado, mais do que propriamente por deficiências do tricolor carioca.

Que as vitórias possam surgir, mais do que apenas como migalhas. A crise que assola o futebol carioca é espelho do que foi o Campeonato Estadual. É preciso repensar muito do nosso futebol, com fortalecimento dos pequenos e foco na formação de jogadores.


Convocação PMs (1)

O Estado convoca policiais e prevê também a realização de um novo concurso para mais seis mil vagas. O governador autorizou a convocação de 812 novos policiais militares, aprovados no concurso de 2010 da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. 


Convocação PMs (2)

São 566 agentes do sexo masculino e 246 do sexo feminino, que devem se apresentar no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças para iniciar o curso de formação de soldados na próxima sexta-feira, 23. Até julho está prevista a abertura de um novo concurso para mais seis mil policiais. 


Bombeiros na Copa (1)

Corpo de bombeiros inicia operação especial para a Copa. Durante dois meses, a corporação contará com o reforço de 50% do efetivo diário. O objetivo é diminuir o tempo-resposta dos atendimentos com a atuação de cerca de 1.500 militares e o deslocamento de recursos para pontos estratégicos. 


Bombeiros na Copa (2)

O monitoramento das ações será realizado pelo Centro Integrado de Comando e Controle do Governo do Estado. A operação se concentrará na capital, mas os grupamentos do interior também estarão na operação, por conta do grande número de pessoas que assistem aos jogos nas ruas ou em grandes grupos.


Semana do Direito

Esta semana, até sexta-feira, 16, o curso do Direito da Estácio Nova Friburgo desenvolve intensa programação em sua Semana do Direito. Os eventos serão no auditório, pela manhã, às 10h, e à noite, às 19h.


Família Clou

30 grupos receberam o Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro 2014. De Nova Friburgo, a Família Clou foi o único grupo premiado. O prêmio colocou em evidência a diversidade de cultura que o interior do estado possui e deu oportunidade para equipes mostrarem sua arte para artistas de todo o estado, além de ter mais visibilidade.


Vacinação contra a gripe (1)

A vacinação contra a gripe foi prorrogada mais uma vez e agora vai até 24 de maio. A mudança tem como objetivo atingir a meta inicial do Ministério da Saúde, que é imunizar 80% dos grupos prioritários. Apenas 54% do público-alvo se vacinou no estado, segundo dados da Secretaria de Saúde. O número é um pouco maior em Nova Friburgo. 


Vacinação contra a gripe (2)

A escolha pelo período do outono para a aplicação é estratégica, pois a vacina precisa de duas semanas para induzir alguma proteção e de quatro a seis semanas para que a máxima proteção seja alcançada. Como o inverno é período de maior circulação do vírus, tomando a vacina no outono garante-se máxima proteção.


Palavreando

Você é fogo e sou palha. Você é oxigênio e eu combustão. Você é confusão e eu também.

 

O fim de semana foi de doação de sangue no Hemocentro. Além dos motoqueiros, autoridades públicas, como o

secretário de Saúde, Dr. Luiz Fernando, deram o exemplo e também fizeram a doação. Foram colhidas mais de 60 bolsas

de sangue, seis vezes mais do que em dias normais. O Hemocentro, que abriu sábado e domingo, entre 8h e 16h,

deve funcionar nesse horário em dias da semana em breve. Atualmente, funciona só até as 12h 


TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.