OBSERVATÓRIO - 20/02/2015

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Apelo de Carnaval

Há que se reconhecer o esforço do poder público municipal em conjunto com a Liga das Escolas de Samba e Blocos de Enredo (Liesbenf) em fazer uma programação a fim de compensar a ausência de várias escolas dos desfiles deste ano em Nova Friburgo. Buscou-se uma programação que atraísse friburguenses e turistas, com os recursos sempre escassos de um município aparentemente falido. 

No entanto, não dá para passar em branco o grande problema que foi a falta que as escolas de samba fizeram. As ruas ficaram mais vazias e o glamour do nosso carnaval se foi. A economia, obviamente, foi atingida. Passou da hora de se entender o carnaval como ferramenta de emprego e renda, de motor econômico, tanto quanto cultural.

A ausência das agremiações provou definitivamente que Nova Friburgo não tem o segundo melhor carnaval do Estado. Nova Friburgo tinha o segundo melhor desfile de escolas de samba, dadas, é claro, as proporções de comparação com o carnaval da capital fluminense.

Agora é hora de recomeço. Parabéns a Unidos da Saudade por ter desfilado, mas que se entenda de uma vez por todas que é a rivalidade que sustenta o carnaval. E o mais inusitado: é preciso união dos rivais para sustentar essa rivalidade e recuperar o carnaval friburguense. O ocorrido nesse ano não pode se firmar como algo normal, tampouco pode se tornar um hábito. 

É fundamental que, desde agora, se sentem à mesa todos os atores desse processo e se planeje desde já o carnaval 2016. Com os blocos de rua, com os shows musicais, mas reconhecendo que o principal atrativo do carnaval friburguense são as escolas de samba. São elas que atraem o público. As agremiações precisam entender que ou todas vencem ou todas perecerão. E quem perde não são somente elas. Somos todos nós!    

 

Baile da ressaca

O carnaval 2015 em Nova Friburgo ainda não terminou. Palco dos shows da folia, a Praça Dermeval Barbosa Moreira abriga neste sábado, 21, o Baile da Ressaca, a partir das 18h. Na programação DJ Saulo Emerick e o Grupo de Dança Lamba Mix, João Noronha, Flor da Jamaica e Fato Consumado.


Uma hora a mais

Os foliões que aguentarem esticar o carnaval no Baile da Ressaca terão pelo menos uma hora a mais para descansar ou gastar o último fôlego da folia. O horário de verão, que teve início no terceiro domingo de outubro de 2014, termina neste sábado, 22. Os relógios terão de ser atrasados em uma hora à meia-noite.


Shows na Praça

Os foliões que foram à praça acompanhar os shows reclamaram bastante da hora que o som era desligado. Pontualmente, à 1h, independente da empolgação de quem se apresentava e da energia do público. Ressalta-se que a famosa e confusa lei do silêncio não restringe horários ou intensidade de barulho para eventos de carnaval. 


Mateus Solano em Nova Friburgo

Quem passou o carnaval em Nova Friburgo foi o ator Mateus Solano. O ator, que deu vida ao já lendário personagem Félix da novela global "Viver a Vida”, preferiu curtir o carnaval longe da folia. Mesmo em "retiro" no distrito de Mury, ele não passou despercebido, mas também tratou os fãs que foram atrás dele com todo o carinho e atenção.


Concurso Bombeiros

O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro anuncia novo concurso para guarda-vidas. Estarão disponíveis 300 vagas para o cargo. A banca organizadora será definida nos próximos dias e a previsão é de que em julho, após o processo seletivo, os novos profissionais já estejam ingressando na corporação militar.


Observando... 

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

- Porto Rico debate punição a pais por obesidade dos filhos

- TIM vai bloquear internet ao fim de dados de plano pós-pago em março

- Novo estudo aponta que neandertais dividiam o trabalho segundo o sexo

- Vocal do Iron Maiden, Bruce Dickinson, anuncia que está tratando câncer atrás da língua

- Após 11 anos, Globo derruba veto a Tom Cavalcante

 

Palavreando

Existem pessoas que fazem toda a diferença num dia comum. Pessoas que tornam a existência mais agradável. E não importa o tempo que passemos com elas, nunca é o suficiente. 

 

O Friburguense estreou sua nova camisa na partida contra o Botafogo quarta-feira, 18, no Eduardo Guinle. Usada apenas no primeiro tempo, a camisa toda em azul-marinho, com pequenos detalhes em vermelho, agradou a torcida. O primeiro lote de vendas, que contou com poucas unidades, praticamente esgotou. Em breve, o clube receberá mais camisas da distribuidora Vettor

 


TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.