Observatório - 20/02/2014

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Hoje é dia

  • Dia de Tácita, deusa do silêncio e da virtude na mitologia romana.

 

O dia

Os nazistas enviam o primeiro grupo de judeus para os campos de concentração, no dia 20 de fevereiro de 1941.
 

Nova Friburgo, polo de produções audiovisuais: por que não?

Nova Friburgo é uma das poucas cidades brasileiras com duas emissoras de TV aberta (Globo e SBT). A cidade também bate recordes em quantidade de TVs a cabo. Números iguais ou maiores que até grandes centros, como Rio e São Paulo. São oito: Luau, TVC News, Zoom, NovaTV, Guia Local, Focus, TVC e TV Friburgo. O município também conta com inúmeras produtoras que fazem de propagandas a documentários e filmes. A vocação para a produção audiovisual é natural.

Mas mais do que isso, Nova Friburgo, com sua exuberante natureza e patrimônio arquitetônico e histórico, abre a possibilidade para inúmeras locações para grandes produções. Graças ao saudoso Sérgio Madureira, a cidade foi cenário de diversas novelas da TV Globo nos anos 90. Mídia positiva e gratuita. Nova Friburgo foi esquecida ou não se mostrou mais?

Algumas cidades têm investido para se tornarem polo cinematográfico, de olho em um mercado que cresce cada vez mais no país. E investem, dão incentivos fiscais e estruturais. Não por acaso.

A nova lei federal que passou a valer em setembro passado obriga emissoras de TV fechadas a exibirem no mínimo 3 horas e 30 minutos de programação nacional por semana em horário nobre (18h-22h). Metade dessa cota tem que ser de produções independentes. Há dificuldades para os tantos canais cumprirem a lei fiscalizada pela Ancine. O mercado está ávido!

Nova Friburgo precisa voltar a enxergar as oportunidades e se antecipar a elas. Precisa retomar seu papel de vanguarda, precisa reconhecer-se de novo como polo vocacional da arte e da cultura e mergulhar no que o mercado audiovisual tem a oferecer. A economia criativa pode ser importante alavanca de desenvolvimento na busca por uma cidade mais municipal e menos estadual e federal.

 

Pagamento antecipado (1)

Mais de 400 mil servidores ativos e aposentados do estado vão receber o salário deste mês mais cedo. O governo decidiu antecipar o pagamento referente a fevereiro para o dia 1º de março, sábado de Carnaval.  Normalmente, os depósitos são feitos no primeiro e segundo dias úteis de cada mês. Em março, os valores seriam creditados dias 5 e 6 (quarta e quinta-feira). 


Pagamento antecipado (2)

Segundo o Estado, a remuneração não foi antecipada para o dia 27 (quinta-feira), data anterior ao ponto facultativo, para evitar que eles tivessem acréscimo no desconto do Imposto de Renda Retido na Fonte, reduzindo o salário líquido. Isso aconteceria porque a legislação obriga que, no caso de dois pagamentos efetuados no mesmo mês, os valores sejam somados para efeito de IR. 


Pagamento antecipado (3)

Os 110.054 pensionistas do estado vão receber os salários de fevereiro nos cinco últimos dias úteis deste mês, como ocorre normalmente. Já a Prefeitura paga no último dia útil de cada mês a todos os seus servidores. Dessa forma, o salário em conta está previsto para o dia 28 de fevereiro (sexta-feira).


Rodovia Amaral Peixoto (1)

O governo do estado finalmente assinou o anunciado convênio com a prefeitura de Rio das Ostras para duplicar a RJ-106, Rodovia Amaral Peixoto. As intervenções vão utilizar verbas no valor de R$ 23,4 milhões, no âmbito do programa Somando Forças.  


Rodovia Amaral Peixoto (2)

O objetivo é dar mais mobilidade para a população de Macaé e de Rio das Ostras. As obras acontecerão a partir do centro urbano da cidade em direção ao município de Macaé, em uma extensão de 5,5 quilômetros, com melhorias para ampliação e operacionais da via. 

 

Crimes ambientais (1)

O Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar (GAM) recebeu equipamentos de alta tecnologia, que serão fundamentais no combate a crimes ambientais. Adquiridos em parceria com a secretaria do Ambiente e o governo federal, o helicóptero Esquilo, com sistema de câmeras; a Plataforma de Observação Elevada; e a Unidade de Abastecimento Móvel somam R$ 17,75 milhões em investimentos e serão usados para trazer eficiência também às ações de Segurança Pública. 

 

Crimes ambientais (2)

O sistema de imagens acoplado ao novo helicóptero tem visão noturna e térmica, diversos tipos de lentes e permite aos operadores identificar vazamentos de óleo, desmatamentos e o deslocamento de pessoas a até 10 quilômetros de distância. O sensor térmico ajuda a identificar pessoas perdidas em florestas, por exemplo. 

 

Crimes ambientais (3)

A plataforma de observação funcionará como um posto de comando avançado, em qualquer local do estado, pois possui sala de monitoramento de onde se pode ver as imagens, em 360 graus, geradas a partir da própria plataforma ou da aeronave. Já o caminhão-tanque reduzirá os custos das operações, facilitando a logística e o reabastecimento das aeronaves.

 

Palavreando

Haverá sempre novas descobertas, novas pessoas escapulindo das velhas, rituais e clarões que edificarão novas ordens em cima de antigas estruturas. 

 

As cervejas artesanais de Nova Friburgo ganham cada vez mais adeptos e espaço. Tanto os moradores locais quanto os turistas têm experimentado e gostado dos diversos sabores das marcas locais, que apresentam pleno crescimento. O difícil é atender a demanda e a distribuição. A cidade, hoje, conta com pelo menos quatro marcas de maior produção  


TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.