OBSERVATÓRIO - 20/01/2015

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Hoje é dia

• de São Sebastião

• da Cidade do Rio de Janeiro

• de Oxalá

• do Farmacêutico

• Nacional do Fusca


O dia

Em 20 de janeiro de 2002, o prefeito de Santo André, Celso Daniel, foi encontrado morto pela polícia militar de Juquitiba (SP). Ele havia sido sequestrado havia dois dias no momento em que saía de um restaurante de São Paulo, onde havia jantado com um amigo.


Objetivo de amistosos não é vencer

Muitos já demonstram preocupação com os resultados obtidos pelos times do Rio nos amistosos ou torneios amistosos realizados nesse início de temporada. Incluo aí não só os quatro grandes (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco), mas também o nosso Friburguense. Vencer é bom, mas não importante. O objetivo dos amistosos é testar. Testar jogadores, formações, esquemas táticos. No amistoso a derrota ou a vitória pouco importa. O importante é fazer todos os testes possíveis para acertar na hora do pra valer.

Dessa maneira, não me preocupam os resultados obtidos pelos times. Obviamente que se constata deficiências que devem ser corrigidas antes da bola de fato rolar e os jogos valerem pontos e títulos.

Não dá para desprezar, no entanto, algumas questões. O Fluminense, por exemplo, terá dificuldades de repor com qualidade as peças que perdeu ou que deverá perder. O Botafogo ainda é um amontoado, ainda que tenha um dos melhores goleiros do Brasil. O Vasco formou um novo time e é difícil dizer se vai encaixar. Porém, a esperança é grande com essa renovação toda. O Flamengo manteve o conjunto e isso deve facilitar no início da temporada, mas se não tiver reforços, dificilmente se sustentará posteriormente quando os demais estiverem tinindo. Todos, assim como o nosso Friburguens, esbarram no mesmo problema: a situação financeira. Claro que respeitando as realidades históricas.

Portanto, não vejam os resultados dos amistosos, mas o que se produziu deles em termos de tática, formação e as melhores peças para a formação ideal.


Carnaval 2015 (1)

O cantor friburguense Benito Di Paula vai abrir o desfile da escola de samba Mangueira, que neste Carnaval traz o samba-enredo "Agora chegou a vez vou cantar: Mulher de Mangueira, Mulher Brasileira, em Primeiro Lugar”, inspirada no refrão da música "Mulher Brasileira”, composta pelo artista. A Mangueira desfilará no dia 15 de fevereiro (domingo), entre 22h35 e 22h52.


Carnaval 2015 (2)

A agremiação verde e rosa quer homenagear o cantor. Outra escola que homenageia um friburguense é a Unidos da Tijuca. Porém, vai além e tem ele como enredo. Trata-se do saudoso Clóvis Bornay. A escola pega a vida de Clóvis para fazer uma viagem pela Suíça, terra dos ancestrais do carnavalesco. Nova Friburgo deverá ter muitos elementos retratados no desfile.


Balanço PM 2014 (1)

O Comando do 11º Batalhão da Polícia Militar divulgou os números de atuação em ocorrências em 2014. A PM bateu recorde histórico no número de prisões e apreensões: 683. Em 2014, foram apreendidas 177 armas. Houve queda com relação a 2013 no número de roubos de ruas, caindo de 113 para 108. Já o roubo de veículos se manteve em 24.


Balanço PM 2014 (2)

O número de letalidade violenta — ou seja, homicídio doloso, latrocínio, homicídio decorrente de intervenção policial e lesão corporal seguida de morte — caiu em relação ao ano de 2013. Foram 48 no ano anterior, ante 36 em 2014.


Balanço PM 2014 (3)

O tráfico de drogas continua sendo o grande problema da criminalidade. Nesse campo foram 78 quilos de drogas apreendidos, sendo a maior apreensão numa só ocorrência de cerca de 20 quilos. As demais ou a maioria sempre na quantidade de gramas, o que torna o número ainda mais expressivo.


Observando... 

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

- Nasa descobre planeta que pode ter sinais de vida.

- Governo descarta baixar preço da gasolina, mesmo com possível volta da Cide.

- Por imagem saudável, Coca-Cola e Pepsi apostam em produtos com adoçante natural.

- Modelo morre atropelado ao se exercitar em linha férrea.

- Ator de O Hobbit se casa com homem 30 anos mais jovem.


Palavreando

A paixão é o capítulo mais generoso de qualquer história.

 

O verão proporciona belas cenas no cotidiano de Nova Friburgo. O sol se pondo na antiga Rua São João

poderia, no entanto, ficar ainda mais bonito se não fossem os tantos fios presos aos postes. Um verdadeiro ninho de gato 


TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.