Observatório — 1º/12/2015

terça-feira, 01 de dezembro de 2015

Hoje é dia

  • do folclorista luso-brasileiro
  • do imigrante
  • do numismata
  • Internacional e Mundial da Luta contra a Aids
  • do casal

O dia

Em 1º de dezembro de 1955, no Alabama (EUA), Rose Parks, foi presa por se negar a dar seu lugar no ônibus a um branco, como mandava a lei. Parks é considerada a "mãe do movimento pelos direitos civis" nos Estados Unidos.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu

  • Quatro estados e o DF ameaçam atrasar 13º salário dos servidores
  • Brasil vê informalidade crescer após 12 anos
  • Mercado de luxo de roupas íntimas tem cueca por R$ 1.500
  • Negócio com a Turner deve fazer Band romper com a Igreja Universal
  • Justiça nega pedido de Muricy para penhora da premiação do Santos

Palavreando

Não quero as experiências alheias, tampouco sabedorias milenares. Quero conhecer o amor e a vida por mim mesmo, do meu jeito de enfrentar os dias ao fazê-los parceiros ou inimigos.

Vasco à espera de um milagre

Eu escolhi acreditar. A torcida também. Os jogadores mais ainda. A comovente campanha do Vasco no 2º turno do Brasileiro faz até mesmo os rivais deixaram as paixões históricas de lado e se apaixonarem pela superação. Histórias como a do Vasco fazem com que todos torçam por um final feliz. Ainda que esse final feliz represente um verdadeiro milagre. Que presenciemos um milagre então!

Para que o milagre se consuma, o Vasco que já tanto operou milagres na competição precisa vencer o Coritiba, em Curitiba e torcer: para o Figueirense não vencer o Fluminense, em Florianópolis e para que o Avaí não ganhe do campeão Corinthians em São Paulo.

Ao time, cabe vencer o Coritiba e ver o que acontecerá. Não dá para ficar com a cabeça em São Paulo ou em Florianópolis! Muito menos especular se o Fluminense terá a devida ética de entrar em campo e jogar como se deve diante do Figueirense. Também não cabe ao Vasco relembrar todos os erros de arbitragem que tanto beneficiaram os catarinenses e prejudicaram o Vasco. Se não fossem os erros... O Vasco já estaria livre do descenso. Mas já aconteceu e cabe fortes apurações sobre. Mas dentro das quatro linhas, neste momento, o que cabe aos vascaínos é acreditar, vencer e ver no que vai dar!

O fato é que com um campeão já definido, nada chama mais a atenção nesta última rodada do Brasileirão que o Vasco. É o Vasco que comove e move todos os olhares. Que o fim seja mesmo milagroso!

Festival de Cervejas

Foi um sucesso o 1º November Fest, festival de cervejas artesanais realizado neste fim de semana no Cônego. A programação teve atrações de bandas locais, degustação de cerveja artesanal, concurso de chope a metro e pratos especiais. Segundo a organização do evento, cerca de duas mil pessoas estiveram por lá.

Teste do olhinho (1)

A partir de agora, todos os hospitais públicos do Rio de Janeiro terão que submeter bebês ao teste do olhinho. Antes só eram obrigados a realizar os exames oftalmológicos em recém-nascidos prematuros e portadores de doença. Com a alteração, o teste beneficia todos os bebês nascidos ou levados a unidades de saúde logo após o parto.

Teste do olhinho (2)

No teste do olhinho, uma luz é direcionada no olho da criança para identificar catarata, glaucoma e cegueira, entre outros problemas. Outros exames também são indicados. No exame do coraçãozinho é verificada a existência de alterações a partir da análise da oxigenação do sangue e dos batimentos cardíacos do bebê. Já o teste da orelhinha checa problemas auditivos ou diferenças na capacidade de audição. O exame do pezinho detecta diversas doenças com uma gota de sangue.

Futebol Americano

Nova Friburgo Yets, time de futebol americano da cidade conquistou o título de campeão do Serra Bowl 2015. A equipe ainda fez um ato de solidariedade na partida do último domingo, 29 de novembro, no Botafoguinho da Chácara do Paraíso: arrecadou água para as vítimas de Mariana-MG.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.