Colunas
Observatório - 19/12/2012
quarta-feira, 19 de dezembro de 2012
Histórias de Natal: Um menino sem Natal
Certo Natal, o menino de oito anos de idade não compreendia por que naquele ano não haveria a celebração em sua casa. O pai havia perdido o filho mais velho e o pai no mesmo ano. Por isso, havia decidido não celebrar a festa em que geralmente toda a família se reunia em torno da ceia. O menino, claro, também sentia falta do avô e do irmão, porém não compreendia o porquê de estender a dor.
Solidário à causa do menino, eis que seu sábio vizinho lhe falou:
Lá em casa, algumas vezes não teve o Natal, mas nem por isso o Natal deixou de existir em mim.
É comum as pessoas deixarem de festejar porque falta um tio, um avô e, às vezes, até um filho. O luto pode durar alguns dias, mas pode durar também muito tempo. A vida só não pode paralisar pelo luto, porque o mundo não para.
Assim, a dor de cada um deve ser respeitada. Essa dor todos já sentiram, e, nessas datas em que se reúne todo mundo, é que sentimos mais. Hoje, há o medo de enfrentar a dor, amanhã se sentirá saudade. Deixa cada um ter o medo, deixa ter saudade.
A você, cabe usar o maior dos seus superpoderes: o abraço! Um abraço muda tudo. O abraço é o tal milagre que você pode praticar por si mesmo.
Com o tempo, Ian, a dor aquieta, ainda que a saudade aumente. Você sentirá muitas saudades do seu avô e do seu irmão. A saudade existe para provar que a gente conheceu pessoas que mudaram e alegraram a nossa vida. Pessoas que nós amamos e que permanecem vivas, enquanto lembramos delas.
Assim é o Natal. Ele existe a mais de dois mil anos. Imagine quantas pessoas já deixaram de comemorá-lo porque uma pessoa próxima se foi... Quantas vezes o Natal foi esquecido no coração de algumas pessoas. Mas o Natal tal como é, nunca se foi. Um dia, o Natal acorda até no coração de quem se esqueceu o que é o Natal!
Menino Ian, não precisamos de árvore, nem ceia, tampouco tantas luzes para celebrar o Natal. Há muitas casas com muitos enfeites que o Natal não entra. Porque o Natal existe dentro do coração de cada um. Se o Natal existe dentro do seu coração, logo ele existe na sua casa. E como você já sabe, o Natal é essa esperança que nasceu também com você! Se você tem esperança, o Natal existe! E você só precisa disso para ter um Feliz Natal!
Região Serrana segura para chuvas
O ministro das Cidades afirmou que a Região Serrana do Rio está mais preparada para enfrentar as chuvas de verão, após a catástrofe de 2011. Segundo o ministro, a situação hoje é diferenciada porque há um sistema de detecção de acidentes com envolvimento da Força de Segurança Nacional, da Defesa Civil, da Força Nacional de Saúde. Estando todos já em alerta.
Sistema de alerta
O ministro ressalta, ainda, as ações de mapeamento, monitoramento, investimento em radares, segurança, tecnologia e sirenes, que já funcionaram com as chuvas fortes do início de novembro.
Operação cardíaca sem corte
A Rede Estadual de saúde passou a oferecer um novo procedimento para a troca de válvula aórtica, que faz a substituição por meio de cateterismo. Desta forma, o paciente não precisa abrir o tórax para operar o coração. O procedimento utilizado pode ser usado como opção de tratamento para aqueles que têm alto risco cirúrgico.
Início do Estadual garantido
A disputa judicial entre Quissamã e Goytacaz já tem data para acabar. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) marcou o julgamento do caso para quinta-feira, 20. O STJD já está em recesso, mas atendeu pedido da Federação de Futebol do Rio (Ferj) para evitar atraso no início do Estadual.
O caso
A federação confirmou ao Goytacaz, terceiro colocado da Série B, que o Quissamã estava irregular. O clube de Campos entrou com uma ação e no dia 6/12 levou a melhor no TJD, ganhando a vaga por 7 votos a 2. O Quissamã entrou com um pedido de efeito suspensivo no STJD.
A dúvida
O regulamento diz que os clubes teriam de protocolar até o dia 10/11 a documentação na qual informariam em qual estádio mandariam seus jogos no Carioca 2013. A Ferj, que vistoriou o estádio do Quissamã em agosto, disse que não recebeu a documentação do clube, que acabou perdendo a data e a vaga.
Planos de Saúde
Os consumidores de planos de saúde já contam com uma nova ferramenta para ter acesso a informações precisas na hora de escolher ou trocar o plano. O Espaço da Qualidade já está disponível no portal da ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar.
Espaço da qualidade
A nova ferramenta reúne vários pontos como Índice de Reclamações, Programas de Qualificação das Operadoras, Programa de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças, além da lista dos planos com comercialização suspensa pela ANS. Para conhecer o Espaço da Qualidade que trás informações precisas na hora de escolher ou trocar o plano de saúde acesse: www.ans.gov.br.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário