Colunas
Observatório — 19/11/2015
Hoje é dia
- da Bandeira Nacional
- Internacional do Xadrez
O dia
Há exatos 82 anos, em 19 de novembro de 1933, durante uma apresentação na Alemanha, a Orquestra Filarmônica de Londres fez a primeira gravação de um concerto em fita magnética. Elas não existem mais, mas fizeram grande sucesso até metade dos anos 90.
Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não viu
- Brasil avança, mas ainda ocupa a 92ª posição em índice de empreendedorismo
- Por segurança, 84% dos franceses aceitam abrir mão de liberdades e apoio à linha dura
- Após perdas, Eike Batista diz que devem sobrar R$ 500 milhões
- CBF cria força-tarefa para evitar erros de arbitragem nas rodadas finais do Brasileiro
- Fábio Porchat fecha com a Record e terá atração no horário de Gugu
Palavreando
Paixão é felicidade exagerada! Paixão é a centelha que acende a chama da vida. É a tal coisa que torna a história mais interessante.
A pior doença é o preconceito
Toda vez que uma celebridade revela ser portador do HIV surge uma oportunidade de falar sobre o tema, eximir dúvidas e derrubar preconceitos. A corajosa revelação feita pelo ator norte-americano Charlie Sheen de que é soropositivo é tão ou mais eficiente que as boas campanhas governamentais sobre o HIV e a aids.
Por mais que o HIV e a aids assustem desde a década de 80, a falta de informação é gigantesca. Tanto é que até hoje as pessoas confundem. Nem sempre quem tem HIV tem aids. Quando tratado, o paciente soropositivo tem grandes chances de viver normalmente sem manifestar a aids, que é uma infecção que atinge o sistema imunológico.
Aliás, duas das maiores preocupações dos órgãos de saúde são: a proliferação do vírus pelos portadores que sequer sabem que o tem e o diagnóstico precoce que auxiliam quem tem o vírus a não progredir para a aids.
Ainda não há cura, mas o fato é que com a medicação é possível baixar imensamente a carga viral, prolongar a vida como qualquer pessoa que possui uma doença crônica e evitar que se transmita. Obviamente, por mais que seja chover no molhado, duas medidas são essenciais: usar preservativo e combater o preconceito.
O Brasil é um exemplo na temática. Pelo coquetel de drogas disponibilizado gratuitamente pelo SUS e pelas campanhas que trabalham para controlar a transmissão e derrotar o preconceito. Muito se avançou, mas ainda há uma longa jornada pela frente.
Que se ressalte: ninguém morre de aids! O que mata na verdade são as infecções oportunistas, que podem se tornar frequentes devido a deterioração do sistema imunológico. Portanto, a pessoa não morre de aids, mas pode sofrer muito com o preconceito. Pessoas com HIV, como qualquer outra, merecem carinho e atenção!
Concessão de ônibus (1)
Os novos contratos com as empresas de ônibus intermunicipais devem alterar bastante a realidade atual. Pela proposta inicial que está ganhando colaborações populares, todos os ônibus serão obrigados a ter ar-condicionado, sem cobrança de tarifa extra. Além disso deverão possuir câmeras internas e externas, semelhante ao que já acontece com os ônibus urbanos de Nova Friburgo.
Concessão de ônibus (2)
Há também a proposta de conectividade total, ou seja, aproveitar as novas e também futuras ferramentas tecnológicas para oferecer mais conforto aos usuários. Entre elas, está a obrigatoriedade da oferta de aplicativo para celular que acompanha o trajeto e onde o ônibus está. O projeto prevê a licitação para empresas ou consórcios por 20 anos e deve ocorrer no ano que vem.
Brasileiro de Kikboxing e Muay Thai
Neste fim de semana, dias 21 e 22, Cordeiro sedia o 6º Campeonato Brasileiro de Kikboxing e Muay Thai, no Ginásio de Esportes Eugênio Tavares, a partir das 10h. As lutas serão realizadas em ringue montado no espaço esportivo do bairro Rodolfo Gonçalves. O evento tem a realização da Confederação Brasileira de Muay Thai e Kickboxing (CBMTK).
Friburguense
A diretoria do Friburguense deve definir até o fim desta semana a data de reapresentação do elenco para o início da pré-temporada 2016. No pré-planejamento já ficou estipulado que haverá trabalhos fora de Nova Friburgo. O time que decepcionou na Copa Rio deve sofrer quase dez dispensas.


Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário