Observatório - 19/11/2013

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Hoje é dia

  • da Bandeira Nacional
  • Internacional do Xadrez


O dia

Há exatos 80 anos, em 1933, durante uma apresentação na Alemanha, a Orquestra Filarmônica de Londres fez a primeira gravação de um concerto em fita magnética. Elas são pouco usadas atualmente, mas fizeram grande sucesso até metade dos anos 90. 

 

Dias de luta, alegria e choro

Até amanhã, 20, estarão definidos todos os 32 participantes da Copa do Mundo que acontece no Brasil. Sem grandes surpresas, a única exceção pode ser a não vinda da França, que está em situação delicada diante da Ucrânia após perder o jogo de ida, pela repescagem, por 2 a 0.

Enquanto isso, no Campeonato Brasileiro, a data limite para se conhecer os rebaixados é o dia 8 de dezembro. Dois dias após o sorteio dos grupos e confrontos da Copa. Mas não se assustem se nessa última rodada tudo já estiver definido. É até provável! O Cruzeiro já é campeão, como se esperava. Os atrativos da competição ficaram para as desejadas vagas na Libertadores e as indesejadas vagas na Série B. O Náutico já está lá. A Ponte já é quase certa. E o Vasco caminha a passos largos para a segundona.

A situação cruzmaltina é alarmante e o técnico Adilson Batista tem razão quando diz que o primeiro objetivo é chegar com vida à última rodada. São três finais diante de Cruzeiro, Náutico e Atlético-PR. Três vitórias. Um empate pode ser fatal. Os resultados não ajudam tanto quanto o próprio Vasco. Três vitórias seguidas. Algo que o Vasco não conseguiu nesse campeonato em 34 rodadas. 

A torcida se apega a um milagre. Só um milagre salva o Vasco e apenas a torcida realmente merece esse milagre. A diretoria e os jogadores — não! Mas eles passam e a torcida e a instituição ficam. Em minha opinião, infelizmente, o Vasco está na segundona, de novo. Qual será a desculpa da vez de Roberto Dinamite? Para mim, rebaixado ou não, não há a mínima condição de ele continuar dirigindo o clube. Deveria pedir para sair para resguardar o mínimo de respeito pelo brilhante jogador que foi.

O Fluminense respira! Duas vitórias seguidas. A vida pós-Luxemburgo é mais doce. Fica claro que os jogadores do Fluminense queriam derrubar o técnico. Faltou competência da diretoria para enxergar isso! Demorou e quase levou o atual campeão brasileiro para a segundona. Nem sei se podemos considerar que é mérito de Dorival Jr. Pasmem, passou por três dos quatro grandes cariocas em 2013. O Fluminense ainda não pode comemorar, mas luta menos pressionado.

Concentrado na Copa do Brasil, o Flamengo precisa vencer pelo menos mais uma partida. Risco ainda existe, ainda que pequeno.

O Botafogo recuperou o fôlego, mas precisará de mais. Fora do G-4, precisa vencer e torcer muito. Torcer pelo Atlético-PR na Copa do Brasil (e não há dificuldade nisso em se tratando de uma final contra o rival Flamengo). Torcer contra os brasileiros na Sul-Americana. No melhor dos cenários, o 5° iria à Libertadores (caso alvinegro hoje). Na pior, iriam apenas até o 3°. Nesse caso, a vaga fica muito difícil.                

 

Friburguense

Dia 8 ou 9 de fevereiro. Em um desses dois dias, o Friburguense jogará pela primeira vez no novo Maracanã, palco da final da Copa do Mundo no Brasil. O gostinho poderá ser sentido pelos jogadores no confronto válido pela 7ª rodada do Estadual, diante do Botafogo. O Friburguense ainda faz mais um jogo no novo Maraca. Dias 5 ou 6 de março, contra o Fluminense, na 12ª rodada. Último jogo, aliás, fora de casa.   


Copa Rio (1)

Eliminado ainda na Primeira fase, o Friburguense assistirá a uma final da Copa Rio entre Boavista e Duque de Caxias. Uma final inédita na competição que levará um time para a Copa do Brasil e outro para a Série D, ambas em 2014. A decisão já começa neste fim de semana. 


Copa Rio (2)

O Duque de Caxias, atualmente na Série C, só pensa no título para ficar com a vaga na Copa do Brasil. O Boavista não se manifesta ainda se em caso de título optaria pela mídia da Copa do Brasil ou pelo crescimento em longo prazo na pouco rentável Série D. Para o Frizão, o melhor cenário é o Boavista ficar com a vaga na D. Assim, seria menos um na disputa pela outra vaga do Rio no Brasileiro.    


Mapa de Defesa Civil (1)

A Região Serrana, especialmente, Nova Friburgo, agora conta com um mapa com rotas de fuga e planos de emergência. Desenvolvido pelo Estado, o documento inclui mapas com detalhes de rotas de fuga, pontos de apoio, levantamento de pessoas que necessitam de cuidados especiais em momentos de alerta, mapeamento dos recursos materiais e humanos da comunidade.


Mapa de Defesa Civil (2)

Kits contendo ímãs de geladeira com orientações para desocupação imediata e uma pasta plástica, com vedação impermeável, para que os moradores possam guardar seus documentos pessoais e carregá-los facilmente em uma situação de emergência também fazem parte do trabalho.


Hotéis no feriadão

Os dados ainda não estão completamente fechados, mas a estimativa é de que a taxa de ocupação dos hotéis de Nova Friburgo, neste feriadão da Proclamação, ultrapassou a marca de 80%. De fato, as ruas ficaram cheias de turistas no período. Três grandes eventos colaboraram: a Festa da Flor, o Encontro de Bioarquitetura e um evento universitário estadual.


Palavreando

Paixão é felicidade exagerada! Paixão é a centelha que acende a chama da vida é a tal coisa que torna a história mais interessante.

 

O clima de Nova Friburgo é típico de cidade serrana mesmo no mês de novembro. Ontem, a cidade amanheceu

com um frio de inverno e encerrou o dia com o calor de verão. Na foto, a Avenida Alberto Braune, às 10h

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.