Colunas
Observatório - 19/04/2012
Todo dia é dia de Olaria
Quando menino, morava no número 94 da Rua Juruá, em Olaria. Lembro de um jingle que tocava no rádio ou na TV que dizia: “Olaria, minha vida, Olaria é o meu chão...”. Ficava cheio de orgulho do meu bairro, que eu percorria por inteiro não só nos dias de São Cosme e São Damião como também para catar lata e vender depois.
Se a melhor fase das nossas vidas é a infância, tenho orgulho de ter passado a minha infância em Olaria. A Rua Juruá, por exemplo, era mágica. De um lado as casas, do outro uma grande mata, com trilhas, cipós e tudo que uma criança tem direito para brincar. A rua tranquila até dava para jogar bola. O caminho escola-casa, casa-escola era repleto de diversão. Desde as bombonieres ao pé de pitanga. Dos campinhos de futebol improvisados aos ferros velhos. Dos orelhões de ficha às casas enigmáticas. Da feira às lojas de brinquedos. Do parquinho na Praça à sorveteria.
E Olaria se desenvolveu, como eu cresci, mas não perdi o encanto pelo maior bairro da cidade que não é só o maior porque é o mais populoso ou extenso, mas porque tem a alma de Nova Friburgo.
Lá estão grandes empresas, um comércio vívido, igrejas, escolas, quase todas as nossas emissoras de TV, o samba, o Friburguense—orgulho da nossa terra, e, acima de tudo um povo vibrante, de garra, fibra e teimosia em fazer do bairro e da cidade um lugar bom pra se viver.
Olaria, tão bem expressado no samba de autoria de César Fonseca na ideia da Acioc (Associação Comercial e Industrial de Olaria e Cônego), presidida por Eduardo Vogt.
Olaria,
Nossa terra, nosso chão
Cada rua, cada esquina
Esse bairro me fascina
É lindo ver
O sol aparecer
Iluminando o amor
Entre a Catarina e o Imperador
Quem vai querer?
Quem vai querer?
Na feira de Olaria
Tem de tudo pra vender
Na indústria, comércio e confecção
Sobra talento no povo
Garra e inspiração
E a fé inabalada
Porque todo mundo é irmão
Tem Friburguense
Tem Roqueano
E a saudade do eterno Serrano
Tem a Imperatriz
Vermelho e branco me faz feliz
É a semente do amor (meu amor)
Que em Olaria criou raiz
Via-Expressa lá vou eu
Fazer a minha caminhada
Obrigado meu Deus
Por essa natureza abençoada
Concurso da PM em 2013
A Polícia Militar do Rio planeja um novo concurso público para soldados, provavelmente para janeiro de 2013. Os recursos para a realização do concurso já deverão estar no Orçamento Estadual de 2013.
Convocação concurso PM 2010
O último concurso de soldado promovido pela PM aconteceu em 2010. Quatro mil candidatos aprovados nessa seleção vão começar a ser convocados pela corporação para fazer o Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), em Sulacap. A partir do próximo mês e até dezembro, serão chamados, todos os meses, 500 concursados, totalizando os quatro mil.
Série D do Brasileiro
O único time do Rio, por enquanto, realmente garantido na Série D do Brasileiro é o Friburguense. Melhor colocado do Estadual entre os pequenos, o Resende ainda não tem sua vaga garantida. Caso o Bangu conquiste a Taça Rio, o regulamento dá a classificação ao Alvirrubro de Moça Bonita.
Caso Bangu
O regulamento prevê que a pontuação dos jogos não vale para os campeões de turno que já asseguram no mínimo o vice-campeonato. Ou seja, caso o Bangu, 14º na pontuação geral, saltaria 12 posições caso conquiste a Taça Rio e 13 posições caso conquiste o título estadual que não vem desde 1966. O Friburguense também seria afetado, caindo da 4ª para a 5ª posição entre os pequenos e a 9ª geral.
Grupo do Friburguense tem desconhecidos
O grupo do Friburguense no Brasileiro da Série D já tem duas equipes definidas. Os mineiros Guarani de Divinópolis e o desconhecido Nacional, da cidade de Nova Serrana. O último é um clube relativamente jovem, foi fundado em 2008. Um time do Rio, Resende ou Bangu, e um representante do Espírito Santo. O Friburguense ainda busca viabilizar financeiramente a sua participação.
MPE Rio
Abertas as inscrições para a edição fluminense do MPE Brasil 2012, que é o Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas. Os vencedores estaduais participarão da etapa nacional. As inscrições vão até 31 de agosto. A premiação é a mais importante para micro e pequenas empresas, além de poder ser disputada por cooperativas e associações produtivas.
Inscrições e regras
A premiação tem como objetivo promover o aumento da qualidade, produtividade e competitividade entre as empresas, além de disseminar os conceitos e as práticas de gestão. As candidatas têm que ter receita bruta anual de até R$ 3,6 milhões e pelo menos um ano fiscal. A inscrição é gratuita e pode ser feita no site www.premiompe.sebrae.com.br.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário