Colunas
Observatório - 18/12/2014
quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

A Praça Marcílio Dias está iluminada. As luzes foram colocadas nos gradis, nas árvores e no coreto e estão dando um brilho especial à Praça mais bem cuidada do município. A iniciativa privada é quem banca os enfeites de Natal de Nova Friburgo. A foto é do amigo leitor Jorge Plácido
Hoje é dia
• do Museólogo
O dia
Em 18 de dezembro de 1981, o Flamengo tornou-se o segundo time brasileiro campeão do mundo. Ele venceu o Liverpool, da Inglaterra, por 3 a 0, num jogo disputado em Tóquio, no Japão. O primeiro havia sido o Santos, 18 anos antes.
Palavreando
A felicidade existe, mas só se percebe que ela esteve ali quando se sente falta dela.
Coisas boas de fazer
Cear
Mais importante que a mesa repleta de comidas das mais variadas é quem senta à mesa com você. A reunião de pessoas supera tudo. Assim, cear só faz sentido quando juntamos os nossos. Ninguém está ali só para comer, se esbaldar dessas deliciosas guloseimas engordativas. Mais do que encher a barriga, encher o coração de momentos incríveis de boa conversa, de abraços, desses que ficam na pele por muito tempo, às vezes, pela vida inteira.
Cear também é lembrar muitos que já não podem estar mais ali com a gente. Alguns até escolhem evitar essas datas que obrigam as famílias e os amigos a se reunirem. No entanto, são importantes essas recordações que doem no peito, mas reforçam que só sente saudade quem amou. É deixar escapar as lágrimas e seguir em frente, porque a vida implora para continuar.
Se o Natal é essa esperança de vida eterna, se o Natal é esse símbolo de renovação constante, não há porque brecar a neve que cai na nossa imaginação. É crer que estamos aqui para aprender a superar.
Diria que cear é bom não para comer, mas para compartilhar, festejar, refletir e amar.
Ceasa solidária
O Programa da Ceasa arrecadou 20 toneladas de alimentos no Estado do Rio. A iniciativa, que teve início em Nova Friburgo, já chegou às unidades Grande Rio, em Irajá, e São Gonçalo. A Ceasa planeja arrecadar cerca de 30 toneladas de alimentos para fomentar a agricultura familiar. Os alimentos comprados vão ser doados para instituições filantrópicas.
Canela com pelo de rato
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou o lote 1.812 da canela em pó chinesa da marca Fã, embalagem de 30g. Após análises, ficou comprovado que o produto tinha pelo de rato acima do limite permitido pela agência reguladora. O lote que não pode ser consumido nem vendido tem validade até 24 de junho de 2016.
Guia da Região (1)
Já está disponível o Guia do Patrimônio Documental da Região Centro-Norte Fluminense. O título é "Sertões do Macacu”. O trabalho teve a coordenação de pesquisa e redação da professora Dra. Maria Ana Quaglino, historiadora da Fundação Dom João VI. A obra demorou um ano e meio para ser desenvolvida, e identifica 142 instituições custodiadoras de arquivos e traz 7 mil metros lineares de acervos documentais.
Guia da Região (2)
O guia contempla 13 municípios que compreendem a região Centro-Norte Fluminense. O trabalho identifica, descreve e registra os arquivos históricos dessas cidades. O Guia impresso fica disponível para consulta no Pró-Memória de Nova Friburgo. As versões digitais vão estar acessíveis na internet através do portal de pesquisa da Fundação D. João VI de Nova Friburgo e no portal do Inepac.
Registro SUS
Operadoras de saúde serão obrigadas a informar aos seus beneficiários o número do cartão SUS. O governo tem em seus cadastros números do cartão SUS de cerca de 50% dos clientes de planos. As novas providências visam ampliar esse porcentual. Pela lei que regulamenta o setor, operadoras de planos têm de reembolsar o SUS quando seus beneficiários são atendidos na rede pública.
Observando...
Cinco notícias que talvez você não tenha visto
- Sobe o número de casais sem filhos no Brasil
- Estudo afirma que epidemia de ebola não é agressiva como se pensava
- Classe econômica da Azul para EUA terá "assento-cama”
- Igreja Anglicana da Inglaterra tem 1ª mulher no cargo de bispo
- Rapaz grita em apoio a Bolsonaro e leva bronca de Jô Soares

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário