Observatório - 18/10/2012

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Diário de uma campanha 
Capítulo IV
Surpresas e surpresas

O mais legal em uma campanha política não é medir graus de amizade. Amizade nem sempre tem a ver com ser votado. Há aqueles mais extremistas que dirão que os amigos são obrigados a estar com você. Claro que se espera que um amigo não só vote em você, como esteja engajado de forma voluntária na sua campanha, tanto quanto qualquer parente. Porém, é preciso cuidado com essa avaliação. 
Muitas das vezes os parentes, com cobranças pessoais, podem ser os maiores complicadores. Um amigo não pode ser condenado por você caso ele esteja com outra pessoa. O melhor é conversar. Conversar com todos os detalhes a fim de que não haja arestas a aparar. E campanha em frente! A vida segue e o tempo é escasso sempre! 
Na campanha política você descobrirá que pessoas que você não esperava qualquer ajuda chegam, e que pessoas que você acreditava que seriam diferenciais pouco participam. São as surpresas agradáveis e as desagradáveis. A pior coisa a se cultivar em uma campanha política é a expectativa! A melhor é ter confiança! E ambos são falhos!
O que é melhor: ser surpreendido ou ficar frustrado?! Conte com a surpresa, tanto quanto com a frustração, mas prefira a primeira. Por isso, não conte com nada, a não ser consigo mesmo! Isso evita o desgaste emocional. Porém, também saiba que ficar sozinho é dar com os burros n’água. Você precisa inspirar! 
O grande problema do ser humano é tender ao pessimismo. Costumamos reclamar mais daquilo que não tivemos do que aquilo que temos. Comemore a chegada do que não esperava e siga em frente mesmo sem aquilo que parecia certo!
Em uma campanha baseada no certo e honesto, dispense os aproveitadores e de forma educada os coloque nos seus devidos lugares. 
Por mais que toda campanha seja carente de recursos, opte! Não venda a alma ao diabo! Dignidade não tem preço! Saiba com quem lida! Escolha o que é pelo coletivo, nunca pelo próprio umbigo. Mais vale uma campanha pobre, mas digna, do que uma campanha rica e toda comprometida! O único compromisso que é necessário e imprescindível é com a própria consciência!
Aproveite todas as boas surpresas! Uma campanha política é repleta delas! Abraços de onde não esperava! Força de onde jamais imaginava! Isso faz você crer que ainda é possível fazer política com P maiúsculo nesse país!
Enfrente o que é ilegal e tudo o que tira a legitimidade da vitória! Espere pela derrota, mas se preocupe com a vitória. Não a preocupação de compromissos difíceis de cumprir, mas com a preocupação de ser o melhor possível! As possibilidades aumentam quando você está independente de promessas ou amarras com quer que seja!  


ICMS reduzido
O estado prorrogou o ICMS reduzido para Indústria da Moda. O regime especial se encerraria ano que vem e agora vai até 31 de dezembro de 2018. Sem a prorrogação, a alíquota passaria a 19%. Com isso, fabricantes de produtos têxteis, confecções de roupas, acessórios de vestuário e aviamentos no estado permanecerão podendo optar pelo regime de recolhimento de 2,5% de ICMS sobre valor das operações de saída.
 
Regime especial
O regime especial permite o diferimento nas operações de importação de fios e tecidos destinados ao processo de fabricação; aquisição interna de matéria-prima, embalagem e demais insumos, além de materiais secundários, entre outros.

Mais importações
De acordo com o Sindicato do Vestuário de Nova Friburgo, no primeiro semestre deste ano, houve um crescimento de mais de 50% na importação, em relação ao mesmo período de 2011. A decisão de extensão do regime de redução do ICMS também contribui para a expansão do setor. 

Festival de truta
Foi lançada sexta edição do Festival de Truta, programado para os dias 1º e 30 de novembro. Vários restaurantes e hotéis do município participarão do evento. Por mês, são abatidas mais de 12 toneladas do peixe em Nova Friburgo. A expectativa dos produtores é de que, com o festival, haja um aumento de 50% neste abate.

Friburguense
Amanhã, 19, ou no máximo sábado, 20, a diretoria do Friburguense espera confirmar a excursão de 10 dias do time pela Ásia. Inicialmente prevista para a China, a viagem pode passar para o Japão. Pelo acordo, o Friburguense deve fazer 4 ou 5 amistosos, tendo como dois dos adversários os famosos Kashima Antlers e Yokohama.
 
Quitação de dívidas
Mais de 100 empresas já aderiram à campanha de quitação de dívidas para consumidores friburguenses promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O objetivo da campanha é ajudar os consumidores inadimplentes a quitarem as dívidas. Quem está com o nome sujo já pode regularizar a situação.
 
Aumento de endividados
A expectativa é de que, até dezembro, 80% dos consumidores endividados paguem as contas e voltem a comprar no comércio do município. De acordo com a CDL, de janeiro a setembro deste ano, o índice de inadimplência teve um crescimento de 45% em relação ao mesmo período de 2011.
 
Agenda acadêmica UFF
A UFF Friburgo realiza hoje, 18, das 9h às 17h, dentro da sua agenda acadêmica, a UFF Solidária. As principais ações acontecem na Praça Dermeval Barbosa Moreira. Entre as atividades, todas gratuitas, serviços de saúde como aferição arterial, dosagem de glicemia e determinação de grupo sanguíneo, além de prevenção e higiene bucal. No auditório da Universidade, 13h, acontece a oficina “Casos Clínicos em Fonoaudiologia: da Teoria à Prática”.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.