Colunas
Observatório -18/09//2013
quarta-feira, 18 de setembro de 2013
Hoje é dia
da Quarta Constituição do Brasil
O dia
Há 73 anos, entrava no ar a primeira emissora de TV da América Latina — a TV Tupi. A emissora, famosa por suas novelas, foi extinta na década de 80, quando seu espólio foi dividido entre os empresários Silvio Santos e Adolpho Bloch, que criaram respectivamente as TVs SBT e Manchete.
Google no Japão e em Nova Friburgo
Você deve estar estranhando o título deste artigo. Com os fatos explico e dos fatos cada um faz a sua reflexão. Todos se recordam que no mesmo 2011 houve duas catástrofes que chamaram a atenção do mundo inteiro. No Japão, em março, quando milhares de pessoas perderam as suas vidas, outras milhares nunca foram encontradas e dezenas de milhares de desabrigados após um terremoto de magnitude 8,9 seguido de tsunami. No Brasil, na Região Serrana, em janeiro, quando centenas perderam suas vidas, outras dezenas nunca foram encontradas e milhares de desabrigados após um temporal que fez as cidades literalmente derreterem.
Em junho do mesmo ano, o Google enviou carros do Street View para registrarem os estragos gerados pelos desastres aqui e lá.
No começo deste ano, uma nova rodada de captura de imagens foi feita no Japão. As novas imagens, que foram captadas ao longo dos últimos meses já estão disponíveis. Segundo o Google, o objetivo da empresa não era o de simplesmente registrar a destruição, mas fazer um "antes e depois”, mostrando a capacidade de recuperação do Japão.
A reconstrução japonesa sugere que entendamos melhor como os governos locais estão trabalhando para reconstruir as casas e as vidas dos moradores.
Infelizmente, o Google não fez o mesmo trabalho em Nova Friburgo. Afinal, não haveria muita diferença entre as imagens da época e as de hoje. Não quero ser muito extremista, aqui como observador do cotidiano, mas convenhamos: que sentido faria o Google investir no que todos sabem que pouco ou quase nada se alterou?
De simbólico nisso, apenas a construção da Capela de Santo Antônio na Praça do Suspiro. Com recursos da iniciativa privada. Que esse símbolo nos dê um farol e que o Google possa aqui também um dia fazer o mesmo serviço que realizou no Japão.
Cidade de risco (1)
Os dados do Departamento de Recursos Minerais (DRM-RJ) colocam Nova Friburgo como o 2° município do estado com pessoas que vivem em encostas de alto risco. O município fica atrás apenas da capital em números absolutos, 22.400 pessoas contra 102 mil da capital.
Cidade de risco (2)
Porém, em proporção ao número total de moradores, Nova Friburgo é disparada o pior caso, com 12% da população em risco. O mesmo estudo, através de estimativa, mostra que o risco em Nova Friburgo subiu 646%. Em 2007, o número de pessoas em risco na cidade não chegava a três mil. Hoje são 22.400. Locais que não eram considerados críticos passaram a ser.
Obras do Casarão (1)
As obras do Casarão do Nova Friburgo Country Clube entraram na parte final. Os trabalhos são coordenados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A obra estimada em R$ 938 mil foi iniciada em abril e deve acabar nas próximas semanas.
Obras do Casarão (2)
Os recursos são provenientes do Ministério da Cultura. As obras tratam da recuperação do telhado principal do imóvel, consolidação dos forros de teto em estuque armado e proteção das pinturas artísticas que decoram os forros. Vale lembrar que todo o conjunto Nova Friburgo Country Clube foi tombado pelo Iphan, em 1951.
Friburguense
Jogo de vida ou morte. Dessa forma é encarada a partida de hoje, 18, às 19h30, contra o Céres, no Eduardo Guinle. A diretoria do Friburguense espera o apoio da torcida. Por isso o horário de 19h30, pós-horário comercial. Nova derrota ou empate pode significar uma situação quase irreversível em uma eliminação precoce.
Miss Lavoura 2013
Nesta sexta, 20 será conhecida a campeã da 2ª edição do concurso de beleza Miss Lavoura. Ao todo, oito mulheres que trabalham nas lavouras na Região Serrana concorrem.
Palavreando
A atualidade faz fila para os donos da verdade que, pouco a pouco, entregam suas migalhas de absolutas certezas.

Na semana passada, destacamos as denúncias de leitores sobre a "amputação” de árvores na cidade. Nessa foto, a denúncia do leitor Jorge Plácido é que, além da realização da poda exagerada, existem árvores que não passam pelo processo, atacadas por ervas daninhas

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário