Observatório - 18/06/2014

terça-feira, 17 de junho de 2014

Hoje é dia

  • do Químico
  • do Imigrante Japonês
  • Internacional do Piquenique

 

O dia

Em 18 de junho de 1815, fim definitivo da dominação francesa sobre a Europa. O Duque de Wellington venceu Napoleão na Batalha de Waterloo, encerrando assim esse período da história.


A Copa das Copas

O Brasil está sendo presenteado com uma Copa de alto nível técnico, que como consequência tem tido um grande número de gols. A segunda rodada só começou e as emoções parecem inesgotáveis. Das últimas Copas, essa está sendo a melhor em todos os sentidos. Dos resultados inesperados aos gols nos instantes finais de cada partida. Da festa das torcidas nas arquibancadas à organização.

O Brasil está mudando o pensamento do mundo quanto a sua imagem. Foi com satisfação que li matéria traduzida de um jornal alemão. Todas aquelas preocupações com a violência dos protestos ou com a falta de estrutura do país estão sendo aniquiladas. Claro que o Brasil tem muitos problemas, como todos os países têm, em menor ou maior proporção. O Brasil, no entanto, é mesmo um país mágico, acolhedor.

Ufanismos à parte, que esta seja mesmo até o fim a Copa das Copas. Dentro e fora de campo.

Impressionante como a onda da Copa vem tomando a todos. Nas ruas, em frente à TV, nas confraternizações. Não dava nem para imaginar que esse clima viria a algumas semanas do evento. Vai ter Copa! Está tendo Copa. O movimento "Não vai ter Copa” não fluiu. Pesquisas já davam esse indicativo. Mais de 70% dos entrevistados torciam pelo sucesso do evento e separaram causas e necessidade de investigações de superfaturamento da importância da imagem do país.

Até mesmo as vaias à presidente Dilma na abertura não foram aceitam pela maioria da população. Não por gostar ou não dela. Mas pela representatividade institucional. Além de deselegante, grande maioria da população avaliou como postura mal-educada de uma elite que não representa a população brasileira. O povo brasileiro é educado, solícito e respeitador dos símbolos e instituições nacionais. Vaiar, xingar a presidente não foi uma postura que mereça aplausos. 

Se a organização da Copa não está uma perfeição, está próxima disso. Há que se elogiar, especialmente, o Rio de Janeiro. Sede que mais esteve próxima de cumprir os prazos, ainda que os gastos saltem aos olhos e seja absurda a privatização do Maracanã. 

A mobilidade na sede realmente funcionou e que a Copa deixa esse ensinamento e legado.

 

Taxa de incêndio (1)

O Corpo de Bombeiros lançou um novo calendário de pagamento da taxa de incêndio para os imóveis do Estado do Rio. As datas foram prorrogadas em virtude da implantação de um novo sistema de controle dos pagamentos, mais moderno e eficiente. 


Taxa de incêndio (2)

De acordo com o Funesbom (Fundo Especial do Corpo de Bombeiros), os novos vencimentos da taxa de incêndio 2014 (exercício 2013) seguem uma tabela que vai de 11 a 15 de agosto. Anteriormente, o pagamento estava previsto para o mês de junho.  Com a mudança, os boletos serão postados em julho. 


Taxa de incêndio (3)

Até a data do vencimento, os contribuintes podem efetuar o pagamento em qualquer agência bancária. A taxa de incêndio é uma obrigação tributária, prevista no Código Tributário do estado do Rio de Janeiro. Os recursos são aplicados no reequipamento operacional, na capacitação e atualização de recursos humanos e na manutenção do Corpo de Bombeiros e dos órgãos da Secretaria de Estado da Defesa Civil. 


Portal Mapa da Cultura (1)

O governo do estado lançou a segunda fase do portal Mapa da Cultura do Rio de Janeiro, que ganhou versão em inglês, novos conteúdos para divulgar as manifestações culturais fluminenses e aplicativos para tablets e celulares (IOS e Android). A enciclopédia online conta com 120 vídeos documentários, 3.500 verbetes e oito mil fotos. 


Portal Mapa da Cultura (2)

Outra novidade é a criação do guia impresso bilíngue Cultura.RJ, que será distribuído em bibliotecas e escolas do Estado e também será vendido em livrarias. Além de trazer todo o conteúdo disponível no site sobre os 92 municípios do Estado, os aplicativos possuem interface própria e sessões chamadas Por Perto e Meu Mapa, onde o usuário pode pesquisar pontos como atrações culturais próximas à sua localização ou montar roteiros por região do estado, integrando-os ao Google Maps. 


Campanha do agasalho

Pelo menos duas grandes campanhas de arrecadação de agasalhos para esse inverno estão nas ruas em Nova Friburgo. Motoristas que trafegam pela RJ-116 podem ajudar a diminuir o frio de pessoas carentes assistidas pelas instituições filantrópicas da região. Já a Acianf organiza a 17ª edição da Campanha do Agasalho neste mês de junho. A arrecadação continua até o dia 30.   

 

Palavreando

Você não é exatamente comum, ainda que seja comum o que fica toda vez que vai: saudade forte dessas que queimam e chamam o querer voltar que pede para não partir.

O clima de Copa envolve também os carros. Alguns optam por enfeites mais chamativos, como bandeiras até no capô.

A maioria se contém com bandeiras plásticas em uma das laterais ou nas duas. O comércio específico está faturando 

    

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.