Observatório — 18/02/2016

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Hoje é dia

  • do ensino Médio no Brasil

O dia

Em 18 de fevereiro de 1929, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou os vencedores de seu 1.º Academy Awards (o prêmio só ganhou o nome de Oscar anos depois). O primeiro vencedor na categoria de melhor filme foi Asas.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto

  • Secretário de Direitos Humanos do RJ diz acreditar na cura gay e causa polêmica
  • Nos EUA, novo tratamento contra leucemia reduz câncer em 90%
  • Camisinha de 200 anos é vendida por R$ 2.700
  • Barcelona não quer liberar Neymar para Rio-16
  • Votação do BBB16 é colocada sob suspeita por fãs e mídia especializada

Palavreando

Se pudesse ter direito às certezas, se pudesse escolher uma só certeza, a primeira e última seria essa: é preciso estar apaixonado. Sei de alguma maneira que são as paixões que te resumirão ao final de tudo! Quero ser resumo extenso!

O fim do Horário de Verão

Eu amo horário de verão. Há quem odeie e, portanto, comemore o seu fim no próximo sábado para domingo. Cada um com seus argumentos. Eu gosto pela sensação de parecer que o dia é maior. Afinal, quando se está saindo do trabalho, aquele sol a pino dá a impressão de estar saindo mais cedo: “dá para aproveitar mais o dia”!

O Horário de verão divide opiniões. Mas para quem gosta ou não, todos sentem a troca. Uma horinha que não parece nada, mas que faz a maior diferença o dia inteiro. Insônia, bocejos, preguiça, corpo mole, cansaço são apenas alguns dos sintomas da troca, especialmente na primeira semana. É o tal do relógio biológico que a gente só percebe que existe quando faz uma viagem para outro país com fuso horário diferente ou quando entramos ou saímos do horário de verão, em intensidades diferentes, é claro.  

Segundo os profissionais do sono, a adaptação do organismo a essa uma hora de diferença varia de pessoa para pessoa, assim como com os hábitos que cada um tem. Em média, a adaptação completa pode demorar até 30 dias. 30 dias por causa de uma hora?! Sim! Até 30 dias por causa de 60 minutos! Mas em uma semana, os efeitos mais visíveis e sentidos como a insônia ou o cansaço já somem.

Não há uma receita ideal para que o corpo possa se adaptar mais rapidamente com o novo horário. Ou seja, não há uma formula mágica e o jeito é esperar o corpo se adaptar. No entanto, os especialistas indicam que uma alimentação mais leve, evitando gorduras e bebidas alcoólicas ajudam e muito. Como ajuda, cá entre nós, em tudo no que se refere à saúde. Há especialistas que defendem a tese de se tentar ir para a cama nos horários normais, mesmo que não se tenha sono, sem televisão obviamente.

No próximo sábado para domingo, todo mundo ciente: atrasar o relógio em uma hora. O bom é que todo mundo terá uma hora a mais neste fim de semana seja para descansar ou farrear.

Salários servidores do Estado

A Justiça manteve a decisão de obrigar o governo do Estado do Rio a cumprir o calendário de pagamento de servidores públicos no último dia do mês. O presidente do TJ-RJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, disse na decisão que o estado não conseguiu comprovar a crise econômica e que o pagamento de servidores deve ser prioridade. A decisão indeferiu pedido de liminar do Estado. O processo ainda está em julgamento e o governo do estado já recorreu de novo da decisão.

Sem dinheiro

O governador voltou a afirmar que o Estado continua sem dinheiro para pagar em dia os servidores ativos, inativos e pensionistas. O Estado deverá fazer mais cortes para enfrentar a crise econômica. A receita caiu 30%, segundo ele.

Polêmica LGBT (1)

Em meio à crise financeira que atinge o estado, o secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, pastor Ezequiel Teixeira, anunciou o fechamento de quatro centros de assistência à população LGBT e a suspensão do serviço de teleatendimento. Em Nova Friburgo, os funcionários estão sem receber desde dezembro. De acordo com o secretário, a situação deve começar a se regularizar a partir do fim deste mês.

Polêmica LGBT (2)

Mas a grande polêmica não vem na falta de pagamentos e no fechamento das unidades do programa que é reconhecido internacionalmente. A polêmico veio na fala do secretário pastor. Se diz contra o casamento homoafetivo e afirma acreditar na cura gay, comparando a homossexualidade a doenças como Aids e câncer. A fala gerou revolta nas redes sociais e nas entidades de defesa LGBT.

Foto da galeria
A Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense de Nova Friburgo criou a primeira estação de tratamento e reciclagem de resíduos de amálgama dental do Brasil. A estação pioneira atende a todos os 95 consultórios da faculdade a separadores de amálgama/mercúrio e garante que 95% de resíduos do mercúrio sejam eliminados de forma ambientalmente correta.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.